Pular para o conteúdo principal

A REFLEXÃO SOBRE A FÉ EM VISTA DA NOVA EVANGELIZAÇÃO

Eduardo Moreira Guimarães
edu.guimaraes.blogspot

            A sociedade pós-moderna vive um momento único na história da humanidade. A evolução da técnica, a voracidade do mercado econômico e dos meios de comunicação em massa, inclusive a virtual operam uma reestruturação da sociedade enquanto tal. Os paradigmas existentes há alguns anos atrás não são mais referência para o tempo em que se vive. Desse modo, o campo religioso, a própria teologia, enquanto estudo das coisas divinas, cai em descrédito. Como bem disse Rahner[1],

“Em média as pessoas que buscam o estudo da teologia hoje, e não se trata só daqueles que se preparam para o presbiterato, não se sentem seguras em uma fé que seja tida como coisa óbvia e seja apoiada por meio ambiente religioso homogêneo e comum a todos. [...] Há trinta ou quarenta anos atrás, quando eu mesmo estudava teologia, o estudante de teologia era uma pessoa para quem o cristianismo, a fé, sua vida religiosa, a oração e a firme intenção de servir em uma atitude presbiteral bem normal eram óbvias. [...] Mas tudo isso acontecia com base na aceitação do cristianismo como óbvio [...] Nossa situação estava essencialmente condicionada em parte por situação sociológica bem determinada naquele tempo como que nos carregava, e que hoje não mais existe”.

            É nesse sentido, que a fé e a própria evangelização sofreram com as mudanças sociais e com tudo que elas trazem consigo. As questões relativas à fé são vistas com certa estranheza e assombro pelas pessoas, primordialmente entre o meio científico e intelectual. O discurso habitual não convence mais, a ameaça de incerteza ronda por todos os lugares e o vazio impera na cultura hodierna. De igual modo, o questionamento sobre a verdade, sobre sua existência e a dificuldade de crer porque a fé parece ser assunto do passado estão na ordem do dia.
            Tudo isso leva a inferir que o intelectualismo e a busca de resultado imediato relacionados à pregação e à fé parecem não resolver o problema. Todos já ouviram falar de um certo homem chamado Jesus Cristo que marcou decisivamente a história da humanidade, no entanto, a mensagem que ele veio trazer e a boa-nova que veio anunciar não despertam mais interesse. Então urge uma nova atitude dos que crêem, ou uma redescoberta da fé, do seu valor para a vida do homem, afinal Bento XVI[2] assevera que,

“[...] a fé cristã não se preocupa apenas com o eterno, como poderia parecer à primeira vista quando se fala em fé, em algo totalmente diferente, localizado fora do mundo humano e do tempo, antes ela tem a ver com o Deus que está dentro da história, com Deus como homem. Ao parecer vencer o abismo entre o eterno e o temporal, entre o visível e o invisível, ao fazer-nos encontrar Deus como homem, o eterno como algo temporal, como um de nós, a fé apresenta-se como revelação”.

            A fé não se trata, nessa perspectiva, de uma dimensão fora da realidade humana, mas do constitutivo próprio e complexo que compõe o próprio ser do homem. É Deus que se torna presente na realidade e na história, que fica tão perto de seu povo que é possível rejeitá-lo como escreveu João[3] no seu Evangelho “[...] mas o mundo não o reconheceu”. É a fé nesse Deus que os crentes devem recuperar e transmitir. Esse Deus tão frágil, tão próximo do ser humano, feito menino, mas que veio para anunciar um Reino diferente, o Reino de Deus[4], “Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo”.
            Diante do mundo vazio de sentido e de referencial, descrente e, ao mesmo tempo, titubeante e indeciso frente às várias propostas sobre Deus o crente é convocado a testemunhar e anunciar a própria fé. Porém, esse anúncio e testemunho devem atingir não só os que já conheceram a fé e a viveram em determinado tempo, mas também os denominados não-crentes. A eles se dirige o convite para aderir à fé.

“Nenhum (crente ou não crente) consegue fugir totalmente da dúvida e da fé [...] Faz parte da configuração fundamental do destino humano poder encontrar o caráter definitivo de sua existência tão somente na rivalidade interminável entre a dúvida e a fé, entre a tentação e a certeza”.[5]

