Pular para o conteúdo principal

FELIZ ANO DA FÉ


Iniciou-se um novo ano. Normalmente nesse tempo elaboram-se projetos, traçam-se metas, propõem-se caminhos novos e procura-se viver de maneira que o novo ano seja tão bom ou melhor que o anterior. Mas e na vida de fé¿ Quais sãos os projetos, quais os planos e metas a atingir¿ A Igreja convida a continuar a vivência e o aprofundamento da fé, sobretudo nesse Ano da Fé. Por isso, urge a necessidade de participar mais da vida de fé da comunidade-Igreja para melhor viver e testemunhar a fé pessoal.
            Entender a fé e vivê-la é, justamente, perceber que a fé não é algo isolado do ser humano, puramente espiritual, não-físico. Ter fé é senti-la no mais real e presente da vida, é olhar a vida com os olhos de Deus, notar a presença do Pai em tudo que se realiza; na vida que acontece e que pulsa em cada um, na criação inteira. Nesse sentido, “O encontro com Cristo renova os nossos relacionamentos humanos, orientando-os no dia-a-dia para uma maior solidariedade e fraternidade, na lógica do amor. Ter fé no Senhor não é algo que interessa unicamente à nossa inteligência, ao campo do saber intelectual, mas é uma mudança que compromete a vida, a totalidade do nosso ser: sentimento, coração, inteligência, vontade, corporeidade, emoções e relacionamentos humanos” (Bento XVI).
            Somente vendo a fé nessa ótica, no que realmente ela é, o ano que se inicia e a vida inteira pode ser melhor, pode ser mais feliz, pode ser mais plena de Deus, porque somente Ele pode realizar os anseios mais profundos da pessoa humana (Gaudium et Spes, n. 22). Por isso, no início do ano é momento também para traçar planos para a vida de fé, para a vida de Igreja. É momento de tomar consciência de que o cristão católico precisa mostrar que é a fé que transforma e que vence as adversidades do mundo (1Jo 5, 4).
  Então, se somos católicos e se nos preocupamos com a nossa fé e com a fé do mundo é preciso testemunhar essa fé, o que nós mesmos vimos e ouvimos, precisamos transmitir (1 Jo 1, 3). Por isso, nesse Ano da Fé “[...] gostaríamos de percorrer um caminho para fortalecer ou reencontrar a alegria da fé, compreendendo que ela não é algo de alheio, separado da vida concreta, mas é a sua alma” (Bento XVI). 
            Assim, “possa o caminho que percorreremos este Ano fazer-nos crescer todos na fé e no amor a Cristo, para que aprendamos a viver, nas opções e gestos quotidianos, a vida boa e bela do Evangelho” (Bento XVI). Portanto, além das felicitações e desejos de um ano cheio de paz, luz, saúde, dinheiro, felicidades, inclua-se também o desejo de um Ano de muita Fé! FELIZ ANO NOVO!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO: Introdução à eclesiologia

11.        INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo resumir o livro “Introdução à Eclesiologia” de Salvador Pié-Ninot. Evidentemente não é uma tarefa simples, dado a complexidade do tema e, ao mesmo tempo, as discussões polêmicas que o mesmo está envolvido. Por exemplo: Jesus fundou a Igreja ou ela simplesmente foi aquilo que seus seguidores conseguiram oferecer? Essa e outras questões polêmicas perpassam na mente de qualquer estudante de teologia. Por isso, o resumo aqui apresentado fez questão de ser fiel ao autor nas observações, nos apontamentos e, ao mesmo tempo, na disposição dos capítulos que foram lidos e analisados. Para isso, no desenvolvimento está elaboraram-se tópicos que correspondem aos capítulos em número de 6 mais a conclusão. Assim, fala-se no estudo da história do Tratado de Eclesiologia, dos conceitos fundamentais relacionados à Igreja, de Jesus à Igreja, da Igreja primitiva e edificada pelos sacramentos, das dimensões da Igreja, da missão da Igreja e, final

ESSÊNCIA, PESSOA E SUBSTÂNCIA

I – INTRODUÇÃO             O presente trabalho apresenta uma breve definição das palavras ESSÊNCIA, PESSOA e SUBSTÂNCIA. A ordem de apresentação foi estabelecida a partir da ordem alfabética. Ao longo do texto notar-se-á que se buscou apresentar a origem do termo pesquisado, bem como a sua evolução e o que ele significa no campo teológico, mais especificamente em relação à Trindade. II – ESSÊNCIA, PESSOA, SUBSTÂNCIA             O problema inicial que permeia a definição de essência, pessoa e substância começa pelo fato de os gregos falarem de uma essência e três substâncias e os latinos de uma substância e três pessoas [1] . Sendo assim, corre-se o risco de confundir os termos e seus significados. Por isso, estudou-se apenas a concepção latina sem fazer as devidas comparações com a grega. a)       ESSÊNCIA Por esse termo é entendido, em geral, a resposta à pergunta “o quê?” [2] , por exemplo, na pergunta: ‘o que é o homem?’. A resposta, em geral, exprime a essên

A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)

RESUMO: A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)   1.       INTRODUÇÃO   O presente trabalho é um resumo da obra de Bruno Forte “A Igreja ícone da Trindade”. A leitura foi realizada de forma atenta e interessada tendo em vista a importância do tema. Divindade em três grandes partes, o livro apresenta a “ ECCLESIA DE TRINITATE – de onde vem a Igreja?”, a “ ECCLESIA INTER TEMPORA – o que é a Igreja? A forma trinitária da Igreja” e a “ ECCLESIA VIATORUM – para onde vai a Igreja?”. Dessa maneira, a apresentação desse resumo seguiu o mesmo esquema apresentado pelo autor. No entanto, no livro ele faz divisão de capítulos ao apresentar cada uma das três partes. Aqui, no entanto, pensou-se em apresentar em um único texto corrido a reflexão de Bruno Forte no intuito de elaborar um pensamento único que faça a conexão dos assuntos entre si, dado que todos estão inter-relacionados.   2.       A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE   Bruno Forte escreve este