Pular para o conteúdo principal

A ESPIRITUALIDADE DA PALAVRA NO LIVRO DO DEUTERONÔMIO


O livro do Deuteronômio constitui a conclusão do Pentateuco, ou seja, dos cinco primeiros livros da Bíblia. O que marca a experiência da história da salvação nesse escrito é a Aliança de Deus com o povo hebreu no Sinai (Dt 1, 6). Assim, o Senhor cumpriu a promessa feita aos pais da fé escolhendo Israel como seu povo, sua propriedade particular (Dt 4, 20). Iahweh tirou o povo do Egito e introduziu-o na terra de Canaã, terra onde corre leite e mel (Dt 6, 3c).

            Como exigência ao povo que tomou para si, Iahweh pede a obediência e a observância dos mandamentos (Dt 4, 39-40) centrado, sobretudo, no cumprimento do mandamento maior, “Ouve ó Israel: Iahweh nosso Deus é o único Iahweh! Portanto, amarás a Iahewh teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua força. Que estas palavras que hoje te ordeno estejam em teu coração” (Dt 6, 4-6).

            Nessa perspectiva, pode-se notar que no livro do Deuteronômio há uma bonita experiência do povo de Iahweh com sua Palavra. Vê-se a atenção dos israelitas à Moisés, aquele que faz o intermédio entre Deus e o povo, no que tange à escuta da Palavra de Iahweh e no cumprimento dessa Palavra, “Tu nos dirás tudo o que Iahweh nosso Deus te falar. Nós ouviremos e poremos em prática” (Dt 5, 27). Sendo assim, a Palavra de Deus ocupa lugar central na vida de quem segue a Iahweh porque é Palavra de salvação e de libertação.

            Na experiência no deserto, o povo logo percebe a presença e a ação de Deus. Por isso, o Deuteronômio é rico em expressões que lembram a manifestação de Deus. Várias vezes aparece o tema da recordação da escravidão no Egito e a libertação que Deus realizou na vida da comunidade, livrando-a da opressão e conduzindo-a à terra que mana leite e mel (Dt 8, 14-16. 11, 7. 15, 15. 32, 12).

            A experiência da Palavra de Deus é, desse modo, concreta porque os israelitas percebem que não estão sozinhos na caminhada, mas que Iahweh está com eles, fala-lhes ao coração através de Moisés, afinal, “contigo está Iahweh teu Deus” (Dt 20, 1). No entanto, a presença de Deus e sua ação pela Palavra que realiza aquilo que diz exige de cada um uma resposta. A resposta do amor a Deus, do cumprimento de suas leis (Dt 8, 1. 10, 12-13). O povo haverá de por em prática aquilo que o Senhor ordena (Dt 5, 27. 13, 1. 26, 16).

            A Aliança de Iahweh com o povo que escolheu para si e que conduziu no deserto fazendo entrar na terra prometida fundamenta-se também no fato de que “o homem não vive apenas de pão, mas que o homem vive de tudo aquilo que procede da boca de Iahweh” (Dt 8, 3b). O importante na caminhada do povo no deserto e na caminhada do cristão hoje não é somente o pão material de cada dia, mas a atenção e a adesão à Palavra de Deus que sustenta a vida, a caminhada, a esperança de também entrar na terra prometida por Jesus Cristo, Palavra de Deus encarnada, presente no meio da humanidade (Jo 1, 14).

            Seguir ao Senhor, escutar sua Palavra e obedecer aos seus mandamentos é garantia de felicidade(dt 29, 8) e de amor ao único Deus (Dt 6, 4-6) que não abandona os seus. Aqueles que ouvem a Palavra de Iahweh possuirão a terra (Dt 34, 4), terão grande descendência (Dt 8, 1) e receberão abundantemente a benção do Senhor (Dt 23, 6. 28, 1-2), promessas de Iahweh à Abraão, à Isac e à Jacó.

            A espiritualidade da Palavra de Deus no livro do Deuteronômio está centrada, portanto, na escuta e obediência a essa Palavra, no amor a Iahweh e à sua Palavra, no reconhecimento de Iahweh como único Deus e na prática da sua Palavra, afinal, “[...] a palavra está muito perto de ti: está na tua boca e no teu coração, para que a ponhas em prática”. (Dt 30, 14).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO: Introdução à eclesiologia

11.        INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo resumir o livro “Introdução à Eclesiologia” de Salvador Pié-Ninot. Evidentemente não é uma tarefa simples, dado a complexidade do tema e, ao mesmo tempo, as discussões polêmicas que o mesmo está envolvido. Por exemplo: Jesus fundou a Igreja ou ela simplesmente foi aquilo que seus seguidores conseguiram oferecer? Essa e outras questões polêmicas perpassam na mente de qualquer estudante de teologia. Por isso, o resumo aqui apresentado fez questão de ser fiel ao autor nas observações, nos apontamentos e, ao mesmo tempo, na disposição dos capítulos que foram lidos e analisados. Para isso, no desenvolvimento está elaboraram-se tópicos que correspondem aos capítulos em número de 6 mais a conclusão. Assim, fala-se no estudo da história do Tratado de Eclesiologia, dos conceitos fundamentais relacionados à Igreja, de Jesus à Igreja, da Igreja primitiva e edificada pelos sacramentos, das dimensões da Igreja, da missão da Igreja e, final

ESSÊNCIA, PESSOA E SUBSTÂNCIA

I – INTRODUÇÃO             O presente trabalho apresenta uma breve definição das palavras ESSÊNCIA, PESSOA e SUBSTÂNCIA. A ordem de apresentação foi estabelecida a partir da ordem alfabética. Ao longo do texto notar-se-á que se buscou apresentar a origem do termo pesquisado, bem como a sua evolução e o que ele significa no campo teológico, mais especificamente em relação à Trindade. II – ESSÊNCIA, PESSOA, SUBSTÂNCIA             O problema inicial que permeia a definição de essência, pessoa e substância começa pelo fato de os gregos falarem de uma essência e três substâncias e os latinos de uma substância e três pessoas [1] . Sendo assim, corre-se o risco de confundir os termos e seus significados. Por isso, estudou-se apenas a concepção latina sem fazer as devidas comparações com a grega. a)       ESSÊNCIA Por esse termo é entendido, em geral, a resposta à pergunta “o quê?” [2] , por exemplo, na pergunta: ‘o que é o homem?’. A resposta, em geral, exprime a essên

A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)

RESUMO: A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)   1.       INTRODUÇÃO   O presente trabalho é um resumo da obra de Bruno Forte “A Igreja ícone da Trindade”. A leitura foi realizada de forma atenta e interessada tendo em vista a importância do tema. Divindade em três grandes partes, o livro apresenta a “ ECCLESIA DE TRINITATE – de onde vem a Igreja?”, a “ ECCLESIA INTER TEMPORA – o que é a Igreja? A forma trinitária da Igreja” e a “ ECCLESIA VIATORUM – para onde vai a Igreja?”. Dessa maneira, a apresentação desse resumo seguiu o mesmo esquema apresentado pelo autor. No entanto, no livro ele faz divisão de capítulos ao apresentar cada uma das três partes. Aqui, no entanto, pensou-se em apresentar em um único texto corrido a reflexão de Bruno Forte no intuito de elaborar um pensamento único que faça a conexão dos assuntos entre si, dado que todos estão inter-relacionados.   2.       A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE   Bruno Forte escreve este