            Isso indica que a fé é proposta para todos e que aceitá-la ou não é escolha pessoal, mas compromete a vida da comunidade, porque a fé da Igreja é essencialmente fé comunitária. Do mesmo modo, a aderência à fé diz respeito à própria teologia enquanto ciência e enquanto discurso científico tão original e digno de crédito como qualquer outra ciência.
            Entretanto, a ciência teológica, a fé não parte, na maioria das vezes, de uma experiência onde se possa constatar algo empiricamente ou que produz resultado imediato. Não! Ela é, sobretudo, uma experiência diferente, nova, um encontro com uma Pessoa – Jesus Cristo. É desse maneira que se dá o início do ser cristão, a aceitação da fé. “Ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande idéia, mas o encontro com um acontecimento, com uma pessoa que dá à vida um novo horizonte e, dessa forma, o rumo decisivo”[6].
            É, justamente nesse sentido, que a redescoberta da fé é pressuposto para a Nova Evangelização proposta por Bento XVI à luz do Concílio Vaticano II. Pensando nisso, o Sumo Pontífice proclamou o Ano da Fé, no desejo de que este ano “[...] deverá exprimir um esforço generalizado em prol da redescoberta e do estudo dos conteúdos fundamentais da fé [...]”[7]. É redescobrir a fé que animou Maria, os Apóstolos, os discípulos, os mártires, os consagrados, homens e mulheres de todas as idades e a cada cristão hoje a dar sentido á própria existência e a perceber Jesus vivo e presente na vida e na história[8].
            Nisso consiste a preocupação com a Nova Evangelização, ou seja, o dever da Igreja de anunciar sempre e em todo lugar o Evangelho de Jesus Cristo. Mediante o afastamento da fé e a descristianização, a Igreja poderá oferecer respostas adequadas a fim de que se apresente ao mundo com um impulso missionário capaz de promover uma nova evangelização e um renovado primeiro anúncio do Evangelho[9]. É atender ao mandato de Jesus de fazer discípulos todos os povos batizando-os e ensinando-os a obedecer ao que Ele havia ordenado[10].
No entanto, essa tarefa é urgente. Isso se demonstra porque o próprio Papa Bento XVI criou, em 2010, o Pontifício Conselho para a promoção da Nova Evangelização e não tem medido esforços para realizar esta árduo, mas valioso e necessário empreendimento eclesial. Além disso, em 2012, realizar-se-á a XIII Assembléia Geral Ordinária, o Sínodo dos Bispos, que tem como tema “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”. Tudo isso demonstra a relevância de se discutir sobre a fé e sua transmissão ao mundo hoje.
Mas essa fé deve ser consistente, fundamentada no encontro com o Ressuscitado, na Palavra de Deus, na Tradição e no Magistério. Deve-se evangelizar em vista da inserção no projeto do Reino de Deus, e da sua presença já agora no cerne da humanidade. E esta Nova Evangelização parte da fé e do encontro com o Senhor como elementos fundantes.  É recordar e atualizar o encontro de Jesus com os discípulos de Emaús[11], o desânimo frente à perda de um ideal e uma mensagem que dá vida e, concomitantemente, a alegria renovadora do encontro com Aquele que explica as Escrituras e parte o pão. É reviver e testemunhar a alegria de mudar de rota, retornar aos lugares onde a comunidade se encontra para retransmitir a alegria, o amor primeiro do encontro com Jesus Cristo.

"É próprio do mistério de Deus agir desse modo suave. Só pouco a pouco é que Ele constrói na grande história da humanidade a sua história. Torna-Se homem, mas de modo a poder ser ignorado pelos contemporâneos, pelas forças respeitáveis da história. Padece e morre, e, como Ressuscitado, que chegar à humanidade apenas através da fé dos Seus, aos quais Se manifesta. Sem cessar, Ele bate nuavemente as portas dos nossos corações, e se Lhe abrirmos, lentamente vai-nos tornando capazes de 'ver'. Contudo, não é este precisamente o estilo divino? Não se impor pela força exterior, mas dar liberdade conceder e suscitar amor. E - pensando bem - não é o aparente mais pequenino o realmente grande? Porventura não irradia de Jesus um raio de luz que cresce ao longo dos séculos, um raio que não podia porvir de nenhum simples ser humano, um raio mediante o qual entra verdadeiramente no mundo o esplendor de Deus? Teria o anúncio do apóstolo podido encontrar fé e edificar uma comunidade universal se não operasse neles a força da verdade? Se ouvirmos as testemunhas com o coração atento e nos abrirmos aos sinais que o Senhor não cessa de autenticar as Suas testemunhas e de atestar-Se a Si mesmo, então saberemos que Ele verdadeiramente ressuscitou; Ele é o Vivente. A Ele nos entregamos, sabemos que assim caminhamos pela estrada justa. Com Tomé, metamos a nossa mão no lado traspassado de Jesus e professemos: 'Meu Senhor e meu Deus!' (Jo 20, 28)"[12].  

