Pular para o conteúdo principal

VOCAÇÃO: DIZER ‘SIM’ E ‘NÃO’


Queridos leitores, amigos da Paróquia Jesus Bom Pastor de Paiçandu – PR. Sempre é necessário falarmos de vocação. A nossa Igreja é vocacional, é chamada a seguir as pegadas do Mestre Jesus, a estar com ele na oração e na vida de caridade. Nós, enquanto cristão somos também convocados a essa vida vocacional.
É bem verdade que quando falamos em vocação sempre nos vem à mente os padres, as religiosas, os consagrados e cada um de nós, fiéis leigos que continuamos nas nossas comunidades a missão de Jesus de levar a Boa Notícia do Reino a todos e de amarmo-nos uns aos outros como Ele mesmo fez (Jo 15,12).
Desejo, então, partilhar com vocês uma reflexão vocacional baseada no nosso compromisso de batizados e batizadas, de homens e mulheres de fé. Nossa fé nos indica que todos nós recebemos de Deus um chamado à vida e nesta a desempenhar uma missão de amor. A Igreja e mais ainda a sociedade em que vivemos é o lugar propício para que vivamos esse chamado e essa missão.
É perceptível que, há alguns anos, nossos tempos vêm mudando consideravelmente. O mundo da informação, da tecnologia digital, da globalização chega até nós sem sequer sairmos de casa. Não precisamos viajar mais para conhecermos lugares diferentes, os momentos de lazer e descanso também são realizados em casa, muitas vezes. Tudo isso muda radicalmente o nosso jeito de viver e também o jeito de viver a fé.
A Igreja de Jesus continua sempre atual, inovadora, profética, discípula, missionária e vocacional. É por isso que no nosso tempo urge a necessidade de respondermos ‘Sim” e ‘Não’. Devemos responder sim ao chamado primeiro de Deus à vida. Sim, amar a nossa vida, a nossa família, nossos amigos, nossa comunidade eclesial. Dizer sim à nossa Igreja, sempre fiel ao projeto de Jesus Cristo, de dar vida a todas as pessoas e vida abundante (Jo 10,10). Dizer sim ao próprio Cristo que enviou-nos em missão para que a todos pregássemos o Evangelho e anunciássemos o Reino e o amor de Deus. Dizer sim, enfim, a nós mesmos enquanto filhos queridos de Deus Pai que desde toda eternidade nos ama como somos.
Porém, ser vocacionado hoje é dizer também ‘Não’. Não a tudo que destrói a vida, desintegra a família, abandona os valores, divide a comunidade, pratica a injustiça, corrompe a dignidade e impede a paz. Não a toda discriminação, a todo egoísmo que fere e mata os irmãos. Não a toda sociedade do consumo, do descartável, da falta de sentido e de amor, da falta de fé. Não a todo sistema de morte, de abandono, de miséria, de pobreza, de corrupção e de hipocrisia. Não a tudo que vai contra a vontade de Deus, nosso Criador.
Urge em nós, cristãos e cristãs do século XXI, essa vocação de continuar despertando naqueles que convivem conosco, no nosso mundo, o jeito bonito de ser de Deus. É preciso, hoje mais do que nunca, testemunhar com verdadeira alegria a fé que professamos, o Deus em quem acreditamos e a Igreja na qual nos sentimos povo de Deus.
No próximo dia 09 de julho teremos a Ordenação Presbiteral do Diác. Marcos André na Paróquia São Mateus Apóstolo em Maringá-PR. Ele ouviu a voz do Mestre que continua a passar nos nossos caminhos, nos nossos lares, no nosso trabalho e deixou tudo para seguir Jesus. Ele soube dizer ‘Sim’ e ‘Não’. Ele soube ser de Deus e estar no mundo fazendo, querendo e agindo conforme a vontade de Deus. Ele sentiu no coração o ardente desejo de algo mais.
Por isso, amigos, rezemos sempre por todas as vocações. Rezemos pela nossa vocação. Mas rezemos muito mais por todos aqueles e aquelas que se consagram ao Senhor para que sejam fiéis ao ministério a eles confiado, para que sejam firmes e perseverantes na oração e no testemunho, para que auxiliem a nós, povo de Deus, a encontrar o caminho que leva aos céus.
E não nos esqueçamos: Deus continua a passar entre nós suscitando corações para segui-lo. Como dizia nosso santo Beato João Paulo II “... precisamos de santos de calças jeans e tênis... precisamos de santos que estejam no mundo e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos”. Vamos ser santos? Venha você também, jovem, fazer parte do nosso time, do time dos seguidores de Jesus Cristo, do time dos vocacionados do ‘Sim’ e do ‘Não’!


