Pular para o conteúdo principal

DEIXA-TE MODELAR - Retiro para Catequistas

DEIXA-TE MODELAR


ABERTURA Silêncio – Oração pessoal.


DEUS CUIDA DE NÓS – Ex 3, 7-10.


PALAVRAS QUE NÃO PASSAM, palavras que libertam. Palavra poderosa tem teu coração. Palavras por palavra, revelas o infinito. Como é bonito ouvir teu coração.

MOMENTO DE PERDÃO (DEUS NOS RESTAURA) Ez 37, 1-14

ANTES DE VOCÊ ENTRAR NA MINHA VIDA, de se decidir por mim, por minha história. Haverá de ter clareza, de saber bem quem eu sou pra depois não me dizer ter se enganado. Eu não posso ser o que você quiser. Sou bem mais do que os seus olhos podem ver. Se quiser seguir comigo eu lhe estendo a mão, mas não pode um só momento se esquecer:
Sou consagrado ao meu Senhor, solo sagrado eu sei que sou. Vida que o céu sacramento, marcas do eterno estão em mim. Antes do seu amor chegar um outro amor já me encontrou e me envolveu com tanta luz que já não posso me esquecer. Se mesmo assim quiser ficar, seja bem-vindo ao meu lugar: a este coração que resolveu plantar-se inteiro em Deus e hoje não quer mais se aprisionar. (bis)
Eu lhe peço que me ajude a ser mais santo. Que por vezes me esqueça no meu canto. É que a minha santidade necessita solidão. Só assim minha presença é mais saudável. Não me peça o que de mim pertence a Deus, nem me dê mais do eu posso receber. Ser amado em excesso faz tão mal quanto não ser. Eu lhe peço que me ajude a ser de Deus.

ORAÇÃO PESSOAL Jr 18, 1-6 (Silêncio)

EU QUERO SER, Senhor amado, como um vaso nas mãos do oleiro.
Quebra a minha vida e faça de novo. Eu quero ser um vaso novo.
Como tu queres, Senhor amado. Tu és o oleiro e eu o vaso.
Quebra a minha vida e faça de novo. Eu quero ser um vaso novo.

MOMENTO DE LOUVOR

Vê! Quem te elegeu, te ungiu e consagrou,
Não temas!Nos lábios santos teu nome ressoou.
Não te chamou como um servo qualquer,
Mas com carinho, um filho seu.
Te capacitou, toda força te deu, amparou e acolheu.
Ergue-te, pois, Deus te fez um vencedor.
Celebra a vitória! O Senhor Jesus regressando está!
Vitória! Canta com unção tua vida!
Crê! O tempo é curto e não dá pra esperar. Tu não vês?
O tentador só procura te enganar.
Dizendo que tens mil motivos enfim para tudo abandonar,
abraça o que é teu, permanece fiel, luta sem desanimar.
Ergue-te, pois, Deus te fez um vencedor!
MOMENTO FINAL

Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer 
que algum daqueles que têm recorrido à vossa protecção, 
implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, 
fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, 
a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, 
de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, 
me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, 
ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amém.

BENÇÃO FINAL – Nm 6, 22-27



“NAS MÃOS DO PAI ESTARÁS LIVRE, SEGURO EM PAZ! NÃO TENHAS MEDO, ELE É TEU SEGREDO! DEUS NINGUÉM MAIS!”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO: Introdução à eclesiologia

11.        INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo resumir o livro “Introdução à Eclesiologia” de Salvador Pié-Ninot. Evidentemente não é uma tarefa simples, dado a complexidade do tema e, ao mesmo tempo, as discussões polêmicas que o mesmo está envolvido. Por exemplo: Jesus fundou a Igreja ou ela simplesmente foi aquilo que seus seguidores conseguiram oferecer? Essa e outras questões polêmicas perpassam na mente de qualquer estudante de teologia. Por isso, o resumo aqui apresentado fez questão de ser fiel ao autor nas observações, nos apontamentos e, ao mesmo tempo, na disposição dos capítulos que foram lidos e analisados. Para isso, no desenvolvimento está elaboraram-se tópicos que correspondem aos capítulos em número de 6 mais a conclusão. Assim, fala-se no estudo da história do Tratado de Eclesiologia, dos conceitos fundamentais relacionados à Igreja, de Jesus à Igreja, da Igreja primitiva e edificada pelos sacramentos, das dimensões da Igreja, da missão da Igreja e, final

ESSÊNCIA, PESSOA E SUBSTÂNCIA

I – INTRODUÇÃO             O presente trabalho apresenta uma breve definição das palavras ESSÊNCIA, PESSOA e SUBSTÂNCIA. A ordem de apresentação foi estabelecida a partir da ordem alfabética. Ao longo do texto notar-se-á que se buscou apresentar a origem do termo pesquisado, bem como a sua evolução e o que ele significa no campo teológico, mais especificamente em relação à Trindade. II – ESSÊNCIA, PESSOA, SUBSTÂNCIA             O problema inicial que permeia a definição de essência, pessoa e substância começa pelo fato de os gregos falarem de uma essência e três substâncias e os latinos de uma substância e três pessoas [1] . Sendo assim, corre-se o risco de confundir os termos e seus significados. Por isso, estudou-se apenas a concepção latina sem fazer as devidas comparações com a grega. a)       ESSÊNCIA Por esse termo é entendido, em geral, a resposta à pergunta “o quê?” [2] , por exemplo, na pergunta: ‘o que é o homem?’. A resposta, em geral, exprime a essên

A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)

RESUMO: A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)   1.       INTRODUÇÃO   O presente trabalho é um resumo da obra de Bruno Forte “A Igreja ícone da Trindade”. A leitura foi realizada de forma atenta e interessada tendo em vista a importância do tema. Divindade em três grandes partes, o livro apresenta a “ ECCLESIA DE TRINITATE – de onde vem a Igreja?”, a “ ECCLESIA INTER TEMPORA – o que é a Igreja? A forma trinitária da Igreja” e a “ ECCLESIA VIATORUM – para onde vai a Igreja?”. Dessa maneira, a apresentação desse resumo seguiu o mesmo esquema apresentado pelo autor. No entanto, no livro ele faz divisão de capítulos ao apresentar cada uma das três partes. Aqui, no entanto, pensou-se em apresentar em um único texto corrido a reflexão de Bruno Forte no intuito de elaborar um pensamento único que faça a conexão dos assuntos entre si, dado que todos estão inter-relacionados.   2.       A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE   Bruno Forte escreve este