Pular para o conteúdo principal

Eu escolho seguir Jesus - XXIII Domingo do Tempo Comum

Celebramos nesse final de semana o XXIII Domingo do Tempo Comum - Ano C - que nos traz uma proposta um tanto quanto desafiadora: "Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo" (Lc 14, 26-27).
Primeiramente, a dificuldade em "desapegar" daqueles que mais amamos: pai, mãe, mulher e filhos, da própria vida. Como o Senhor Jesus pode pedir isso de nós? Não nos parece estranho? Vejamos. Ele não deseja que abandonemos nossas famílias, as pessoas que amamos e queremos bem. Ao contrário, Ele deseja que coloquemos cada um no seu lugar no nosso coração e nas nossas opções. Não se pode antepor nada a Jesus Cristo. Não se pode servir a dois senhores! Seguir Jesus Cristo impõe salvaguardar também outros valores: família, trabalho, compromisso social, político, cultural etc.
"Desapegar-se, portanto, é a atitude de dar o devido lugar ao fundamental, deixando de lado os apegos inúteis e secundários. Quem segue Jesus como o primeiro, o ponto de partida para tudo na vida, vai amar muito mais os pais, irmãos, a vida e as belezas da vida e dos prazeres que a vida oferece", ensina-nos o Pe. Luiz  Carlos Oliveira, C.Ss.R. 
É colocar Jesus Cristo como o "ponto de partida" da nossa vida, dos caminhos que percorremos, porque Ele mesmo é o Caminho. Desapegar-se é entender que por Jesus Cristo em primazia implica cuidar daqueles que são confiados à nossa responsabilidade, "recebe-o como se fosse a mim mesmo", diz São Paulo (Fm 9b-10).
Outro desafio grande é tomar a cruz cada dia e seguir. À primeira vista, parece-nos que o caminho de Jesus é por demais sofrido, sem alegrias, um calvário sem fim. Entretanto, não seguimos Jesus Cristo porque Ele é todo sofrimento, todo dor, todo desafio... Seguimos Jesus Cristo porque Ele é amor. Ele nos garante a maior prova de amor: a vida eterna. Desse modo, segui - Lo é tomar a cruz todos os dias, mas vislumbrando o ponto final: o céu. Ao longo do caminho podem surgir as dificuldades, o sofrimento, a dor, mas a esperança de estar ao lado do Senhor nos sustenta e anima na caminhada. Seguir Jesus Cristo é entrar na vida (Cf. Mc 9, 43s).
Então, poderíamos nos perguntar: "vale a pena" desapegar? Tomar a cruz? Sim, porque o sofrimento e a cruz não são perenes. Ao contrário, eterno é o amor e a misericórdia do Pai. Por ele Jesus Cristo deu a vida! O amor nos salvou! Aqui está a radicalidade do seguimento ao Senhor: dar-se conta da seriedade e da radicalidade do apelo de Jesus. Não podemos perder o fervor! Jesus Cristo quer seguidores firmes e corajosos, destemidos.
Para isso, precisamos da Sabedoria de Deus. Tudo o que nos é dado conhecer, perscrutar, compreender é graças a essa Sabedoria que Deus infunde em nós (Sb 9, 17). Ela nos inspira a uma escolha séria, existencial: seguir a Jesus Cristo, fundamento da nossa vida. Essa é a Sabedoria cristã - saber o primado de Deus.
Cabe a cada um, à comunidade cristã  avaliar suas preferências, suas prioridades. O Senhor está sempre a nos esperar, "reanima, pois, o teu zelo e arrepende-te" (Ap 3, 20). Talvez seja esse o momento de reavaliar a nossa caminhada de fé e de família. Por que será que nossos relacionamentos familiares andam tão difíceis, desafiadores? Certamente porque nos falta Deus. Escolhamos Deus e toda a nossa vida há de mudar, transformar-se.
Um grande reconhecimento da primazia do Senhor é a oração em família. "Uma família que reza unida permanece unida; uma família que ora é uma família que se salva. Comportai-vos de tal maneira que as vossas casas sejam lugares de fé cristã e de virtude, mediante a oração em comum" (São João Paulo II). 

Deus nos abençoe hoje e sempre!

Pe. Eduardo Moreira Guimarães

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO: Introdução à eclesiologia

11.        INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo resumir o livro “Introdução à Eclesiologia” de Salvador Pié-Ninot. Evidentemente não é uma tarefa simples, dado a complexidade do tema e, ao mesmo tempo, as discussões polêmicas que o mesmo está envolvido. Por exemplo: Jesus fundou a Igreja ou ela simplesmente foi aquilo que seus seguidores conseguiram oferecer? Essa e outras questões polêmicas perpassam na mente de qualquer estudante de teologia. Por isso, o resumo aqui apresentado fez questão de ser fiel ao autor nas observações, nos apontamentos e, ao mesmo tempo, na disposição dos capítulos que foram lidos e analisados. Para isso, no desenvolvimento está elaboraram-se tópicos que correspondem aos capítulos em número de 6 mais a conclusão. Assim, fala-se no estudo da história do Tratado de Eclesiologia, dos conceitos fundamentais relacionados à Igreja, de Jesus à Igreja, da Igreja primitiva e edificada pelos sacramentos, das dimensões da Igreja, da missão da Igreja e, final

ESSÊNCIA, PESSOA E SUBSTÂNCIA

I – INTRODUÇÃO             O presente trabalho apresenta uma breve definição das palavras ESSÊNCIA, PESSOA e SUBSTÂNCIA. A ordem de apresentação foi estabelecida a partir da ordem alfabética. Ao longo do texto notar-se-á que se buscou apresentar a origem do termo pesquisado, bem como a sua evolução e o que ele significa no campo teológico, mais especificamente em relação à Trindade. II – ESSÊNCIA, PESSOA, SUBSTÂNCIA             O problema inicial que permeia a definição de essência, pessoa e substância começa pelo fato de os gregos falarem de uma essência e três substâncias e os latinos de uma substância e três pessoas [1] . Sendo assim, corre-se o risco de confundir os termos e seus significados. Por isso, estudou-se apenas a concepção latina sem fazer as devidas comparações com a grega. a)       ESSÊNCIA Por esse termo é entendido, em geral, a resposta à pergunta “o quê?” [2] , por exemplo, na pergunta: ‘o que é o homem?’. A resposta, em geral, exprime a essên

A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)

RESUMO: A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)   1.       INTRODUÇÃO   O presente trabalho é um resumo da obra de Bruno Forte “A Igreja ícone da Trindade”. A leitura foi realizada de forma atenta e interessada tendo em vista a importância do tema. Divindade em três grandes partes, o livro apresenta a “ ECCLESIA DE TRINITATE – de onde vem a Igreja?”, a “ ECCLESIA INTER TEMPORA – o que é a Igreja? A forma trinitária da Igreja” e a “ ECCLESIA VIATORUM – para onde vai a Igreja?”. Dessa maneira, a apresentação desse resumo seguiu o mesmo esquema apresentado pelo autor. No entanto, no livro ele faz divisão de capítulos ao apresentar cada uma das três partes. Aqui, no entanto, pensou-se em apresentar em um único texto corrido a reflexão de Bruno Forte no intuito de elaborar um pensamento único que faça a conexão dos assuntos entre si, dado que todos estão inter-relacionados.   2.       A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE   Bruno Forte escreve este