Pular para o conteúdo principal

Onde está Deus? Onde você está!?


Anselm Grun tem um pequeno livro “Mística e eros” talvez pouco conhecido, mas de uma profundidade inigualável na vivência religiosa da espiritualidade. O autor sugere viver “uma espiritualidade que, em conformidade com a tradição beneditina, possa ser ‘alegria de viver’”.

Essa alegria é encontrada na contemplação mística que cura completamente a alma, porque a convida a deixar para trás todo pensamento, frustração e unir-se a Deus em todos os momentos: “Tudo é bom, tudo é perpassado por Deus. Deus é”.
O caminho para Deus conduz para um encontro decisivo: a “descida à própria realidade, à realidade do corpo e da alma, à realidade do cotidiano com as suas fadigas, à realidade do trabalho e da relação com as pessoas”. É a estrada da ascese interior.
Chegando ao nosso interior, chegamos novamente a Deus e chegar a Deus é chegar “ao repouso e aqui ninguém tem poder sobre nós. Nada nos pode inquietar, ninguém pode nos dominar. Deus é o Deus que nos conduz para fora de qualquer prisão e dependência; é o Deus que nos conduz do Egito para a terra da contemplação, na qual podemos ser totalmente nós mesmos diante de nosso Deus”.
Nessa experiência encontra-se a verdadeira liberdade do ser humano que suscita o sentimento de renovação, de regeneração e de nascimento de um novo ser em nós. O místico experimenta em si um novo nascimento, o nascimento de Cristo no seu coração. É o momento da libertação das falsas auto avaliações e das identificações com o próprio ego.
A verdadeira pátria de cada um de nós é o nosso interior. Mergulhando em nós mesmos, descobriremos que tudo no ser humano é amor e nesse amor se encontra aquele Deus que penetra, atravessando o mundo inteiro, e une-se a ele. Não se trata simplesmente de crer nesse Deus, mas de tornar-se íntimo dele. A mística é a experiência do amor divino que quer encarnar-se em nós, e que já está em nós, que se espalha pelo nosso corpo e o vivifica.
Por vezes, deparamo-nos com a frustração, o desânimo, a angústia e a tristeza. É o caminho árduo, mas sereno daquele que se propõe a uma vida diferente, porque enquanto tudo vai bem não estamos em casa. A mística é a busca do verdadeiro ser, do mistério do meu eu, portanto, do desinstalar-se, do mover-se do fazer nascer o “eu verdadeiro”. E quando emerge em mim o mistério do “eu sou”, também Deus nasce em mim.

Deus, o Amor, produz uma paz profunda na alma, uma paz amorosa, um doce prazer e uma abertura ao mundo e às pessoas. Encontramos em todo lugar as suas marcas porque Ele sempre age. Segundo Teilhar de Chardin, “podemos tatear Deus no coração do universo”.
A mística é fidelidade à vida, à realidade, abandonar-se a Deus que me encontra no meu trabalho, no cotidiano e no mundo. No agir concreto, no meu modo de comer e de beber, de arrumar a cama e trabalhar, evidencia-se a minha mística, o meu estar unido a Deus ou, ao contrário, o meu estranhamento dele, isto é, a minha divisão interior.
O caminho místico é justamente aquele que conduz ao cotidiano. Onde você está? Em que situação você se encontra? De acordo com o livro de Grun, “não temos necessidade de continuar a viver no futuro como temos vivido até agora. Liberta-te deste modo de ver, pois mil possibilidades te convidam para uma vida nova”.

Boa aventura em si mesmo!

