Pular para o conteúdo principal

XXI DOMINGO DO TEMPO COMUM







“Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o santo de Deus”

               Hoje a Liturgia da Igreja recomenda que seja a nossa vida uma total adesão ao Senhor, um reconhecimento de que Ele mesmo é nosso Deus e nós O devemos servir. É assim que Josué adverte seu povo, “escolhei a quem quereis servir” (Js 24, 15b). Ainda hoje essa pergunta é dirigida a toda a humanidade. A quem quereis servir? A qual Senhor quereis prestar culto, quereis amar, quereis pedir? Certamente a resposta do cristão deve ser a mesma de Josué, “Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor” (Js 24, 15c). Ou a mesma de seu povo: “Longe de nós abandonarmos o Senhor para servir a deuses estranhos. Porque o Senhor, nosso Deus, ele mesmo é quem nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da escravidão” (Js 24, 16-17).
               A mesma indagação ocorre no Evangelho. Jesus sabia perfeitamente que entre os seus haviam aqueles que não acreditavam. Que entre os seus ainda existiam aqueles que queriam seguir outros deuses, afinal não ainda tinham entendido a mensagem da salvação. Nesse sentido a palavra de Jesus é uma palavra dura, uma palavra radical porque precisa ser palavra de decisão, de rumo definitivo a seguir, optar ou não pelo Senhor. Por isso Jesus pergunta se entre os que Ele mesmo havia escolhido existia alguém que queria ir embora. No entanto, Simão Pedro respondeu: “A quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6, 68). Simão Pedro foi feliz, porque se percebe que ele atingiu uma percepção de Jesus bonita e profunda, pois só Jesus tem palavras de vida eterna. Só Jesus tem a oportunidade decisiva de fazer cada homem e mulher mais feliz. Só Jesus pode dar a alegria que não dura apenas um momento, mas a vida toda, a vida eterna.
               Aos homens e mulheres desse tempo cabe a mesma profissão de fé de Pedro: “Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o santo de Deus” (Jo 6, 69). Essa deve ser também o testemunho credível de fé de cada cristão hoje. Crer e reconhecer que Jesus é realmente o Santo, o Filho de Deus vindo ao mundo para trazer a ele a salvação. Somente crendo em Jesus Cristo e na sua Igreja pode-se vislumbrar um futuro providente para a vida, para a sociedade, para a comunidade, para a família.
               Somente com os olhos fitos em Jesus Cristo se pode viver como Paulo sugere na carta aos Efésios, ou seja, viver homem e mulher, marido e esposa, na mesma vida, no mesmo amor e na mesma relação que o próprio Cristo tem com Sua Igreja. Que o Senhor Jesus mesmo auxilie e ajude o seu povo a “na instabilidade desse mundo, fixar os corações onde se encontram as verdadeiras alegrias” (Oração da Coleta).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO: Introdução à eclesiologia

11.        INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo resumir o livro “Introdução à Eclesiologia” de Salvador Pié-Ninot. Evidentemente não é uma tarefa simples, dado a complexidade do tema e, ao mesmo tempo, as discussões polêmicas que o mesmo está envolvido. Por exemplo: Jesus fundou a Igreja ou ela simplesmente foi aquilo que seus seguidores conseguiram oferecer? Essa e outras questões polêmicas perpassam na mente de qualquer estudante de teologia. Por isso, o resumo aqui apresentado fez questão de ser fiel ao autor nas observações, nos apontamentos e, ao mesmo tempo, na disposição dos capítulos que foram lidos e analisados. Para isso, no desenvolvimento está elaboraram-se tópicos que correspondem aos capítulos em número de 6 mais a conclusão. Assim, fala-se no estudo da história do Tratado de Eclesiologia, dos conceitos fundamentais relacionados à Igreja, de Jesus à Igreja, da Igreja primitiva e edificada pelos sacramentos, das dimensões da Igreja, da missão da Igreja e, final

ESSÊNCIA, PESSOA E SUBSTÂNCIA

I – INTRODUÇÃO             O presente trabalho apresenta uma breve definição das palavras ESSÊNCIA, PESSOA e SUBSTÂNCIA. A ordem de apresentação foi estabelecida a partir da ordem alfabética. Ao longo do texto notar-se-á que se buscou apresentar a origem do termo pesquisado, bem como a sua evolução e o que ele significa no campo teológico, mais especificamente em relação à Trindade. II – ESSÊNCIA, PESSOA, SUBSTÂNCIA             O problema inicial que permeia a definição de essência, pessoa e substância começa pelo fato de os gregos falarem de uma essência e três substâncias e os latinos de uma substância e três pessoas [1] . Sendo assim, corre-se o risco de confundir os termos e seus significados. Por isso, estudou-se apenas a concepção latina sem fazer as devidas comparações com a grega. a)       ESSÊNCIA Por esse termo é entendido, em geral, a resposta à pergunta “o quê?” [2] , por exemplo, na pergunta: ‘o que é o homem?’. A resposta, em geral, exprime a essên

A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)

RESUMO: A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)   1.       INTRODUÇÃO   O presente trabalho é um resumo da obra de Bruno Forte “A Igreja ícone da Trindade”. A leitura foi realizada de forma atenta e interessada tendo em vista a importância do tema. Divindade em três grandes partes, o livro apresenta a “ ECCLESIA DE TRINITATE – de onde vem a Igreja?”, a “ ECCLESIA INTER TEMPORA – o que é a Igreja? A forma trinitária da Igreja” e a “ ECCLESIA VIATORUM – para onde vai a Igreja?”. Dessa maneira, a apresentação desse resumo seguiu o mesmo esquema apresentado pelo autor. No entanto, no livro ele faz divisão de capítulos ao apresentar cada uma das três partes. Aqui, no entanto, pensou-se em apresentar em um único texto corrido a reflexão de Bruno Forte no intuito de elaborar um pensamento único que faça a conexão dos assuntos entre si, dado que todos estão inter-relacionados.   2.       A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE   Bruno Forte escreve este