Redescobrir a fé como pressuposto para a Nova Evangelização é, para Bento XVI, rememorar e reviver a própria experiência primeira da fé que recebemos como dom de Deus. Mas é também conhecer essa mesma fé que tem como pedra angular o acontecimento vivo e real, presente na história, chamado manifestação de Deus, Jesus Cristo e transmiti-la sempre de novo, embora de um jeito novo e encantador.



[1] RAHNER, Karl. Curso fundamental da fé: introdução ao conceito de cristianismo. Tradução de Alberto Costa. São Paulo: Paulinas, 1989. p. 15-16.
[2] RATZINGER, Joseph – Bento XVI. Introdução ao Cristianismo: preleções sobre o símbolo apostólico com um novo ensaio introdutório. Tradução de Alfred J. Keller. São Paulo: Edições Loyola, 2005. p. 42.
[3] Jo 1, 11.
[4] Mc 1, 15.
[5] RATZINGER, Joseph, 2005, p. 36.
[6] BENTO XVI. Deus caritas est. n. 1.
[7] BENTO XVI. Porta Fidei. n. 11. 
[8] Cf. Ibid., n. 13. 
[9] Cf. BENTO XVI. Ubicunque et semper.
[10] Cf. Mt 28, 19-20.
[11] Cf. Lc 24, 13-35.
[12] BENTO XVI, Papa. Jesus de Nazaré: da entrada em Jerusalém até a ressurreição. Tradução de Bruno Bastos Lins. São Paulo: Editora Planeta, 2011. p. 246-247. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO: Introdução à eclesiologia

11.        INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo resumir o livro “Introdução à Eclesiologia” de Salvador Pié-Ninot. Evidentemente não é uma tarefa simples, dado a complexidade do tema e, ao mesmo tempo, as discussões polêmicas que o mesmo está envolvido. Por exemplo: Jesus fundou a Igreja ou ela simplesmente foi aquilo que seus seguidores conseguiram oferecer? Essa e outras questões polêmicas perpassam na mente de qualquer estudante de teologia. Por isso, o resumo aqui apresentado fez questão de ser fiel ao autor nas observações, nos apontamentos e, ao mesmo tempo, na disposição dos capítulos que foram lidos e analisados. Para isso, no desenvolvimento está elaboraram-se tópicos que correspondem aos capítulos em número de 6 mais a conclusão. Assim, fala-se no estudo da história do Tratado de Eclesiologia, dos conceitos fundamentais relacionados à Igreja, de Jesus à Igreja, da Igreja primitiva e edificada pelos sacramentos, das dimensões da Igreja, da missão da Igreja e, final

ESSÊNCIA, PESSOA E SUBSTÂNCIA

I – INTRODUÇÃO             O presente trabalho apresenta uma breve definição das palavras ESSÊNCIA, PESSOA e SUBSTÂNCIA. A ordem de apresentação foi estabelecida a partir da ordem alfabética. Ao longo do texto notar-se-á que se buscou apresentar a origem do termo pesquisado, bem como a sua evolução e o que ele significa no campo teológico, mais especificamente em relação à Trindade. II – ESSÊNCIA, PESSOA, SUBSTÂNCIA             O problema inicial que permeia a definição de essência, pessoa e substância começa pelo fato de os gregos falarem de uma essência e três substâncias e os latinos de uma substância e três pessoas [1] . Sendo assim, corre-se o risco de confundir os termos e seus significados. Por isso, estudou-se apenas a concepção latina sem fazer as devidas comparações com a grega. a)       ESSÊNCIA Por esse termo é entendido, em geral, a resposta à pergunta “o quê?” [2] , por exemplo, na pergunta: ‘o que é o homem?’. A resposta, em geral, exprime a essên

A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)

RESUMO: A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)   1.       INTRODUÇÃO   O presente trabalho é um resumo da obra de Bruno Forte “A Igreja ícone da Trindade”. A leitura foi realizada de forma atenta e interessada tendo em vista a importância do tema. Divindade em três grandes partes, o livro apresenta a “ ECCLESIA DE TRINITATE – de onde vem a Igreja?”, a “ ECCLESIA INTER TEMPORA – o que é a Igreja? A forma trinitária da Igreja” e a “ ECCLESIA VIATORUM – para onde vai a Igreja?”. Dessa maneira, a apresentação desse resumo seguiu o mesmo esquema apresentado pelo autor. No entanto, no livro ele faz divisão de capítulos ao apresentar cada uma das três partes. Aqui, no entanto, pensou-se em apresentar em um único texto corrido a reflexão de Bruno Forte no intuito de elaborar um pensamento único que faça a conexão dos assuntos entre si, dado que todos estão inter-relacionados.   2.       A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE   Bruno Forte escreve este