Pular para o conteúdo principal

ARCANJOS MIGUEL, GRABRIEL E RAFAEL - Reflexão



Festa dos Arcanjos: Miguel, Rafael e Gabriel

Oração da Coleta: Ó Deus que organizais de modo admirável o serviço dos anjos e dos homens, fazei que sejamos protegidos na terra por aqueles que Vos assistem continuamente nos céus.
A presença dos anjos na nossa vida são uma prova palpável do amor que Deus Pai tem pelos seus filhos.
Primeira Leitura – Luta de Miguel contra Satanás. Combate que Satanás sustenta contra a Igreja ao longo dos séculos e que se radicalizará no fim dos tempos.
Satanás. Quem é? Segundo tradições judaicas perfiladas por alguns Padres  da Igreja, o demônio foi uma criatura angélica que se converteu em inimiga de Deus quando se recusou a aceitar a dignidade concedida ao homem. Então ele e seus seguidores foram arrojados à terra, e desde então, não param de tentar o homem para que, pecando, fique também privado da glória de Deus.

Os anjos têm por missão cuidar com especial solicitude de todos os homens, em favor dos quais apresentam a Deus as súplicas e orações. A sua função como embaixadores de Deus estende-se a cada um dos homens, principalmente àqueles que tem responsabilidades específicas no plano salvífico.
Todos os dias, a todas as horas, no mundo inteiro, “no coração da Santa Missa”, apela-se aos Anjos e Arcanjos para cantar a glória de Deus.

São Miguel Arcanjo
– “Quem como Deus?” –
Lembra o combate travado por esse Arcanjo e pelos anjos fieis contra Lúcifer e os seus seguidores, que se rebelaram contra Deus e foram lançados ao inferno.
“Pedir a sua proteção para a Igreja”.
A luta de Miguel ainda é atual, portanto. Porque o demônio ainda está vivo e continua a atuar na terra.
“Envia, Senhor, em auxílio do teu povo o Arcanjo Miguel, para que nos sintamos protegidos nas nossas lutas contra Satanás e os seus anjos”.
Como São Miguel, devemos servir ao Senhor. “Senhor, não tenho outra ambição senão servir-te”.
O triunfo dos cristãos sobre o demônio só terá lugar no fim dos tempos.
São Pedro já nos adverte: “Descarregai sobre Ele (o Senhor), todas as vossas preocupações, porque Ele cuida de vós”. “Sede sóbrios e vigilantes porque o demônio, vosso adversário, rodeia como um leão a rugir, buscando a quem devorar” (1Pd 5, 7-8).
Mas Jesus é aquele que nos ampara, que roga por nós, como rogou por Pedro: “Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou instantemente para vos joeirar como o trigo; mas eu roguei por ti, pra que a tua fé não desfaleça” (Lc 22, 31-32).
Grande triunfo do demônio nos nossos dias: muitos o esqueceram ou pensam que se trata de crenças de outras épocas menos avançadas culturalmente.
Oração de São João Paulo II: São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, cobri-nos com o vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio. Subjugue-o Deus, instantaneamente o pedimos; e vós, Príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perder as almas. Amém.

São Gabriel
– “Fortaleza de Deus” –
O meu poder é Deus, Poder de Deus. Dn 8, 18.
Foi escolhido por Deus para anunciar à Santíssima Virgem o mistério da Encanação. Antes, fora enviado a Daniel, para comunicar-lhe a época em que Cristo nasceria e a Zacarias, para anunciar-lhe o nascimento de João Batista – “Não temas, Zacarias, porque a tua oração foi ouvida e a tua mulher Isabel dará à luz um filho a quem porás o nome de João”. Lc 1, 13.
Somente São Gabriel foi achado digno entre todos os anjos de anunciar a Maria os desígnios de Deus a seu respeito e receber o seu “sim”.
Ele quem saudou a Virgem Mãe: “Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo” – que se tornou a oração de todo o povo cristão.
Aparece aos homens para transmitir-lhes a Palavra divina. É o Servo de Deus ou Deus mostrou-se forte. Portador de gratas notícias. Fala para Zacarias: “Teu filho será para ti motivo de gozo e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento”.
Conhecemos São Gabriel pela sua relação com a vida que nasce. Os filhos são boa-nova de Deus na vida do casal.a Sagrada Família de Nazaré e o matrimônio de Zacarias e Isabel tomaram um novo rumo com a mensagem do Arcanjo. Ele pode ser o intercessor de muitos casais que desejam ou são abençoados por Deus com um novo filho.

