Pular para o conteúdo principal

X DOMINGO DO TEMPO COMUM



Neste final de semana a Igreja celebra o X Domingo do Tempo Comum. Dia do Senhor, o Domingo, é dia de reunir-sem comunidade para celebrar e viver a fé que é comunhão, tornar-se família de Deus. 
A Liturgia da Palavra desse domingo é interessante. Já na primeira leitura (Gn 3, 9-15) aparece o homem, Adão, escondendo-se de Deus porque está em situação de pecado, estava nu. Mas só tinha essa consciência de sua nudez porque comeu do fruto proibido por Deus. A desobediência é sinal de pecado, é atestar contra a vontade do Pai que tudo oferece com amor para que os homens sejam felizes.
Na segunda leitura, Paulo (2Cor 4, 13-5,1) mostra que o homem não ficará imerso no pecado, porque Aquele que ressuscitou dos mortos poderá ressuscitar também a todos e clocá-los ao lado de Deus nos céus. Para tanto, é necessário e eficaz que a graça de Deus cresça entre os que crêem no Cristo para a maior glória de Deus. Afinal, não é o desânimo que sutenta a caminhada, mas o olhar voltado para as coisas do alto, as coisas invisíveis. Estas não perecem, mas permanecem para a vida eterna. 
No Evangelho (Mc 3, 20-35), Jesus depara-se com situações inusitadas. Acusam-no de estar possuído, de estar posuído por Belzebu, príncipe dos demônios. No Evangelho desse dia é necessário especificar e esclarecer alguns pontos. Primeiro, o respeito ao poder de Jesus. Se ele tem parte com Satanás não pode oferecer um Reino, porque Satanás é aquele que divide e, portanto, um reino dividido não será um reino. Depois, o respeito à Sua Pessoa. Afinal, ninguém assalta uma casa quando seu dono é forte, precisa amarrá-lo primeiro. O Reino de Jesus não é fraco, mas forte, permanece firme mesmo com todos os abalos sofridos. Finalmente, o respeito ao Espírito Santo, afinal quem blasfemar contra ele não será perdoado. Esse é o único pecado que não tem perdão, não porque Deus não pode perdoar, mas porque o homem mesmo é quem recusa estar na graça de Deus, exclui-se ele próprio da salvação de Deus. Não quer fazer parte da grande família de Deus. 
Assim, o que permanece latente nesse trecho do Evangelho é estar ou não com Jesus. Os parentes de Jesus pensavam que ele estava louco, mas Jesus afirma que seus parentes são todos aqueles que fazem a vontade de Deus. Quem não se lança com Jesus ao seu projeto não pode ser seu pai, irmão, mãe... mas somente aquele que faz a vontade de Deus.
Nessa semana que ora se inicia, a reflexão de cada um deve ser a pergunta sobre a pertença ou não a Jesus, ou seja, aceitar ou não sua proposta, viver ou não sua mensagem, enfrentar com Ele as dificuldades que vierem, inclusive para testemunhar e anunciar o Reino definitivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO: Introdução à eclesiologia

11.        INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo resumir o livro “Introdução à Eclesiologia” de Salvador Pié-Ninot. Evidentemente não é uma tarefa simples, dado a complexidade do tema e, ao mesmo tempo, as discussões polêmicas que o mesmo está envolvido. Por exemplo: Jesus fundou a Igreja ou ela simplesmente foi aquilo que seus seguidores conseguiram oferecer? Essa e outras questões polêmicas perpassam na mente de qualquer estudante de teologia. Por isso, o resumo aqui apresentado fez questão de ser fiel ao autor nas observações, nos apontamentos e, ao mesmo tempo, na disposição dos capítulos que foram lidos e analisados. Para isso, no desenvolvimento está elaboraram-se tópicos que correspondem aos capítulos em número de 6 mais a conclusão. Assim, fala-se no estudo da história do Tratado de Eclesiologia, dos conceitos fundamentais relacionados à Igreja, de Jesus à Igreja, da Igreja primitiva e edificada pelos sacramentos, das dimensões da Igreja, da missão da Igreja e, final

ESSÊNCIA, PESSOA E SUBSTÂNCIA

I – INTRODUÇÃO             O presente trabalho apresenta uma breve definição das palavras ESSÊNCIA, PESSOA e SUBSTÂNCIA. A ordem de apresentação foi estabelecida a partir da ordem alfabética. Ao longo do texto notar-se-á que se buscou apresentar a origem do termo pesquisado, bem como a sua evolução e o que ele significa no campo teológico, mais especificamente em relação à Trindade. II – ESSÊNCIA, PESSOA, SUBSTÂNCIA             O problema inicial que permeia a definição de essência, pessoa e substância começa pelo fato de os gregos falarem de uma essência e três substâncias e os latinos de uma substância e três pessoas [1] . Sendo assim, corre-se o risco de confundir os termos e seus significados. Por isso, estudou-se apenas a concepção latina sem fazer as devidas comparações com a grega. a)       ESSÊNCIA Por esse termo é entendido, em geral, a resposta à pergunta “o quê?” [2] , por exemplo, na pergunta: ‘o que é o homem?’. A resposta, em geral, exprime a essên

A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)

RESUMO: A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)   1.       INTRODUÇÃO   O presente trabalho é um resumo da obra de Bruno Forte “A Igreja ícone da Trindade”. A leitura foi realizada de forma atenta e interessada tendo em vista a importância do tema. Divindade em três grandes partes, o livro apresenta a “ ECCLESIA DE TRINITATE – de onde vem a Igreja?”, a “ ECCLESIA INTER TEMPORA – o que é a Igreja? A forma trinitária da Igreja” e a “ ECCLESIA VIATORUM – para onde vai a Igreja?”. Dessa maneira, a apresentação desse resumo seguiu o mesmo esquema apresentado pelo autor. No entanto, no livro ele faz divisão de capítulos ao apresentar cada uma das três partes. Aqui, no entanto, pensou-se em apresentar em um único texto corrido a reflexão de Bruno Forte no intuito de elaborar um pensamento único que faça a conexão dos assuntos entre si, dado que todos estão inter-relacionados.   2.       A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE   Bruno Forte escreve este