Pular para o conteúdo principal

RELAÇÕES DO DISCURSO DE MEDELLÍN COM A CONFERÊNCIA DO RIO DE JANEIRO EM 1955

No Rio de Janeiro é visível a preocupação com a defesa da fé, mas, de certo modo em Medellín essa preocupação também aparece, mas não de forma apologética. No discurso do Papa, fichado acima, aparece, em vários momentos, conselhos, apontamentos para que a fé da Igreja não seja confundida, nem contaminada com ideologias, projetos etc.
A grade inovação de Medellín é, justamente, a sua preocupação com o todo da Igreja e do mundo. A Igreja latino-americana olha para a realidade de seu povo que engloba todos os problemas que este grande continente enfrenta. Se no Rio preocupava-se com os assuntos intra-eclesiásticos, em Medellín a grande novidade trazida é a dimensão do Povo de Deus, da afirmação da base laical (não necessariamente em plena submissão ao clero), uma bonita valorização colegial da Igreja, espírito ecumênico, diálogo inter-reiligioso, uma nova relação da Igreja com o mundo e com os fieis.
No Rio já haviam sido dados passos interessantes como: atenção à formação dos sacerdotes (retomado em Medellín), trabalho vocacional, certo interesse pelo panorama social, sobretudo da industrialização. Apostolado dos leigos, cuidado com a instrução religiosa, olhar especial para a questão indígena, catequistas, imigração, justiça social.
Esses assuntos foram trazidos desde a Conferência do Rio, tendo em vista que já aconteciam vários movimentos de renovação como: catequético, litúrgico, teológico. Medellín recebe todo o resultado de um grande trabalho e esforço de renovação e de enfrentamento das mudanças da sociedade, da crise de fé, dos paradigmas religiosos até então aceitos indiscutivelmente.
É de citar também a crescente conscientização das riquezas do continente americano e, ao mesmo tempo, o desejo de mudanças radicais em favor dos pobres, dos oprimidos, excluídos. A dimensão política está com toda uma movimentação popular, estudantil, sindical e busca, por meio de manifestações e revoluções, uma mudança.
Finalmente, Medellín tratou vários problemas já levantados na Conferência do Rio: a industrialização, os trabalhadores do campo a realidade social, a categoria ‘sinais dos tempos’. Mas é preciso dizer também que rompeu com a teologia apologética e clerical da primeira conferência. A temática da libertação contra a opressão que sofriam os povos americanos foi a marca de Medellín.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO: Introdução à eclesiologia

11.        INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo resumir o livro “Introdução à Eclesiologia” de Salvador Pié-Ninot. Evidentemente não é uma tarefa simples, dado a complexidade do tema e, ao mesmo tempo, as discussões polêmicas que o mesmo está envolvido. Por exemplo: Jesus fundou a Igreja ou ela simplesmente foi aquilo que seus seguidores conseguiram oferecer? Essa e outras questões polêmicas perpassam na mente de qualquer estudante de teologia. Por isso, o resumo aqui apresentado fez questão de ser fiel ao autor nas observações, nos apontamentos e, ao mesmo tempo, na disposição dos capítulos que foram lidos e analisados. Para isso, no desenvolvimento está elaboraram-se tópicos que correspondem aos capítulos em número de 6 mais a conclusão. Assim, fala-se no estudo da história do Tratado de Eclesiologia, dos conceitos fundamentais relacionados à Igreja, de Jesus à Igreja, da Igreja primitiva e edificada pelos sacramentos, das dimensões da Igreja, da missão da Igreja e, final

ESSÊNCIA, PESSOA E SUBSTÂNCIA

I – INTRODUÇÃO             O presente trabalho apresenta uma breve definição das palavras ESSÊNCIA, PESSOA e SUBSTÂNCIA. A ordem de apresentação foi estabelecida a partir da ordem alfabética. Ao longo do texto notar-se-á que se buscou apresentar a origem do termo pesquisado, bem como a sua evolução e o que ele significa no campo teológico, mais especificamente em relação à Trindade. II – ESSÊNCIA, PESSOA, SUBSTÂNCIA             O problema inicial que permeia a definição de essência, pessoa e substância começa pelo fato de os gregos falarem de uma essência e três substâncias e os latinos de uma substância e três pessoas [1] . Sendo assim, corre-se o risco de confundir os termos e seus significados. Por isso, estudou-se apenas a concepção latina sem fazer as devidas comparações com a grega. a)       ESSÊNCIA Por esse termo é entendido, em geral, a resposta à pergunta “o quê?” [2] , por exemplo, na pergunta: ‘o que é o homem?’. A resposta, em geral, exprime a essên

A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)

RESUMO: A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)   1.       INTRODUÇÃO   O presente trabalho é um resumo da obra de Bruno Forte “A Igreja ícone da Trindade”. A leitura foi realizada de forma atenta e interessada tendo em vista a importância do tema. Divindade em três grandes partes, o livro apresenta a “ ECCLESIA DE TRINITATE – de onde vem a Igreja?”, a “ ECCLESIA INTER TEMPORA – o que é a Igreja? A forma trinitária da Igreja” e a “ ECCLESIA VIATORUM – para onde vai a Igreja?”. Dessa maneira, a apresentação desse resumo seguiu o mesmo esquema apresentado pelo autor. No entanto, no livro ele faz divisão de capítulos ao apresentar cada uma das três partes. Aqui, no entanto, pensou-se em apresentar em um único texto corrido a reflexão de Bruno Forte no intuito de elaborar um pensamento único que faça a conexão dos assuntos entre si, dado que todos estão inter-relacionados.   2.       A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE   Bruno Forte escreve este