Pular para o conteúdo principal

INTRODUÇÃO À VIDA DE ORAÇÃO IV: o ser humano diante da santidade de Deus


Hoje, temos ao nosso alcance um texto precioso “Introdução à vida de oração” [1] de Romano Guardini. A partir de nossa leitura, apresentamos aqui um texto-fichamento que poderá contribuir com a nossa vida de oração, sobretudo nesses tempos que nos são tão desafiadores. R. Guardini (1885-1968) foi um influente teólogo do século XX, nascido na Itália. Em 1923 tornou-se professor na Universidade de Berlim até a supressão de seu curso pelos nazistas em 1939. Mais tarde, lecionou em Tubingen e em Munique. Contribuiu para dar à fé católica um sentido renovado, sem romper com a tradição, preparando o caminho para o Concílio Vaticano II.
O SER HUMANO DIANTE DA SANTIDADE DE DEUS
A oração é, em síntese, colocar-se na presença de Deus, “permanecer diante desta sagrada presença e corresponder às suas exigências”. É verdade que “às vezes, a oração flui com tanta facilidade quanto uma conversa viva que nasce do coração; mas isso é uma exceção, se considerarmos a vida no seu conjunto e a maioria dos homens. Quase sempre, ela deve ser fortalecida pela vontade e pelo exercício, e geralmente precisamos nos esforçar porque não sentimos a presença viva de Deus. Nesse caso, o homem que ora tem a impressão de caminhar no vazio, e todas as outras coisas lhe parecem mais urgentes simplesmente por serem tangíveis. Por isso, o mais importante é perseverar”.
“A perseverança, nas horas de aridez, tem um alcance especial que não pode ser substituído por nenhuma outra oração, por mais espontânea que seja. [...] Perseverar é falar na obscuridade Àquele que ouve, mesmo quando Ele não se manifesta a nós”.
“Esse vazio espiritual (causado pela dificuldade de sentir a presença de Deus) pode, contudo, conter um significado inexpressável, um sentido que basta a si mesmo. [...] Este lampejo, ‘esta débil flecha impalpável’, é o testemunho mais longínquo de Deus sobre si mesmo. Aparentemente, não significa nada, e, no entanto, esse nada é capaz de sustentar a fé, e assim fazê-la perseverar”.
É preciso entender que “Deus não é apenas uma ideia, uma imagem ou um sentimento, mas uma realidade que não permanece em uma beatífica e indiferente distância. Ele nos ama. Ele é o Senhor, o Soberano, o Poderoso. Não há barreiras para Ele, nem mesmo a frieza do nosso coração, e um dia Ele se manifestará àquele que o espera com fidelidade. [...] Deus é santo. Ninguém é capaz de expressar a santidade de Deus”.

No entanto, podemos tocar essa santidade. “O essencial e a santidade de Deus podem ser sentidos apenas pela experiência. Os objetos e lugares religiosos permitem-nos pressentir a santidade de Deus que significa que Deus é puro, de uma pureza ardente e onipotente”.
“Quando o homem se aproxima de Deus e encontra essa santidade, torna-se de alguma forma consciente dela, e responde de duas maneiras: primeiro, reconhece que ele, homem, não é santo; depois, sente que necessita desse Deus Santo, e que somente pertencer a Ele é uma questão de vida ou morte, já que somente por Ele e Nele pode viver e subsistir”.
Mas, o pecado afasta o ser humano da santidade de Deus. “O pecado, por definição, não é mais do que a oposição à santidade de Deus. [...] O homem tem que se situar no seu lugar de pecador e suportar a vergonha. É assim que virá a purificação. [...] Lembra-nos São João que ‘ao dizer que não pecamos, enganamo-nos a nós próprios, e não há verdade em nós’ (1Jo 1,8)”.
“O primeiro impulso à oração surge quando o homem, diante da santidade de Deus, toma consciência da sua falta de valor”. Atentos ao que somos, vamos entender que “Deus não é apenas a fonte do bem e o guardião da justiça, mas também a força que possibilita recomeçar. É Aquele que pode realizar tudo o que está aquém da nossa imaginação, e pode recomeçar o que parecia definitivamente acabado, um ato já realizado, uma realidade consumada”.
Deus é o refúgio que nos acolhe, perdoa e impulsiona para a frente. “O perdão de Deus é criador, faz com que o pecador deixe de ser culpado. [...] O perdão real, o perdão que procurarmos e o único que pode nos salvar, é um grande mistério”. Mistério esse que nos leva ao arrependimento, “o primeiro sentimento que surge na oração ao contemplar a santidade de Deus”.

