Pular para o conteúdo principal

CANTAR A QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014

“’O Apóstolo aconselha aos fieis, que se reúnem em assembleia para aguardar a vinda do Senhor, a cantarem juntos salmos, hinos e cânticos espirituais’ (Cl 3, 16), pois o canto constitui um sinal de alegria do coração (At 2, 46). Portanto, dê-se grande valor ao uso do canto na celebração da missa, tendo em vista a índole dos povos e as possibilidades de cada assembleia litúrgica”
.
1 – ABERTURA

Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar,
Vem não demores mais, vem nos libertar.
Venham celebrar o amor de Deus!
Pois fez uma aliança com o povo seu.
Do nosso serviço, ele é a razão,
Ele nos reanima na nossa missão!
Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito,
Glória à Trindade santa, glória ao Deus bendito.
Aleluia irmãs, aleluia irmãos,
Do seu povo escolhido ele é a salvação!

2 – RECORDAÇÃO DA VIDAsilêncio – oração – partilha

3 – LEITURA BÍBLICA – Mt 5, 38-48

4 – ORAÇÃO FINALÓ Deus, fonte de toda sabedoria, conduze nossos trabalhos ao longo dessa tarde. Que a tua luz esteja bem presente em nossas decisões e que possamos chegar ao final de nosso encontro com mais clareza sobre os rumos a seguir e com decisões acertadas, de acordo com o teu projeto e a nossa missão. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

5 – CANTO E MÚSICA NA LITURGIA

#De acordo com a orientação do Concílio Vaticano II, a música apropriada à liturgia é aquela que está mais intimamente integrada à ação litúrgica e ao momento ritual ao qual ela se destina (SC 112).
#A música litúrgica expressa o mistério de Cristo e a sacramentalidade da Igreja. O gesto sacramental de cantar “a uma só voz” pressupõe a participação ativa, interior, consciente, frutuosa, plena de todo o povo sacerdotal congregado no Espírito Santo, durante a ação litúrgica.
#Salmista: mais do que simplesmente cantar, o (a) salmista deve “proclamar” o salmo no ambão, pois ali é o lugar de onde Deus dirige sua Palavra ao povo reunido.
#O salmista jamais deve substituir o salmo responsorial por outro canto. Se, porventura, não puder cantá-lo, que o recite alternando com o refrão do povo.

6 – O CANTO E A MÚSICA LITÚRGICA NOS TEMPOS DO ANO LITÚRGICO

#O canto e a música devem expressar o mistério pascal de Cristo, de acordo com o tempo do ano litúrgico e suas festas.

7 – CANTAR A QUARESMA

#Cantar a Quaresma é, antes de tudo, cantar a dor que se sente pelo pecado do mundo, que, em todos os tempos e de tantas maneiras, crucifica os filhos de Deus e prolonga, assim, a Paixão de Cristo. É um canto de penitência e conversão, um canto sem “glória” e sem “aleluia”, um canto sem flores e sem as vestes da alegria, um canto “das profundezas do abismo” em que nos colocaram nossos pecados (Sl 130); um grito penitente de quem implora e suplica: “Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade, e conforme a vossa misericórdia, apagai a minha iniquidade” (Sl 50).
#O hino da Campanha da Fraternidade de cada ano explica o compromisso dos fiéis na vivência concreta da quaresma. Ele pode ser entoado em algum momento da homilia ou nos ritos finais, no momento do “envio”.

8 – LITURGIA DOMINICAL

05/03 – Quarta-feira de cinzas: “quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita [...] quando tu orares , entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está oculto [...] quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto”.
09/03 – 1º Quaresma: “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”.
16/03 – 2º Quaresma: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias. [...] Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o”.
23/03 – 3º Quaresma: Samaritana. “O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra”.
30/03 – 4º Quaresma: “Aquele homem chamado Jesus fez lama, colocou-a nos meus olhos e disse-me: ‘Vai a Siloé e lava-te’. Então fui, lavei-me e comecei a ver. [...] Se ele é pecador, não sei. Só sei que eu era cego e agora vejo. [...] Sabemos que Deus não escuta os pecadores, mas escuta aquele que é piedoso e que faz a sua vontade. Jamais se ouviu dizer que alguém tenha aberto os olhos a um cego de nascença. Se esse homem não viesse de Deus, não poderia fazer nada. [...] Eu creio, Senhor”.