São Rafael
– Tb 12, 6s - “Remédio de Deus” –
Deus cura. Evoca a sua missão de médico e companheiro de viagem de Tobias. Padroeiro dos viajantes.
Foi enviado pelo Senhor para acompanhar o jovem Tobias na sua viagem e para socorrer Sara na adversidade. A Igreja invoca-o há muito tempo como Padroeiro dos viajantes e dos doentes, porque curou Tobias, o pai.
Tobias procurou um companheiro, encontrou Rafael, que era anjo. Durante o caminho pôde experimentar várias vezes a sua proteção.
A vida é uma longa viagem que termina em Deus. Para percorrê-la precisamos de ajuda, proteção e conselho.
Importa muito não nos enganarmos na rota, pois trata-se de conhecer e seguir a vontade de Deus.
São José Maria Escrivá – “Estás rindo porque te digo que tens vocação matrimonial? Pede a São Rafael que te conduza castamente ao termo do caminho, como a Tobias”.
Deus nos escolhe como o faz um diretor de cinema: sentado diante de uma mesa vê as fotografias de todos os candidatos que lhe são apresentadas. Dentre essas, escolhe uma delas. Deus, projetou todo o universo e escolheu os protagonistas do grande enredo que deveria desenvolver-se até o final dos tempos. Quando deparou com a tua imagem, deteve-se e disse: “Aqui está uma alma que me cativa. Necessito dela para que desempenhe um papel único, pessoal, e, depois, goze da minha presença durante toda a eternidade”. (Leo Trese)
A vocação é esse projeto divino a respeito das nossas vidas, que se apresenta como um caminho a percorrer e no fim do qual Deus nos espera. É importante darmos conta desse caminho.
Peçamos hoje a São Rafael que nos guie, para que, no meio das muitas decisões que temos que tomar na nossa vida, saibamos procurar sempre a Vontade do nosso Pai-Deus.
Ajudar os outros no seu caminho para Deus é um dos mais nobres objetivos da nossa vida.
“O Senhor serve-se de nós como tochas, para que essa luz ilumine... De nós depende que muitos não permaneçam em trevas, mas andem por caminhos que levem até à vida eterna”(São José Maria Escrivá). Que alegria termos sido ocasião para que um amigo encontrasse sua vocação, ou para que alguém que vacilava firmasse os seus passos!
Os nossos amigos devem encontrar-nos sempre dispostos a percorrer com eles o caminho que leva a Deus.

Os anjos

Olhando para a missão de cada um dos Arcanjos, compreendemos o que a Carta aos Hebreus nos diz: “Porventura não são todos esses espíritos ministros de Deus, enviados para exercer o seu ministério a favor daqueles que hão de receber a herança da salvação?” (Hb 1, 14)
Jo 1, 51b - “Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.
Sl 123, 1 – “Dou-vos graças, Senhor, de todo o coração; eu Vos louvo na presença dos anjos”.
Reflexões extraídas do livro “Falar com Deus” – v. 7.

Oração a são Miguel
“Príncipe Guardião e Guerreiro defendei-me e protegei-me com Vossa Espada. Não permita que nenhum mal me atinja. Protegei-me contra assaltos, roubos, acidentes e contra quaisquer atos de violência. Livrai-me de pessoas negativas e espalhai vosso manto e vosso escudo de proteção em meu lar, meus filhos e familiares. Guardai meu trabalho, meus negócios e meus bens. Trazei a paz e a harmonia. São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, cobri-nos com o vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio. Instante e humildemente vos pedimos, que Deus sobre ele impere e vós, ríncipe da milícia celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das almas.Amém.”
Oração a São Gabriel
Arcanjo Gabriel – Portador das boas novas, das mudanças, da sabedoria e da inteligência, Arcanjo da Anunciação trazei todos os dias mensagens boas e otimistas. Fazei com que eu também seja um mensageiro, proferindo somente palavras e atos de bondade e positivismo. Concedei-me o alcance de meus objetivos. Amém.

