Pular para o conteúdo principal

3° DOMINGO DO TEMPO COMUM

"LEVANTA-TE E PÕE-TE A CAMINHO"

Continuando a caminhada do tempo Comum, vivemos o 3°ingo desse tempo de esperança, de caminhada com Jesus na vida e na história de toda a humanidade. Hoje, de forma especial, Jesus quer atingir, através da Liturgia, a todos e espera de cada um que refaça o caminho que Ele mesmo fez um dia. Jesus quer que cada um se coloque a caminho, mas não sozinho, com Ele. Na Liturgia da Palavra deste domingo surgem dois aspectos centrais de reflexão. primeiro o resumo da pregação de Jesus, depois a vocação dos primeiros discípulos.
Como bem escreve São Paulo (1Cor 7, 29-31), o tempo está abreviado e a figura deste mundo passa. O que se vive aqui não é eterno, mas passageiro como a noite. Até Jesus a humanidade viveu o tempo da promessa e da espera. Tempo em que Deus enviou profetas e mensageiros para que todos se convertessem e esperassem a vinda do Messias. Com Jesus realizou-se o cumprimento da promessa de Deus. O seu Reino foi instalado entre os homens para que estes vivessem como pessoas novas.
O Reino de Deus está aqui e agora. Nesse sentido, não é o passado nem o futuro que é bom, mas o tempo no qual se vive, o presente da história, porque é nele que se realiza o Reino que Jesus veio anunciar. Ele começa aqui e agora. Porém, a entrada nesse Reino depende do querer, da vontade e da liberdade de cada um. Deus chama o homem, mas o deixa inteiramente livre para que ele dê sua resposta.
Assim, entende-se o segundo momento da celebração desse domingo: o seguimento dos discípulos de Jesus. Deus sempre se compadece daqueles que ouvem seus mensageiros (Jn 3, 1-5.10), daqueles que, como o profeta Jonas, se colocam a caminho. Jesus, no seu Evangelho (Mc 1, 14-20), convida homens de variados lugares para o seguir, para colocar-se a caminh com Ele. Jesus chama para serem pescadores de homens, para segui-Lo. A atitude daqueles que Jesus chamou revela já o compromisso, a resposta que eles deram ao mestre. imediatamente deixaram as redes, outros partiram deixando pai e seguiram a Jesus.
Na vida de cada pessoa, a fé é esse constitutivo, esse dom de Deus que faz deixar tudo o que se possui para seguir a Jesus. É evidente que o seguimento radical não é fácil, não se dá a resposta de qualquer forma, mas se adere à proposta de Jesus na confiança de que Ele mesmo suprirá as dificuldades do caminho, que é Ele mesmo quem dá força, coragem e força no seu seguimento.
Que durante esta semana cada um possa fazer a experiência de entregar-se ao projeto, ao sonho de Jesus: o Reino de Deus! Aceite o convite de Jesus... Levanta-te e põe-te a caminho...

Eduardo Moreira Guimarães

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO: Introdução à eclesiologia

11.        INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo resumir o livro “Introdução à Eclesiologia” de Salvador Pié-Ninot. Evidentemente não é uma tarefa simples, dado a complexidade do tema e, ao mesmo tempo, as discussões polêmicas que o mesmo está envolvido. Por exemplo: Jesus fundou a Igreja ou ela simplesmente foi aquilo que seus seguidores conseguiram oferecer? Essa e outras questões polêmicas perpassam na mente de qualquer estudante de teologia. Por isso, o resumo aqui apresentado fez questão de ser fiel ao autor nas observações, nos apontamentos e, ao mesmo tempo, na disposição dos capítulos que foram lidos e analisados. Para isso, no desenvolvimento está elaboraram-se tópicos que correspondem aos capítulos em número de 6 mais a conclusão. Assim, fala-se no estudo da história do Tratado de Eclesiologia, dos conceitos fundamentais relacionados à Igreja, de Jesus à Igreja, da Igreja primitiva e edificada pelos sacramentos, das dimensões da Igreja, da missão da Igreja e, final

ESSÊNCIA, PESSOA E SUBSTÂNCIA

I – INTRODUÇÃO             O presente trabalho apresenta uma breve definição das palavras ESSÊNCIA, PESSOA e SUBSTÂNCIA. A ordem de apresentação foi estabelecida a partir da ordem alfabética. Ao longo do texto notar-se-á que se buscou apresentar a origem do termo pesquisado, bem como a sua evolução e o que ele significa no campo teológico, mais especificamente em relação à Trindade. II – ESSÊNCIA, PESSOA, SUBSTÂNCIA             O problema inicial que permeia a definição de essência, pessoa e substância começa pelo fato de os gregos falarem de uma essência e três substâncias e os latinos de uma substância e três pessoas [1] . Sendo assim, corre-se o risco de confundir os termos e seus significados. Por isso, estudou-se apenas a concepção latina sem fazer as devidas comparações com a grega. a)       ESSÊNCIA Por esse termo é entendido, em geral, a resposta à pergunta “o quê?” [2] , por exemplo, na pergunta: ‘o que é o homem?’. A resposta, em geral, exprime a essên

A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)

RESUMO: A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)   1.       INTRODUÇÃO   O presente trabalho é um resumo da obra de Bruno Forte “A Igreja ícone da Trindade”. A leitura foi realizada de forma atenta e interessada tendo em vista a importância do tema. Divindade em três grandes partes, o livro apresenta a “ ECCLESIA DE TRINITATE – de onde vem a Igreja?”, a “ ECCLESIA INTER TEMPORA – o que é a Igreja? A forma trinitária da Igreja” e a “ ECCLESIA VIATORUM – para onde vai a Igreja?”. Dessa maneira, a apresentação desse resumo seguiu o mesmo esquema apresentado pelo autor. No entanto, no livro ele faz divisão de capítulos ao apresentar cada uma das três partes. Aqui, no entanto, pensou-se em apresentar em um único texto corrido a reflexão de Bruno Forte no intuito de elaborar um pensamento único que faça a conexão dos assuntos entre si, dado que todos estão inter-relacionados.   2.       A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE   Bruno Forte escreve este