Eduardo Moreira Guimarães
3º Ano de Filosofia
Diocese de Cornélio Procópio – PR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO: Introdução à eclesiologia

11.        INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo resumir o livro “Introdução à Eclesiologia” de Salvador Pié-Ninot. Evidentemente não é uma tarefa simples, dado a complexidade do tema e, ao mesmo tempo, as discussões polêmicas que o mesmo está envolvido. Por exemplo: Jesus fundou a Igreja ou ela simplesmente foi aquilo que seus seguidores conseguiram oferecer? Essa e outras questões polêmicas perpassam na mente de qualquer estudante de teologia. Por isso, o resumo aqui apresentado fez questão de ser fiel ao autor nas observações, nos apontamentos e, ao mesmo tempo, na disposição dos capítulos que foram lidos e analisados. Para isso, no desenvolvimento está elaboraram-se tópicos que correspondem aos capítulos em número de 6 mais a conclusão. Assim, fala-se no estudo da história do Tratado de Eclesiologia, dos conceitos fundamentais relacionados à Igreja, de Jesus à Igreja, da Igreja primitiva e edificada pelos sacramentos, das dimensões da Igreja, da missão da Igreja e, final

ESSÊNCIA, PESSOA E SUBSTÂNCIA

I – INTRODUÇÃO             O presente trabalho apresenta uma breve definição das palavras ESSÊNCIA, PESSOA e SUBSTÂNCIA. A ordem de apresentação foi estabelecida a partir da ordem alfabética. Ao longo do texto notar-se-á que se buscou apresentar a origem do termo pesquisado, bem como a sua evolução e o que ele significa no campo teológico, mais especificamente em relação à Trindade. II – ESSÊNCIA, PESSOA, SUBSTÂNCIA             O problema inicial que permeia a definição de essência, pessoa e substância começa pelo fato de os gregos falarem de uma essência e três substâncias e os latinos de uma substância e três pessoas [1] . Sendo assim, corre-se o risco de confundir os termos e seus significados. Por isso, estudou-se apenas a concepção latina sem fazer as devidas comparações com a grega. a)       ESSÊNCIA Por esse termo é entendido, em geral, a resposta à pergunta “o quê?” [2] , por exemplo, na pergunta: ‘o que é o homem?’. A resposta, em geral, exprime a essên

A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)

RESUMO: A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)   1.       INTRODUÇÃO   O presente trabalho é um resumo da obra de Bruno Forte “A Igreja ícone da Trindade”. A leitura foi realizada de forma atenta e interessada tendo em vista a importância do tema. Divindade em três grandes partes, o livro apresenta a “ ECCLESIA DE TRINITATE – de onde vem a Igreja?”, a “ ECCLESIA INTER TEMPORA – o que é a Igreja? A forma trinitária da Igreja” e a “ ECCLESIA VIATORUM – para onde vai a Igreja?”. Dessa maneira, a apresentação desse resumo seguiu o mesmo esquema apresentado pelo autor. No entanto, no livro ele faz divisão de capítulos ao apresentar cada uma das três partes. Aqui, no entanto, pensou-se em apresentar em um único texto corrido a reflexão de Bruno Forte no intuito de elaborar um pensamento único que faça a conexão dos assuntos entre si, dado que todos estão inter-relacionados.   2.       A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE   Bruno Forte escreve este