Pular para o conteúdo principal

SOLENIDADE DE PENTECOSTES



"DAI À VOSA IGREJA, QUE ESPERA E DESEJA, VOSSOS SETE DONS"

Neste domingo, celebramos a Solenidade de Pentecostes. Festa que acontece, segundo Lucas (nos Atos dos Apóstolos), 50 dias após a Páscoa do Senhor. Na Igreja, com essa solenidade, encerra-se o Tempo Pascal. Por isso, é um momento importante na caminhada dos filhos e filhas de Deus na Igreja, porque momento em que o Senhor Jesus envia seu Espírito sobre os seus seguidores para que os mesmos dêem continuidade ao seu trabalho.
A Liturgia da palavra de hoje é muito rica e interessante, por sinal. A Primeira Leitura, dos Atos dos Apóstolos (2, 1-11) narra o acontecimento de Pentecostes. Para o escritor desse Livro Sagrado, a descida do Espírito de Deus sobre a comunidade reunida se dá 50 dias após a Páscoa, como se disse anteriormente. Estando fechados, por medo, em uma casa onde se encontravam. O mais interessante é que o autor, Lucas, procura enfatizar que haviam pessoas de todos os cantos da terra e que todos entendiam a mensagem em sua própria língua. Já aqui se vê a universalidade da mensagem de Jesus e de sua Igreja. Importante ainda é que Jesus não permite que os discípulos fiquem fechados, mas enche-os do Espírito Santo para que eles possam ir e anunciar as maravilhas de Deus. 
O Evangelho (Jo 20, 19-23) segue o mesmo esquema da Primeira Leitura no sentido de narrar a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, mas de modo diferente. João faz questão de enfatizar que tudo isso aconteceu no mesmo dia, daquele dia. Qual dia? O dia da Ressurreição do Senhor. Jesus entra, mesmo estando as portas fechadas, e deseja a paz a todos que lá se encontravam. E os discípulos se alegraram ao verem o Senhor.Mas o mais importante é que Jesus os envia em missão. Afinal, como o Pai O enviou, também naquela hora Ele os enviava para anunciarem a Boa Nova. E Jesus, então, soprou sobre eles o Espírito Santo e conferiu-lhes o poder de perdoar os pecados. 
Certamente todas essas narrativas, essa Palavra que é de Deus, tem muito a dizer aos cristãos desse tempo. Ainda hoje, ou sobretudo nesse tempo, urge a necessidade de não ficar fechado, com medo, mas de proclamar as maravilhas e grandezas de Deus na vida da comunidade. Nesse sentido, Paulo (1Cor 12, 3-7.12-13) tem muito a ensinar. Ele escreve aos Coríntios e diz que existem muitos dons, muitos carismas e ministérios, mas um só é o batismo, uma só a fé e, portanto, um só o Senhor e Deus. Isso ajuda a compreender que na vida da Igreja todos são chamados a viver com entusiasmo a própria fé e a concretizá-la com seus dons, talentos, alegrias e também com a partilha de experiências de dificuldade. Tudo deve ser feito em vista do bem comum. De igual modo, todos os cristãos formam um só corpo, tendo como cabeça o próprio Jesus. 
Que esta unidade de homens e mulheres de boa vontade que deve ser a Igreja de Jesus inspire a continuação da vocação da vida eclesial de ouvir, acolher, testemunhar e anunciar a Palavra de Deus e o amor de Jesus pela humanidade inteira. Além disso, que na força e coragem do Espírito, derramado hoje sobre a Igreja, o próprio Cristo seja presença e ânimo na vida de cada comunidade e da Igreja toda!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO: Introdução à eclesiologia

11.        INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo resumir o livro “Introdução à Eclesiologia” de Salvador Pié-Ninot. Evidentemente não é uma tarefa simples, dado a complexidade do tema e, ao mesmo tempo, as discussões polêmicas que o mesmo está envolvido. Por exemplo: Jesus fundou a Igreja ou ela simplesmente foi aquilo que seus seguidores conseguiram oferecer? Essa e outras questões polêmicas perpassam na mente de qualquer estudante de teologia. Por isso, o resumo aqui apresentado fez questão de ser fiel ao autor nas observações, nos apontamentos e, ao mesmo tempo, na disposição dos capítulos que foram lidos e analisados. Para isso, no desenvolvimento está elaboraram-se tópicos que correspondem aos capítulos em número de 6 mais a conclusão. Assim, fala-se no estudo da história do Tratado de Eclesiologia, dos conceitos fundamentais relacionados à Igreja, de Jesus à Igreja, da Igreja primitiva e edificada pelos sacramentos, das dimensões da Igreja, da missão da Igreja e, final

ESSÊNCIA, PESSOA E SUBSTÂNCIA

I – INTRODUÇÃO             O presente trabalho apresenta uma breve definição das palavras ESSÊNCIA, PESSOA e SUBSTÂNCIA. A ordem de apresentação foi estabelecida a partir da ordem alfabética. Ao longo do texto notar-se-á que se buscou apresentar a origem do termo pesquisado, bem como a sua evolução e o que ele significa no campo teológico, mais especificamente em relação à Trindade. II – ESSÊNCIA, PESSOA, SUBSTÂNCIA             O problema inicial que permeia a definição de essência, pessoa e substância começa pelo fato de os gregos falarem de uma essência e três substâncias e os latinos de uma substância e três pessoas [1] . Sendo assim, corre-se o risco de confundir os termos e seus significados. Por isso, estudou-se apenas a concepção latina sem fazer as devidas comparações com a grega. a)       ESSÊNCIA Por esse termo é entendido, em geral, a resposta à pergunta “o quê?” [2] , por exemplo, na pergunta: ‘o que é o homem?’. A resposta, em geral, exprime a essên

A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)

RESUMO: A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)   1.       INTRODUÇÃO   O presente trabalho é um resumo da obra de Bruno Forte “A Igreja ícone da Trindade”. A leitura foi realizada de forma atenta e interessada tendo em vista a importância do tema. Divindade em três grandes partes, o livro apresenta a “ ECCLESIA DE TRINITATE – de onde vem a Igreja?”, a “ ECCLESIA INTER TEMPORA – o que é a Igreja? A forma trinitária da Igreja” e a “ ECCLESIA VIATORUM – para onde vai a Igreja?”. Dessa maneira, a apresentação desse resumo seguiu o mesmo esquema apresentado pelo autor. No entanto, no livro ele faz divisão de capítulos ao apresentar cada uma das três partes. Aqui, no entanto, pensou-se em apresentar em um único texto corrido a reflexão de Bruno Forte no intuito de elaborar um pensamento único que faça a conexão dos assuntos entre si, dado que todos estão inter-relacionados.   2.       A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE   Bruno Forte escreve este