Pular para o conteúdo principal

SANTÍSSIMA TRINDADE

Nesse domingo celebra-se a Santíssima Trindade. Na expressão do teólogo Leonardo Boff, "a melhor comunidade". Justamente, é nesse sentido que a Trindade, Deus Pai, Filho e Espírito Santo desejam mostrar-se aos crentes, como exemplo de comunidade de amor, de comunhão e de vida plena. 
E, nesse sentido, cada um é chamado também a participar dessa comunhão trinitária no amor. Não existem três deuses, mas um Único Deus que se manifesta em três pessoas distintas. Portanto, a fé cristã é a fé no Deus-Comunhão, que alimenta a caminhada do povo e escolhe homens e mulheres para continuarem esse caminhar. 
Pensando nisso, a Palavra que se faz vida e atitude nesse domingo, inicia-se com a leitura do Deuteronômino (4, 32-34.39-40) mostrando como Moisés interregou o povo fazendo-o pensar na importância de confessar a fé no Deus Uno, mas no Deus que faz ouvir sua voz e que não está longe do povo, mas escolhe esse povo para si, para ser uma grande nação, luz dos povos todos. É ainda assim que a fé nesse Deus Único exige não só o reconhecimento, mas o gravar no próprio coração, porque é gravar para nunca mais esquecer. É gravar para lembrar sempre que o Senhor é o Único, não há outro além ddele. 
A segunda leitura (Rm 8, 14-17) já recorda a filiação divina dos seres humanos. Se o Deus é Um, Único, os seus filhos são uma grande comunidade, grande família que se transforma em herdeiros, mas herdeiros das bençãos e proteção de Deus, bem como da missão de levar a fé nesse Deus por onde forem.
Finalmente, o Evangelho (Mt 28, 16-20) atualiza a missão que Jesus deixou aos seus de irem e e fazerem discípulos todos os povos, batizando-os em nome da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Além do batismo, cabe a todo aquele que professar a fé nesse Deus Uno e Trino a obediência aos mandamentos, bem como a certeza, e nunca a dúvida, de que o Senhor é aquele que caminha com seu povo, com aqueles que achamou e enviou e que estará com esse povo até o fim dos tempos.
Sendo assim, ao cristão resta a confiança na certeza de que Deus promete e cumpre, de que Ele caminha junto, manifestando-se aos homens e mulheres no decurso da história e dos dias. Que a presença amorosa de Deus na humanidade, no amor da Trindade auxilie todos os cristãos na busca da verdade, da caridade, da justiça e da paz - sempre tendo como pressuposto o amor do Pai revelado ao homem em Jesus Cristo, na ação do Espírito Santo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO: Introdução à eclesiologia

11.        INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo resumir o livro “Introdução à Eclesiologia” de Salvador Pié-Ninot. Evidentemente não é uma tarefa simples, dado a complexidade do tema e, ao mesmo tempo, as discussões polêmicas que o mesmo está envolvido. Por exemplo: Jesus fundou a Igreja ou ela simplesmente foi aquilo que seus seguidores conseguiram oferecer? Essa e outras questões polêmicas perpassam na mente de qualquer estudante de teologia. Por isso, o resumo aqui apresentado fez questão de ser fiel ao autor nas observações, nos apontamentos e, ao mesmo tempo, na disposição dos capítulos que foram lidos e analisados. Para isso, no desenvolvimento está elaboraram-se tópicos que correspondem aos capítulos em número de 6 mais a conclusão. Assim, fala-se no estudo da história do Tratado de Eclesiologia, dos conceitos fundamentais relacionados à Igreja, de Jesus à Igreja, da Igreja primitiva e edificada pelos sacramentos, das dimensões da Igreja, da missão da Igreja e, final

ESSÊNCIA, PESSOA E SUBSTÂNCIA

I – INTRODUÇÃO             O presente trabalho apresenta uma breve definição das palavras ESSÊNCIA, PESSOA e SUBSTÂNCIA. A ordem de apresentação foi estabelecida a partir da ordem alfabética. Ao longo do texto notar-se-á que se buscou apresentar a origem do termo pesquisado, bem como a sua evolução e o que ele significa no campo teológico, mais especificamente em relação à Trindade. II – ESSÊNCIA, PESSOA, SUBSTÂNCIA             O problema inicial que permeia a definição de essência, pessoa e substância começa pelo fato de os gregos falarem de uma essência e três substâncias e os latinos de uma substância e três pessoas [1] . Sendo assim, corre-se o risco de confundir os termos e seus significados. Por isso, estudou-se apenas a concepção latina sem fazer as devidas comparações com a grega. a)       ESSÊNCIA Por esse termo é entendido, em geral, a resposta à pergunta “o quê?” [2] , por exemplo, na pergunta: ‘o que é o homem?’. A resposta, em geral, exprime a essên

A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)

RESUMO: A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)   1.       INTRODUÇÃO   O presente trabalho é um resumo da obra de Bruno Forte “A Igreja ícone da Trindade”. A leitura foi realizada de forma atenta e interessada tendo em vista a importância do tema. Divindade em três grandes partes, o livro apresenta a “ ECCLESIA DE TRINITATE – de onde vem a Igreja?”, a “ ECCLESIA INTER TEMPORA – o que é a Igreja? A forma trinitária da Igreja” e a “ ECCLESIA VIATORUM – para onde vai a Igreja?”. Dessa maneira, a apresentação desse resumo seguiu o mesmo esquema apresentado pelo autor. No entanto, no livro ele faz divisão de capítulos ao apresentar cada uma das três partes. Aqui, no entanto, pensou-se em apresentar em um único texto corrido a reflexão de Bruno Forte no intuito de elaborar um pensamento único que faça a conexão dos assuntos entre si, dado que todos estão inter-relacionados.   2.       A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE   Bruno Forte escreve este