Pular para o conteúdo principal

"Abri as portas ao Redentor" - IV DOMINGO DO ADVENTO

Nesse final de semana celebramos o IV DOMINGO DO ADVENTO. Estamos encerrando esse Tempo litúrgico tão especial para a vida da Igreja. E a liturgia deste domingo nos faz um grande e inquietante convite repetido por São João Paulo II: "Abri as portas ao Redentor" (Bula de proclamação do Jubileu da Redenção - 1983). Ou, como diz o salmo 23: "Abri as portas para que Ele possa entrar"
Celebrar o Advento é celebrar a nossa disposição interior de preparar nosso coração, nossa casa, nossa família, nossa comunidade, a sociedade e a humanidade inteira para que o Senhor Jesus entre. Como diz Isaías "Céus, deixai cair o orvalho, nuvens, chovei o justo; abra-se a terra, e brote o Salvador!" (Is 45, 8 - Antífona de Entrada).
A vinda próxima do Senhor é, portanto, momento de abrir o coração e a mente para perceber o sinal de Deus: "Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel" (Is 7, 14). A encarnação do Filho de Deus cumpre as promessas de Deus a seu povo. Deus que outrora preparara o caminho para sua estada no meio de nós pela sua misericórdia para com Seu povo, pelos nossos pais na fé, pelos profetas, pelos reis, surge na nossa história, na nossa humilde humanidade: "A origem de Jesus  Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo" (Mt 1, 18). É a divindade de Deus tocando nossa carne frágil, pecadora e desobediente. É o extraordinário de Deus entrando na ordinariedade do humano, do criado, do imperfeito. 
Não foi fácil para Maria acolher o projeto de Deus em sua vida. "Como se dará isso?", ela diz em outra passagem (Lc 1, 26s). Também não foi simples para José ver Maria grávida. Mas os projetos de Deus são perfeitos. Ele mesmo envia Seu anjo para avisar José em sonho dos Seus desígnios. E José faz "como o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa" (Mt 1, 24). 
As dúvidas, as indecisões elas podem ocorrer em nossa vida, mas quando estamos imersos em Deus, superamos, aceitamos de prontidão como Maria e José os planos de Deus para nós. Aquele que vai nascer tem um nome: "Emanuel" (Is 7, 14) - Deus está conosco! José mesmo é quem vai chamar-lhe "Jesus" - "pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados" (Mt 1, 21). 
Não tenhais medo, antes, "procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo!" (Papa João Paulo II no discurso inaugural de seu pontificado, 22 de outubro de 1978). Não tenhamos medo de Jesus Cristo. Ele vem para nos salvar, Ele vem para nos libertar. 
Salvos, libertos, somos escolhidos por Ele para o Evangelho, d'Ele recebemos "a graça da vocação para o apostolado" (Rm 1, 7). Sejamos missionários! Ajudemos o mundo a acolher Jesus, a deixá-lo nascer em nós! Deixemos Ele falar em nós. 
Ainda, como lembrou São João Paulo II: "Hoje em dia muito frequentemente o homem não sabe o que traz no interior de si mesmo, no profundo do seu ânimo e do seu coração, muito frequentemente se encontra incerto acerca do sentido da sua vida sobre esta terra. E sucede que é invadido pela dúvida que se transmuta em desespero. Permiti, pois — peço-vos e vo-lo imploro com humildade e com confiança — permiti a Cristo falar ao homem. Somente Ele tem palavras de vida; sim, de vida eterna" ( Discurso inaugural de seu pontificado, 22 de outubro de 1978). 
No dia 17 iniciamos a preparação próxima para o Natal, como que a "Semana Santa" que nos prepara para celebrar a chegada de Deus no meio de nós. Permitamo-nos estar com Jesus Cristo, estar com o Emanuel, porque Ele é a resposta concreta de Deus aos nossos clamores!

Pe. Eduardo Moreira Guimarães


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO: Introdução à eclesiologia

11.        INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo resumir o livro “Introdução à Eclesiologia” de Salvador Pié-Ninot. Evidentemente não é uma tarefa simples, dado a complexidade do tema e, ao mesmo tempo, as discussões polêmicas que o mesmo está envolvido. Por exemplo: Jesus fundou a Igreja ou ela simplesmente foi aquilo que seus seguidores conseguiram oferecer? Essa e outras questões polêmicas perpassam na mente de qualquer estudante de teologia. Por isso, o resumo aqui apresentado fez questão de ser fiel ao autor nas observações, nos apontamentos e, ao mesmo tempo, na disposição dos capítulos que foram lidos e analisados. Para isso, no desenvolvimento está elaboraram-se tópicos que correspondem aos capítulos em número de 6 mais a conclusão. Assim, fala-se no estudo da história do Tratado de Eclesiologia, dos conceitos fundamentais relacionados à Igreja, de Jesus à Igreja, da Igreja primitiva e edificada pelos sacramentos, das dimensões da Igreja, da missão da Igreja e, final

ESSÊNCIA, PESSOA E SUBSTÂNCIA

I – INTRODUÇÃO             O presente trabalho apresenta uma breve definição das palavras ESSÊNCIA, PESSOA e SUBSTÂNCIA. A ordem de apresentação foi estabelecida a partir da ordem alfabética. Ao longo do texto notar-se-á que se buscou apresentar a origem do termo pesquisado, bem como a sua evolução e o que ele significa no campo teológico, mais especificamente em relação à Trindade. II – ESSÊNCIA, PESSOA, SUBSTÂNCIA             O problema inicial que permeia a definição de essência, pessoa e substância começa pelo fato de os gregos falarem de uma essência e três substâncias e os latinos de uma substância e três pessoas [1] . Sendo assim, corre-se o risco de confundir os termos e seus significados. Por isso, estudou-se apenas a concepção latina sem fazer as devidas comparações com a grega. a)       ESSÊNCIA Por esse termo é entendido, em geral, a resposta à pergunta “o quê?” [2] , por exemplo, na pergunta: ‘o que é o homem?’. A resposta, em geral, exprime a essên

A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)

RESUMO: A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)   1.       INTRODUÇÃO   O presente trabalho é um resumo da obra de Bruno Forte “A Igreja ícone da Trindade”. A leitura foi realizada de forma atenta e interessada tendo em vista a importância do tema. Divindade em três grandes partes, o livro apresenta a “ ECCLESIA DE TRINITATE – de onde vem a Igreja?”, a “ ECCLESIA INTER TEMPORA – o que é a Igreja? A forma trinitária da Igreja” e a “ ECCLESIA VIATORUM – para onde vai a Igreja?”. Dessa maneira, a apresentação desse resumo seguiu o mesmo esquema apresentado pelo autor. No entanto, no livro ele faz divisão de capítulos ao apresentar cada uma das três partes. Aqui, no entanto, pensou-se em apresentar em um único texto corrido a reflexão de Bruno Forte no intuito de elaborar um pensamento único que faça a conexão dos assuntos entre si, dado que todos estão inter-relacionados.   2.       A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE   Bruno Forte escreve este