Pular para o conteúdo principal

DOM GETÚLIO - 30 ANOS DE EPISCOPADO

DOM GETÚLIO – UMA VIDA A SERVIÇO DO REINO
“É nisto que consiste o trabalho para a messe, no campo de Deus, no campo da história humana: levar aos homens a luz da verdade, libertá-los da pobreza de verdade, que é a verdadeira tristeza e a verdadeira pobreza do homem. Levar-lhes o feliz anúncio que não é apenas uma palavra, mas um acontecimento: Deus, Ele mesmo, veio entre nós. Ele toma-nos pela mão, eleva-nos rumo a Si próprio, e assim o coração ferido é curado. Demos graças ao Senhor, porque Ele envia trabalhadores para a messe da história do mundo” (BENTO XVI).

Celebramos, com grande alegria, no dia 22 de março, os 30 anos de Ordenação Episcopal de nosso Bispo Diocesano, Dom Getúlio. Dom Getúlio nasceu na cidade de Cipotânea (MG) aos 17 de outubro de 1937. Sua Ordenação Sacerdotal deu-se em 04 de agosto de 1966, em Barbacena (MG) e em 1981, em Ponta Grossa (PR), aconteceu sua Ordenação Episcopal. Sua Santidade, o Papa João Paulo II designou-o como 3º Bispo da Diocese de Cornélio Procópio e em 20 de maio de 1984 Dom Getúlio chegava, então, à nossa Diocese.
Durante os anos que está conosco, à frente da Diocese de Cornélio, Dom Getúlio tem sido fiel ao seu lema episcopal “Qui Pertransiit Benefaciendo”, (que passou fazendo o bem). Ele escutou a voz do Senhor que clama por mais operários para a Messe (Lc10,2) e durante 30 anos vem exercendo com muito amor, carinho e humildade a missão a ele confiada. No dia de sua Sagração Episcopal, Dom Getúlio foi interrogado e impelido à anunciar o Evangelho de Cristo com fidelidade e amor, a conservar em pureza a integridade e o tesouro da fé recebido dos Apóstolos, a edificar a Igreja de Cristo cuidando do povo de Deus com amor de pai e dirigindo-o no caminho da salvação.
Para nós, seus diocesanos, ele não tem feito outra coisa nestes anos, a não ser conduzir-nos, cada vez mais, ao caminho da salvação, ao caminho que leva aos céus! Dom Getúlio apresenta-se a nós com a coragem de um cristão que se encontrou com Jesus, nosso mestre; com a firmeza de um Bispo que tem a função de procurar as ovelhas e conduzi-las ao bom caminho e com a serenidade e humildade de um pai que reza sem cessar pelos seus filhos, para que eles façam também a experiência do Ressuscitado.
Desde que assumiu nossa Diocese, entre nós tem sido um fiel dispensador das bênçãos celestes e um verdadeiro pregador do Evangelho vivo e presente em nós, Jesus Cristo nosso Senhor. Na nossa Diocese de Cornélio procurou trabalhar em favor da ação evangelizadora que viesse atender aos fiéis, incentivando as pastorais, as comunidades de base, promovendo, sobretudo, a formação dos presbíteros e com isso, constituindo um clero diocesano. Sempre trabalhou pensando no bem da Igreja e dos mais pobres e humildes, buscando levar a todos o conforto da fé e da esperança encontrados na sua oração cotidiana e constante, na sua proximidade com Jesus pela Eucaristia e no seu testemunho da verdade que liberta e salva. Dom Getúlio trouxe-nos a luz da verdade, trouxe-nos em sua simplicidade e humildade o próprio Deus para habitar conosco!
Nestes 30 anos de Episcopado, Dom Getúlio tem vivido pela causa do Reino, pelos valores aprendidos no contato íntimo com Jesus, com os ensinamentos exauridos da obediência fiel ao Sucessor do Apóstolo Pedro e à Igreja, da sabedoria simples recolhida das experiências como Pastor da Igreja Particular de Cornélio e da pregação contínua da Palavra de Deus, não só com palavras, mas com seu testemunho.
Nós, seus diocesanos, nos orgulhamos da sua caminhada, do seu amor à Deus e à Igreja e de seu empenho em caminhar conosco rumo à Pátria Definitiva. Agradecemos, de forma muito singela o seu SIM diante do chamado de Deus e da Igreja e rezamos para que o Senhor da Messe continue realizando em sua vida e ministério esta obra maravilhosa da pregação do Evangelho, de dispensador dos Sacramentos, apascentando os fiéis e celebrando conosco o sacrifício da nossa salvação.
Dom Getúlio, uma vida a serviço do Reino! Demos graças a Deus por continuar chamando homens de boa vontade para o seu serviço. Demos graças a Deus por nos mostrar a Santidade da Igreja. Parabéns pelo SIM generoso! “Qui Pertransiit Benefaciendo”...