9 – SUGESTÕES MUSICAIS

a) É para a liberdade que Cristo nos libertou,
Jesus libertador!
É para a liberdade que Cristo nos libertou! (Gl 5,1)

1. Deus não quer ver seus filhos sendo escravizados,
À semelhança e à sua imagem, os criou. (Cf. Gn 1,27)
Na cruz de Cristo, foram todos resgatados
Pra liberdade é que Jesus nos libertou! (Gl 5,1)

2. Que abracemos a certeza da esperança, (Cf. Hb 6,11)
Que já nos lança, nessa marcha em comunhão.
Pra novo céu e nova terra da aliança, (Cf. Ap 21,1)
De liberdade e vida plena para o irmão… (Cf. Jo 10,10)



b) Nós vivemos de toda a palavra
Que procede da boca de Deus:
/:A palavra de vida e verdade
Que sacia a humanidade.:/

1. Impelidos ao deserto
Retomamos a estrada
Que conduz ao paraíso,
Nossa vida e morada!

2. As prisões da humanidade
Assumidas pelo Cristo
São lugares de vitória,
Ele veio para isto!

c) 1. Se conhecesses o dom de Deus,
Quem é que te diz: Dá-me de beber,
És tu que lhe pedirias e Ele te daria
D'água viva, sempre a correr!

Senhor, dá-me de beber,
Vem e me sacia,
Em tua fonte viva.
Senhor, dá-me de beber,
Vem e me sacia,
Nesta Santa Eucaristia!

2. Quem crê em Mim, dentro de si, terá,
Meu Santo Espírito, fonte a jorrar,
Um rio de água viva, capaz de saciar,
A sua sede, sede de Deus!

d) "Este é meu Filho muito amado: Escutai-o todos vós!"
Então o vosso coração se alegrará, e em vossos olhos brilhará a sua luz!

1. A beleza da glória celeste
Que a Igreja esperando procura,
Cristo a mostra no alto do monte,
Onde mais que o sol claro fulgura.

2. Este fato é nos tempos notável:
Ante Pedro, Tiago e João,
Cristo fala a Moisés e a Elias
Sobre a sua futura Paixão.

e) Dizei aos cativos: "Saí!"
Aos que estão nas trevas:
"Vinde à luz!"
/:Caminhemos para as fontes,
É o Senhor quem nos conduz!:/

1. Foi no tempo favorável
Que eu te ouvi, te escutei,
No dia da salvação
Socorri-te e ajudei.

E assim te guardarei,
Te farei Mediador
D'Aliança com o povo,
Será seu Libertador!

f) 1. Vem, meu povo, ao banquete da vida;
Nesta mesa eu irei te ensinar:
O jejum que me agrada é a partilha,
A oração que prefiro é amar.

Ó Senhor, como é bom ser teu povo!
Ser Igreja e viver como irmãos!
Pelo amor que nos tens eu te louvo,
Por te dares a nós neste pão!

g) Volta, meu povo, ao teu Senhor
E exultará teu coração.
Ele será teu condutor,
/:Tua esperança de salvação!:/

1. Se confessas teu pecado,
Ele é justo e compassivo.
Cantarás purificado
Os louvores do Deus vivo.

2. Nossas vidas tão dispersas
Nosso Deus as juntará!
E seremos novo povo,
Ele nos renovará! (Ez 11,17-20)

h) Escuta, Senhor, a voz do povo teu
E dá-nos a tua salvação!
Que Cristo Jesus nos prometeu!
Que Cristo Jesus nos prometeu!

1. Como outrora nossos pais
Conduziste à boa terra,
Vem, conduz a tua Igreja
Que caminha e em ti espera.
Tua esperança nós vivemos
Pois não é uma quimera.

2. Se nos falta tua luz
Na penumbra andaremos,
Nossas vidas transformadas
Por tua páscoa nós queremos,
E a morte, o mal e a dor
Para sempre venceremos.

i)Senhor, em vim aqui pra dizer
Senhor, estou aqui pra falar:
“De ninguém mais eu serei escravo,
A ninguém mais irei escravizar.”

j) Fala assim meu coração: 
"Vou buscar a tua face!"
Senhor, o teu semblante 
Não me escondas, não! 
Senhor, o teu semblante
Não me escondas, não!