“Tarde Te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova… Tarde Te amei! Trinta anos estive longe de Deus. Mas, durante esse tempo, algo se movia dentro do meu coração… Eu era inquieto, alguém que buscava a felicidade, buscava algo que não achava… [...] Tu estavas dentro de mim e eu fora… [...] Estavas comigo e não eu Contigo… [...] Mas Tu me chamaste, clamaste por mim e Teu grito rompeu a minha surdez… “Fizeste-me entrar em mim mesmo… Para não olhar para dentro de mim, eu tinha me escondido. Mas Tu me arrancaste do meu esconderijo e me puseste diante de mim mesmo... [...] Brilhaste, resplandeceste sobre mim e afugentaste a minha cegueira. [...] Exalaste Teu Perfume e respirei. Agora suspiro por Ti, anseio por Ti! Deus… [...] Provei-Te, e, agora, tenho fome e sede de Ti. Tocaste-me, e agora ardo em desejos por Tua Paz”.  
(Santo Agostinho, Confissões 10, 27-29)

Pe. Eduardo M. Guimarães
Reitor do Seminário Menor Diocesano Menino Deus
Chanceler do Bispado de Cornélio Procópio - PR


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
GRUN, Anselm; RIEDL, Gerhard. Mística e eros. Tradução de Sonia R. Lyra. Curitiba: Lyra Editorial, 2002.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO: Introdução à eclesiologia

11.        INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo resumir o livro “Introdução à Eclesiologia” de Salvador Pié-Ninot. Evidentemente não é uma tarefa simples, dado a complexidade do tema e, ao mesmo tempo, as discussões polêmicas que o mesmo está envolvido. Por exemplo: Jesus fundou a Igreja ou ela simplesmente foi aquilo que seus seguidores conseguiram oferecer? Essa e outras questões polêmicas perpassam na mente de qualquer estudante de teologia. Por isso, o resumo aqui apresentado fez questão de ser fiel ao autor nas observações, nos apontamentos e, ao mesmo tempo, na disposição dos capítulos que foram lidos e analisados. Para isso, no desenvolvimento está elaboraram-se tópicos que correspondem aos capítulos em número de 6 mais a conclusão. Assim, fala-se no estudo da história do Tratado de Eclesiologia, dos conceitos fundamentais relacionados à Igreja, de Jesus à Igreja, da Igreja primitiva e edificada pelos sacramentos, das dimensões da Igreja, da missão da Igreja e, final

ESSÊNCIA, PESSOA E SUBSTÂNCIA

I – INTRODUÇÃO             O presente trabalho apresenta uma breve definição das palavras ESSÊNCIA, PESSOA e SUBSTÂNCIA. A ordem de apresentação foi estabelecida a partir da ordem alfabética. Ao longo do texto notar-se-á que se buscou apresentar a origem do termo pesquisado, bem como a sua evolução e o que ele significa no campo teológico, mais especificamente em relação à Trindade. II – ESSÊNCIA, PESSOA, SUBSTÂNCIA             O problema inicial que permeia a definição de essência, pessoa e substância começa pelo fato de os gregos falarem de uma essência e três substâncias e os latinos de uma substância e três pessoas [1] . Sendo assim, corre-se o risco de confundir os termos e seus significados. Por isso, estudou-se apenas a concepção latina sem fazer as devidas comparações com a grega. a)       ESSÊNCIA Por esse termo é entendido, em geral, a resposta à pergunta “o quê?” [2] , por exemplo, na pergunta: ‘o que é o homem?’. A resposta, em geral, exprime a essên

A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)

RESUMO: A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)   1.       INTRODUÇÃO   O presente trabalho é um resumo da obra de Bruno Forte “A Igreja ícone da Trindade”. A leitura foi realizada de forma atenta e interessada tendo em vista a importância do tema. Divindade em três grandes partes, o livro apresenta a “ ECCLESIA DE TRINITATE – de onde vem a Igreja?”, a “ ECCLESIA INTER TEMPORA – o que é a Igreja? A forma trinitária da Igreja” e a “ ECCLESIA VIATORUM – para onde vai a Igreja?”. Dessa maneira, a apresentação desse resumo seguiu o mesmo esquema apresentado pelo autor. No entanto, no livro ele faz divisão de capítulos ao apresentar cada uma das três partes. Aqui, no entanto, pensou-se em apresentar em um único texto corrido a reflexão de Bruno Forte no intuito de elaborar um pensamento único que faça a conexão dos assuntos entre si, dado que todos estão inter-relacionados.   2.       A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE   Bruno Forte escreve este