Eduardo Moreira Guimarães
5º Período de Filosofia
Diocese de Cornélio Procópio - PR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO: Introdução à eclesiologia

11.        INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo resumir o livro “Introdução à Eclesiologia” de Salvador Pié-Ninot. Evidentemente não é uma tarefa simples, dado a complexidade do tema e, ao mesmo tempo, as discussões polêmicas que o mesmo está envolvido. Por exemplo: Jesus fundou a Igreja ou ela simplesmente foi aquilo que seus seguidores conseguiram oferecer? Essa e outras questões polêmicas perpassam na mente de qualquer estudante de teologia. Por isso, o resumo aqui apresentado fez questão de ser fiel ao autor nas observações, nos apontamentos e, ao mesmo tempo, na disposição dos capítulos que foram lidos e analisados. Para isso, no desenvolvimento está elaboraram-se tópicos que correspondem aos capítulos em número de 6 mais a conclusão. Assim, fala-se no estudo da história do Tratado de Eclesiologia, dos conceitos fundamentais relacionados à Igreja, de Jesus à Igreja, da Igreja primitiva e edificada pelos sacramentos, das dimensões da Igreja, da missão da Igreja e, final

ESSÊNCIA, PESSOA E SUBSTÂNCIA

I – INTRODUÇÃO             O presente trabalho apresenta uma breve definição das palavras ESSÊNCIA, PESSOA e SUBSTÂNCIA. A ordem de apresentação foi estabelecida a partir da ordem alfabética. Ao longo do texto notar-se-á que se buscou apresentar a origem do termo pesquisado, bem como a sua evolução e o que ele significa no campo teológico, mais especificamente em relação à Trindade. II – ESSÊNCIA, PESSOA, SUBSTÂNCIA             O problema inicial que permeia a definição de essência, pessoa e substância começa pelo fato de os gregos falarem de uma essência e três substâncias e os latinos de uma substância e três pessoas [1] . Sendo assim, corre-se o risco de confundir os termos e seus significados. Por isso, estudou-se apenas a concepção latina sem fazer as devidas comparações com a grega. a)       ESSÊNCIA Por esse termo é entendido, em geral, a resposta à pergunta “o quê?” [2] , por exemplo, na pergunta: ‘o que é o homem?’. A resposta, em geral, exprime a essên

A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)

RESUMO: A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)   1.       INTRODUÇÃO   O presente trabalho é um resumo da obra de Bruno Forte “A Igreja ícone da Trindade”. A leitura foi realizada de forma atenta e interessada tendo em vista a importância do tema. Divindade em três grandes partes, o livro apresenta a “ ECCLESIA DE TRINITATE – de onde vem a Igreja?”, a “ ECCLESIA INTER TEMPORA – o que é a Igreja? A forma trinitária da Igreja” e a “ ECCLESIA VIATORUM – para onde vai a Igreja?”. Dessa maneira, a apresentação desse resumo seguiu o mesmo esquema apresentado pelo autor. No entanto, no livro ele faz divisão de capítulos ao apresentar cada uma das três partes. Aqui, no entanto, pensou-se em apresentar em um único texto corrido a reflexão de Bruno Forte no intuito de elaborar um pensamento único que faça a conexão dos assuntos entre si, dado que todos estão inter-relacionados.   2.       A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE   Bruno Forte escreve este