1. És, Senhor, o meu abrigo,
Segurança e proteção,
Tenho os olhos em ti fixos,
Minha rocha e salvação. 
Vê meu coração contrito,
Vem, me guie a tua mão.

l) Solista: Tende compaixão de nós, Senhor! 
Assembleia: Porque somos pecadores!

S.: Manifestai Senhor a vossa misericórdia!
As.: E dai-nos a vossa salvação!

Padre: Deus todo poderoso tenha compaixão de nós,
P.: Perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
As.: Amém

S.: Senhor, tende piedade de nós!
As.: Senhor, tende piedade de nós!
S.: Cristo tende piedade de nós!
As.: Cristo tende piedade de nós!
S.: Senhor tende piedade de nós!
As.: Senhor tende piedade de nós!

m) Santo, Santo, Santo,
Senhor Deus do universo!

O céu e a terra proclama a vossa glória
Hosana nas alturas!

Bendito o que vem em nome do Senhor!
Hosana nas alturas!

Hosana nas alturas!



Eduardo Moreira Guimarães

Diocese de Cornélio Procópio - PR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO: Introdução à eclesiologia

11.        INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo resumir o livro “Introdução à Eclesiologia” de Salvador Pié-Ninot. Evidentemente não é uma tarefa simples, dado a complexidade do tema e, ao mesmo tempo, as discussões polêmicas que o mesmo está envolvido. Por exemplo: Jesus fundou a Igreja ou ela simplesmente foi aquilo que seus seguidores conseguiram oferecer? Essa e outras questões polêmicas perpassam na mente de qualquer estudante de teologia. Por isso, o resumo aqui apresentado fez questão de ser fiel ao autor nas observações, nos apontamentos e, ao mesmo tempo, na disposição dos capítulos que foram lidos e analisados. Para isso, no desenvolvimento está elaboraram-se tópicos que correspondem aos capítulos em número de 6 mais a conclusão. Assim, fala-se no estudo da história do Tratado de Eclesiologia, dos conceitos fundamentais relacionados à Igreja, de Jesus à Igreja, da Igreja primitiva e edificada pelos sacramentos, das dimensões da Igreja, da missão da Igreja e, final

ESSÊNCIA, PESSOA E SUBSTÂNCIA

I – INTRODUÇÃO             O presente trabalho apresenta uma breve definição das palavras ESSÊNCIA, PESSOA e SUBSTÂNCIA. A ordem de apresentação foi estabelecida a partir da ordem alfabética. Ao longo do texto notar-se-á que se buscou apresentar a origem do termo pesquisado, bem como a sua evolução e o que ele significa no campo teológico, mais especificamente em relação à Trindade. II – ESSÊNCIA, PESSOA, SUBSTÂNCIA             O problema inicial que permeia a definição de essência, pessoa e substância começa pelo fato de os gregos falarem de uma essência e três substâncias e os latinos de uma substância e três pessoas [1] . Sendo assim, corre-se o risco de confundir os termos e seus significados. Por isso, estudou-se apenas a concepção latina sem fazer as devidas comparações com a grega. a)       ESSÊNCIA Por esse termo é entendido, em geral, a resposta à pergunta “o quê?” [2] , por exemplo, na pergunta: ‘o que é o homem?’. A resposta, em geral, exprime a essên

A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)

RESUMO: A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)   1.       INTRODUÇÃO   O presente trabalho é um resumo da obra de Bruno Forte “A Igreja ícone da Trindade”. A leitura foi realizada de forma atenta e interessada tendo em vista a importância do tema. Divindade em três grandes partes, o livro apresenta a “ ECCLESIA DE TRINITATE – de onde vem a Igreja?”, a “ ECCLESIA INTER TEMPORA – o que é a Igreja? A forma trinitária da Igreja” e a “ ECCLESIA VIATORUM – para onde vai a Igreja?”. Dessa maneira, a apresentação desse resumo seguiu o mesmo esquema apresentado pelo autor. No entanto, no livro ele faz divisão de capítulos ao apresentar cada uma das três partes. Aqui, no entanto, pensou-se em apresentar em um único texto corrido a reflexão de Bruno Forte no intuito de elaborar um pensamento único que faça a conexão dos assuntos entre si, dado que todos estão inter-relacionados.   2.       A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE   Bruno Forte escreve este