Pular para o conteúdo principal

19º DOMINGO DO TEMPO COMUM

“Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar”

Neste instante histórico em que vivemos parece-nos necessário parar, sair de nós mesmos, das nossas múltiplas atividades cotidianas e permanecer sobre o monte do Senhor porque Ele vai passar. É interessante também notar que o Senhor não passa de qualquer maneira, não passa sem que seja percebido. No entanto, só percebe este Senhor quem está apto para saborear as coisas mais simples da vida porque ser de Deus é ser simples, é amar na simplicidade.
É justamente esta idéia que perpassa toda a vida do cristão neste tempo em que vivemos. Queremos estar diante daquele que nos dá a razão e a esperança da nossa vida. O Cristo, a quem nós seguimos após um encontro, aparece-nos como o homem das coisas simples. Por isso, Elias ao colocar-se diante do monte percebe que o Senhor irá passar, mas não de qualquer modo, não por acaso. É preciso perceber também que o Senhor não passa promovendo eventos grandiosos, não passa no vento impetuoso e forte, nem no terremoto ou no fogo, mas no murmúrio simples da leve brisa. Ou seja, só é capaz de ver o Senhor que passa aquele que está a caminho das coisas simples onde o Reino acontece. Ele não é feito em grandes obras, nas grandes coisas, mas na humildade da brisa leve, na simplicidade e na normalidade da vida.
É por isso que o salmo 84 deve ilustrar bem o desejo de todos que se dirigem para o encontro com o Senhor neste domingo quando diz: “Quero ouvir o que o Senhor irá falar”. É preciso querer, antes de mais nada. Querer estar com Jesus. Querer estar com o Ressuscitado. Querer estar com a razão da nossa esperança. Mas este Jesus é o Filho de Deus, do Deus simples, pai de amor e de bondade, que recebe seus filhos do jeito que são, ou seja, com as alegrias e tristezas que carregam. É a esses que o Senhor vai mostrar a sua face. É a esses que o Senhor quer revelar-se para que esses mesmos possam anunciar as maravilhas simples de Deus.
Da mesma forma que Elias saiu para ver o Senhor que iria passar, os discípulos à noite viram o Senhor Jesus que caminhava sobre as águas. Inicialmente também não o reconheceram, ficaram espantados. Mas Jesus foi se aproximando e começa a falar com eles, a acalmá-los: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”. Percebamos que a reação de Deus é sempre a mesma. Ficai tranqüilos porque sou eu. Sou eu aquele que passou naquela leve brisa e sou eu quem passo andando sobre as águas. É o Senhor que se faz presente constantemente na história dos homens e mulheres que se dispõem a caminhar com Ele.
Porém, é preciso entender também a atitude de Pedro. É ele que pede que Jesus o faça andar sobre as águas ao seu encontro. Mas ainda teve medo. Não confiou totalmente na palavra de Jesus: “Vem!”. A fé de Pedro ainda era fraca, titubeava. Isso parece ocorrer hoje, como no tempo dos discípulos. Quantos de nós ainda vivemos no medo, na escuridão, na tempestade, no vento impetuoso e forte, no terremoto, no fogo. É preciso deixar que a palavra de Deus ressoe dentro de nós: “Quero ouvir o que o Senhor irá falar”. É necessário entregar-se ao Senhor sem reservas, com tudo aquilo que temos e somos. Com a nossa disposição de amá-lo, de ter coragem de seguir a sua voz, de não ter medo.
Ao mesmo tempo, é preciso ainda pedir a força e a coragem de Jesus para vencer tudo aquilo que ainda nos aprisiona, nos amedronta, nos entristece e faz chorar. É preciso ainda abrir o coração para aquele que pode curar nossas feridas e pode dar-nos a paz, a verdadeira fé. É preciso que peçamos ao Senhor a graça de sairmos para vê-lo passar, mas vê-lo passar na simplicidade da nossa vida, na humildade da nossa casa e daqueles que amamos. É preciso olhar para Maria, mulher simples e humilde, e com ela aprender a singeleza de ser de Deus, de esperar com paciência a passagem do Senhor Jesus, porque é ele quem pode iluminar a nossa razão para que professemos como aqueles que estavam no barco: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!”.


Eduardo Moreira Guimarães
6º Período de Filosofia
Diocese de Cornélio Procópio – PR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO: Introdução à eclesiologia

11.        INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo resumir o livro “Introdução à Eclesiologia” de Salvador Pié-Ninot. Evidentemente não é uma tarefa simples, dado a complexidade do tema e, ao mesmo tempo, as discussões polêmicas que o mesmo está envolvido. Por exemplo: Jesus fundou a Igreja ou ela simplesmente foi aquilo que seus seguidores conseguiram oferecer? Essa e outras questões polêmicas perpassam na mente de qualquer estudante de teologia. Por isso, o resumo aqui apresentado fez questão de ser fiel ao autor nas observações, nos apontamentos e, ao mesmo tempo, na disposição dos capítulos que foram lidos e analisados. Para isso, no desenvolvimento está elaboraram-se tópicos que correspondem aos capítulos em número de 6 mais a conclusão. Assim, fala-se no estudo da história do Tratado de Eclesiologia, dos conceitos fundamentais relacionados à Igreja, de Jesus à Igreja, da Igreja primitiva e edificada pelos sacramentos, das dimensões da Igreja, da missão da Igreja e, final

ESSÊNCIA, PESSOA E SUBSTÂNCIA

I – INTRODUÇÃO             O presente trabalho apresenta uma breve definição das palavras ESSÊNCIA, PESSOA e SUBSTÂNCIA. A ordem de apresentação foi estabelecida a partir da ordem alfabética. Ao longo do texto notar-se-á que se buscou apresentar a origem do termo pesquisado, bem como a sua evolução e o que ele significa no campo teológico, mais especificamente em relação à Trindade. II – ESSÊNCIA, PESSOA, SUBSTÂNCIA             O problema inicial que permeia a definição de essência, pessoa e substância começa pelo fato de os gregos falarem de uma essência e três substâncias e os latinos de uma substância e três pessoas [1] . Sendo assim, corre-se o risco de confundir os termos e seus significados. Por isso, estudou-se apenas a concepção latina sem fazer as devidas comparações com a grega. a)       ESSÊNCIA Por esse termo é entendido, em geral, a resposta à pergunta “o quê?” [2] , por exemplo, na pergunta: ‘o que é o homem?’. A resposta, em geral, exprime a essên

A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)

RESUMO: A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)   1.       INTRODUÇÃO   O presente trabalho é um resumo da obra de Bruno Forte “A Igreja ícone da Trindade”. A leitura foi realizada de forma atenta e interessada tendo em vista a importância do tema. Divindade em três grandes partes, o livro apresenta a “ ECCLESIA DE TRINITATE – de onde vem a Igreja?”, a “ ECCLESIA INTER TEMPORA – o que é a Igreja? A forma trinitária da Igreja” e a “ ECCLESIA VIATORUM – para onde vai a Igreja?”. Dessa maneira, a apresentação desse resumo seguiu o mesmo esquema apresentado pelo autor. No entanto, no livro ele faz divisão de capítulos ao apresentar cada uma das três partes. Aqui, no entanto, pensou-se em apresentar em um único texto corrido a reflexão de Bruno Forte no intuito de elaborar um pensamento único que faça a conexão dos assuntos entre si, dado que todos estão inter-relacionados.   2.       A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE   Bruno Forte escreve este