Pular para o conteúdo principal

2º DOMINGO DA QUARESMA


"SENTIR O CÉU JÁ AQUI"

Celebramos, com espírito orante e penitente, o Segundo Domingo da Quaresma. A Quaresma é o momento de aproximar-se de Deus provando sua misericórdia e amor que são infinitos para com o ser humano. Esse amor mostra-se na pessoa de Jesus Cristo que se torna presente no meio do povo e experimenta seu sofrimento. No entanto, para o Filho de Deus, a dor, o sofrimento e a morte não são a sentença final, definitiva.
Ao viver este domingo quaresmal, a Liturgia da Palavra apresenta Jesus como Aquele que prova dos sofrimentos humanos, mas que já antecipa aqui a vitória final (Mc 9, 2-10), a glória futura da qual um dia também participaremos com Ele no Pai pelo Espírito Santo.
Jesus convida três de seus discípulos, a saber: Pedro, Thiago e João para subirem ao monte com Ele. Nesse monte o Filho de Deus transfigura-se diante deles, suas roupas ficaram brancas e apareceram Moisés e Elias. A transfiguração de Jesus quer fazer com os discípulos compreendam que o Reino anunciado não é deste mundo, que a bem-aventurança, a alegria eterna existe e há a possibilidade de todo homem participar dela. Ao trazer Moisés e Elias quer recordar todo o Antigo Testamente, a lei e os profetas, indicando que tudo converge para a missão de Cristo de reconduzir todos a Deus.
Ao mesmo tempo, a transfiguração quer encorajar os discípulos. Jesus está diante da prisão, crucificação e morte na cruz. Todo esse mistério salvífico culmina na Ressurreição, na feliz razão da nossa fé, o Ressuscitado. É nesse sentido que adquire consolo e alento o sofrimento pelo qual os apóstolos iriam passar ao ver o mestre cruificado e morto injustamente e é ainda o sofrimento que aflige as pessoas de todos os tempos.
À primeira vista, o sacrifício de Abraão (Gn 22, 1-2.9-13.15-18) é escandâlo diante dos olhos humanos. No entanto, sua fé assevera que a confiança em Deus, a total fidelidade ao plano salvífico do Pai pode tocar os corações. A misericórdia de Deus é infinita. Ele conhece o coração de cada um, por ele se interessa, mas quer ver qual a amplitude dessa confiança, da fé. Assim, para entender a dinâmica de Deus, é necessário entender o próprio sofrimento, as dificuldades que se passa na vida cotidiana, porque Deus não abandona - como o fez com Abrão - mas está ao lado para salvar a humanidade inteira. Com o coração cheio do amor de Deus e da confiança e fé n'Ele podemos afirmar como São Paulo (Rm 8, 31-34): "Se Deus é por nós, quem será contra nós?".  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO: Introdução à eclesiologia

11.        INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo resumir o livro “Introdução à Eclesiologia” de Salvador Pié-Ninot. Evidentemente não é uma tarefa simples, dado a complexidade do tema e, ao mesmo tempo, as discussões polêmicas que o mesmo está envolvido. Por exemplo: Jesus fundou a Igreja ou ela simplesmente foi aquilo que seus seguidores conseguiram oferecer? Essa e outras questões polêmicas perpassam na mente de qualquer estudante de teologia. Por isso, o resumo aqui apresentado fez questão de ser fiel ao autor nas observações, nos apontamentos e, ao mesmo tempo, na disposição dos capítulos que foram lidos e analisados. Para isso, no desenvolvimento está elaboraram-se tópicos que correspondem aos capítulos em número de 6 mais a conclusão. Assim, fala-se no estudo da história do Tratado de Eclesiologia, dos conceitos fundamentais relacionados à Igreja, de Jesus à Igreja, da Igreja primitiva e edificada pelos sacramentos, das dimensões da Igreja, da missão da Igreja e, final

ESSÊNCIA, PESSOA E SUBSTÂNCIA

I – INTRODUÇÃO             O presente trabalho apresenta uma breve definição das palavras ESSÊNCIA, PESSOA e SUBSTÂNCIA. A ordem de apresentação foi estabelecida a partir da ordem alfabética. Ao longo do texto notar-se-á que se buscou apresentar a origem do termo pesquisado, bem como a sua evolução e o que ele significa no campo teológico, mais especificamente em relação à Trindade. II – ESSÊNCIA, PESSOA, SUBSTÂNCIA             O problema inicial que permeia a definição de essência, pessoa e substância começa pelo fato de os gregos falarem de uma essência e três substâncias e os latinos de uma substância e três pessoas [1] . Sendo assim, corre-se o risco de confundir os termos e seus significados. Por isso, estudou-se apenas a concepção latina sem fazer as devidas comparações com a grega. a)       ESSÊNCIA Por esse termo é entendido, em geral, a resposta à pergunta “o quê?” [2] , por exemplo, na pergunta: ‘o que é o homem?’. A resposta, em geral, exprime a essên

A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)

RESUMO: A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)   1.       INTRODUÇÃO   O presente trabalho é um resumo da obra de Bruno Forte “A Igreja ícone da Trindade”. A leitura foi realizada de forma atenta e interessada tendo em vista a importância do tema. Divindade em três grandes partes, o livro apresenta a “ ECCLESIA DE TRINITATE – de onde vem a Igreja?”, a “ ECCLESIA INTER TEMPORA – o que é a Igreja? A forma trinitária da Igreja” e a “ ECCLESIA VIATORUM – para onde vai a Igreja?”. Dessa maneira, a apresentação desse resumo seguiu o mesmo esquema apresentado pelo autor. No entanto, no livro ele faz divisão de capítulos ao apresentar cada uma das três partes. Aqui, no entanto, pensou-se em apresentar em um único texto corrido a reflexão de Bruno Forte no intuito de elaborar um pensamento único que faça a conexão dos assuntos entre si, dado que todos estão inter-relacionados.   2.       A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE   Bruno Forte escreve este