Oração a São Rafael
Arcanjo Rafael – Guardião da saúde e da cura peço que Vossos raios curativos desçam sobre mim, dando-me saúde e cura. Guardai meus corpos físico e mental, livrando-me de todas as doenças. Expandi Vossa beleza curativa em meu lar, meus filhos e familiares, no trabalho que executo, para as pessoas com quem convivo diariamente. Afastai a discórdia e ajuda-me a superar conflitos. Arcanjo Rafael, transformai a minha alma e o meu ser, para que eu possa sempre refletir a Vossa Luz. Amém.

Pe. Eduardo M. Guimarães

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO: Introdução à eclesiologia

11.        INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo resumir o livro “Introdução à Eclesiologia” de Salvador Pié-Ninot. Evidentemente não é uma tarefa simples, dado a complexidade do tema e, ao mesmo tempo, as discussões polêmicas que o mesmo está envolvido. Por exemplo: Jesus fundou a Igreja ou ela simplesmente foi aquilo que seus seguidores conseguiram oferecer? Essa e outras questões polêmicas perpassam na mente de qualquer estudante de teologia. Por isso, o resumo aqui apresentado fez questão de ser fiel ao autor nas observações, nos apontamentos e, ao mesmo tempo, na disposição dos capítulos que foram lidos e analisados. Para isso, no desenvolvimento está elaboraram-se tópicos que correspondem aos capítulos em número de 6 mais a conclusão. Assim, fala-se no estudo da história do Tratado de Eclesiologia, dos conceitos fundamentais relacionados à Igreja, de Jesus à Igreja, da Igreja primitiva e edificada pelos sacramentos, das dimensões da Igreja, da missão da Igreja e, final

ESSÊNCIA, PESSOA E SUBSTÂNCIA

I – INTRODUÇÃO             O presente trabalho apresenta uma breve definição das palavras ESSÊNCIA, PESSOA e SUBSTÂNCIA. A ordem de apresentação foi estabelecida a partir da ordem alfabética. Ao longo do texto notar-se-á que se buscou apresentar a origem do termo pesquisado, bem como a sua evolução e o que ele significa no campo teológico, mais especificamente em relação à Trindade. II – ESSÊNCIA, PESSOA, SUBSTÂNCIA             O problema inicial que permeia a definição de essência, pessoa e substância começa pelo fato de os gregos falarem de uma essência e três substâncias e os latinos de uma substância e três pessoas [1] . Sendo assim, corre-se o risco de confundir os termos e seus significados. Por isso, estudou-se apenas a concepção latina sem fazer as devidas comparações com a grega. a)       ESSÊNCIA Por esse termo é entendido, em geral, a resposta à pergunta “o quê?” [2] , por exemplo, na pergunta: ‘o que é o homem?’. A resposta, em geral, exprime a essên

A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)

RESUMO: A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)   1.       INTRODUÇÃO   O presente trabalho é um resumo da obra de Bruno Forte “A Igreja ícone da Trindade”. A leitura foi realizada de forma atenta e interessada tendo em vista a importância do tema. Divindade em três grandes partes, o livro apresenta a “ ECCLESIA DE TRINITATE – de onde vem a Igreja?”, a “ ECCLESIA INTER TEMPORA – o que é a Igreja? A forma trinitária da Igreja” e a “ ECCLESIA VIATORUM – para onde vai a Igreja?”. Dessa maneira, a apresentação desse resumo seguiu o mesmo esquema apresentado pelo autor. No entanto, no livro ele faz divisão de capítulos ao apresentar cada uma das três partes. Aqui, no entanto, pensou-se em apresentar em um único texto corrido a reflexão de Bruno Forte no intuito de elaborar um pensamento único que faça a conexão dos assuntos entre si, dado que todos estão inter-relacionados.   2.       A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE   Bruno Forte escreve este