O Mistério da misericórdia de Deus nos atrai. “A fome e a sede de Deus são essenciais ao homem. [...] Essa busca por Deus já é em si uma oração. É um esforço dirigido a Deus, um desejo de entrar na sua intimidade, é ansiar estar junto Dele, viver em comunhão com Ele e participar de sua vida”, apesar de sermos pecadores.
“Somente Deus, o verdadeiro, o Ser por excelência, o Santo e Altíssimo, é capaz de dar-se efetivamente aos homens. Somente Ele pode tornar-se verdadeiramente nosso; nem as coisas, nem os homens, nem mesmo nós próprios o podemos fazer. Só de Deus para nós é possível a proximidade que preenche esse desejo” e essa busca.
Quando Deus se aproxima do ser humano, “a oração transforma-se facilmente em amor, pois amar é possuir um ser vivo e pessoal. [...] O próprio Deus, Senhor de si mesmo e de todas as coisas, revela-nos que quer ser nosso, e que faz parte da sua essência divina tornar-se nosso. [...] Temos, portanto, que lhe pedir que nos dê o desejo do seu amor e que nos ensine a torná-lo realidade em nossa vida”.
“Quando o homem vislumbra a Santidade de Deus, sente que é pecador e que não pertence a Ele, mas, ao mesmo tempo, reconhece que Ele é a sua salvação e que deve buscá-lo”. Busquemos constantemente o Senhor! Não nos cansemos, mesmo quando nos parece difícil ou mesmo impossível.


[1]. GUARDINI, Romano. Introdução à vida de oração. Tradução de Cristina Hulshof. São Paulo: Cultor de Livros, 2018. p. 51-63.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO: Introdução à eclesiologia

11.        INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo resumir o livro “Introdução à Eclesiologia” de Salvador Pié-Ninot. Evidentemente não é uma tarefa simples, dado a complexidade do tema e, ao mesmo tempo, as discussões polêmicas que o mesmo está envolvido. Por exemplo: Jesus fundou a Igreja ou ela simplesmente foi aquilo que seus seguidores conseguiram oferecer? Essa e outras questões polêmicas perpassam na mente de qualquer estudante de teologia. Por isso, o resumo aqui apresentado fez questão de ser fiel ao autor nas observações, nos apontamentos e, ao mesmo tempo, na disposição dos capítulos que foram lidos e analisados. Para isso, no desenvolvimento está elaboraram-se tópicos que correspondem aos capítulos em número de 6 mais a conclusão. Assim, fala-se no estudo da história do Tratado de Eclesiologia, dos conceitos fundamentais relacionados à Igreja, de Jesus à Igreja, da Igreja primitiva e edificada pelos sacramentos, das dimensões da Igreja, da missão da Igreja e, final

ESSÊNCIA, PESSOA E SUBSTÂNCIA

I – INTRODUÇÃO             O presente trabalho apresenta uma breve definição das palavras ESSÊNCIA, PESSOA e SUBSTÂNCIA. A ordem de apresentação foi estabelecida a partir da ordem alfabética. Ao longo do texto notar-se-á que se buscou apresentar a origem do termo pesquisado, bem como a sua evolução e o que ele significa no campo teológico, mais especificamente em relação à Trindade. II – ESSÊNCIA, PESSOA, SUBSTÂNCIA             O problema inicial que permeia a definição de essência, pessoa e substância começa pelo fato de os gregos falarem de uma essência e três substâncias e os latinos de uma substância e três pessoas [1] . Sendo assim, corre-se o risco de confundir os termos e seus significados. Por isso, estudou-se apenas a concepção latina sem fazer as devidas comparações com a grega. a)       ESSÊNCIA Por esse termo é entendido, em geral, a resposta à pergunta “o quê?” [2] , por exemplo, na pergunta: ‘o que é o homem?’. A resposta, em geral, exprime a essên

A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)

RESUMO: A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)   1.       INTRODUÇÃO   O presente trabalho é um resumo da obra de Bruno Forte “A Igreja ícone da Trindade”. A leitura foi realizada de forma atenta e interessada tendo em vista a importância do tema. Divindade em três grandes partes, o livro apresenta a “ ECCLESIA DE TRINITATE – de onde vem a Igreja?”, a “ ECCLESIA INTER TEMPORA – o que é a Igreja? A forma trinitária da Igreja” e a “ ECCLESIA VIATORUM – para onde vai a Igreja?”. Dessa maneira, a apresentação desse resumo seguiu o mesmo esquema apresentado pelo autor. No entanto, no livro ele faz divisão de capítulos ao apresentar cada uma das três partes. Aqui, no entanto, pensou-se em apresentar em um único texto corrido a reflexão de Bruno Forte no intuito de elaborar um pensamento único que faça a conexão dos assuntos entre si, dado que todos estão inter-relacionados.   2.       A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE   Bruno Forte escreve este