Pular para o conteúdo principal

V DOMINGO DA QUARESMA


"[...] mas se morre, produz muito fruto"

A Igreja está a poucos dias de celebrar a maior festa da vida cristã, a Ressurreição de Jesus. Mais uma vez, a caminhada quaresmal orienta a vida dos cristãos em vista do encontro decisivo com o Cristo Ressuscitado que dá sentido à vida e plenifica a existência humana. Assim, esse tempo especial da graça de Deus, a quaresma, motiva cada um a viver mais intensamente a própria fé e a percorrer o caminho de Jesus ainda nos dias de hoje.
Nesse sentido, é interessante a dinâmica do Evangelho desse domingo quaresmal (Jo 12, 20-33). Alguns gregos se aproximam de Filipe pedindo para 'ver Jesus'. Esse gesto não revela simplesmente uma visita, um conhecer qualquer, mas uma decisão de encontrar com Aquele que pode orientar a própria vida e fazê-la diferente. É o movimento de estar com o Mestre. No entanto, Jesus já está prestes à viver a paixão e morte de cruz. Então, começa a falar sobre esse acontecimento e sobre a glória que dele resultará.
É o amor! Dar a vida para que o mundo mesmo viva e seja salvo. É bonita a imagem usada por Jesus para falar do seu mistério, ou seja, a semente que cai na terra e morre. Sem morte não pode haver vida. Se uma semente fica na janela sobre um prato permanecerá do mesmo jeito sempre. No entanto, se é colocada na terra, vem a chuva, a brisa, o frescor da noite e madrugada e a fertiliza, ela certamente vai viver, tornar-se uma nova planta. Essa é a dimensão do amor de Deus. E deve ser a de cada um. Quantas vezes é necessário morrer para si mesmo para gerar vida para os outros. Isso em casa, na comunidade, no trabalho, no estudo. Deixar morrer vícios e desafetos interiores que apenas perpetuam algumas feridas dentro do ser humano para que a vida ressuscite.
É pelo amor que Jesus atrairá todos a si. Com a sua morte, Ele dá vida ao mundo, salva-o. A morte na cruz não é a última palavra, mas é o passo a ser dado para a glória futura, para o estar totalmente em Deus. E é Deus mesmo quem quer de todas as formas resgatar o homem e a mulher para si, porque em Jesus, como no Antigo Testamento (Jr 31, 31-34), quer fazer aliança com seu povo, quer que este povo seja Seu. O Senhor continua a fazer essa aliança com cada membro da Igreja, com cada filho.
A cada um e a todos comunitariamente cabe aprender a obediência de Jesus e sua entrega a Deus (Hb 5, 7-9). Só dessa maneira pdoeremos salvar a nós mesmos e ser causa de salvação para muitos. A fé cristã é essencialmente comunitária, por isso, o outro é importante no processo salvífico realizado por Jesus Cristo. Que nesta semana, ultima da quaresma, o Espírito do Senhor esteja sobre Seu povo e o conduza ao amor, à obediência e à entrega fiel ao projeto do Reino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO: Introdução à eclesiologia

11.        INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo resumir o livro “Introdução à Eclesiologia” de Salvador Pié-Ninot. Evidentemente não é uma tarefa simples, dado a complexidade do tema e, ao mesmo tempo, as discussões polêmicas que o mesmo está envolvido. Por exemplo: Jesus fundou a Igreja ou ela simplesmente foi aquilo que seus seguidores conseguiram oferecer? Essa e outras questões polêmicas perpassam na mente de qualquer estudante de teologia. Por isso, o resumo aqui apresentado fez questão de ser fiel ao autor nas observações, nos apontamentos e, ao mesmo tempo, na disposição dos capítulos que foram lidos e analisados. Para isso, no desenvolvimento está elaboraram-se tópicos que correspondem aos capítulos em número de 6 mais a conclusão. Assim, fala-se no estudo da história do Tratado de Eclesiologia, dos conceitos fundamentais relacionados à Igreja, de Jesus à Igreja, da Igreja primitiva e edificada pelos sacramentos, das dimensões da Igreja, da missão da Igreja e, final

ESSÊNCIA, PESSOA E SUBSTÂNCIA

I – INTRODUÇÃO             O presente trabalho apresenta uma breve definição das palavras ESSÊNCIA, PESSOA e SUBSTÂNCIA. A ordem de apresentação foi estabelecida a partir da ordem alfabética. Ao longo do texto notar-se-á que se buscou apresentar a origem do termo pesquisado, bem como a sua evolução e o que ele significa no campo teológico, mais especificamente em relação à Trindade. II – ESSÊNCIA, PESSOA, SUBSTÂNCIA             O problema inicial que permeia a definição de essência, pessoa e substância começa pelo fato de os gregos falarem de uma essência e três substâncias e os latinos de uma substância e três pessoas [1] . Sendo assim, corre-se o risco de confundir os termos e seus significados. Por isso, estudou-se apenas a concepção latina sem fazer as devidas comparações com a grega. a)       ESSÊNCIA Por esse termo é entendido, em geral, a resposta à pergunta “o quê?” [2] , por exemplo, na pergunta: ‘o que é o homem?’. A resposta, em geral, exprime a essên

A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)

RESUMO: A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)   1.       INTRODUÇÃO   O presente trabalho é um resumo da obra de Bruno Forte “A Igreja ícone da Trindade”. A leitura foi realizada de forma atenta e interessada tendo em vista a importância do tema. Divindade em três grandes partes, o livro apresenta a “ ECCLESIA DE TRINITATE – de onde vem a Igreja?”, a “ ECCLESIA INTER TEMPORA – o que é a Igreja? A forma trinitária da Igreja” e a “ ECCLESIA VIATORUM – para onde vai a Igreja?”. Dessa maneira, a apresentação desse resumo seguiu o mesmo esquema apresentado pelo autor. No entanto, no livro ele faz divisão de capítulos ao apresentar cada uma das três partes. Aqui, no entanto, pensou-se em apresentar em um único texto corrido a reflexão de Bruno Forte no intuito de elaborar um pensamento único que faça a conexão dos assuntos entre si, dado que todos estão inter-relacionados.   2.       A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE   Bruno Forte escreve este