Pular para o conteúdo principal

1º DOMINGO DA QUARESMA - As tentações de Jesus e as nossas

Inicia-se com espírito de penitência e oração o Tempo da Quaresma. Tempo marcado pela caminhada de Jesus pelo deserto e, portanto, nossa caminhada com Ele para que, sofrendo com ele a morte, ressurjamos, com Ele e n'Ele, para a vida que não tem fim.
No Primeiro da Quaresma a Liturgia oferece uma profunda meditação sobre a vida de cada pessoa. O grande tema são as tentações que Jesus sofre que não são diferentes das que os homens e mulheres de todos os tempos também passam. Constantemente o maligno vem e oferece um caminho mais rápidos, mais curto, soluções mais fáceis para resolverem-se problemas, sofrimentos e dificuldades. No entanto, a Palavra de Deus aponta sempre o caminho de Deus, a solução que brota do estar junto com o Senhor, porque pode ser mais difícil, mais exigente, mas é aquele que traz a salvação, a felicidade por inteira. 
As tentações não aparecem "do nada", não estão perdidas no mundo, mas são fruto do pecado (Gn 2, 7s) como aponta hoje a Primeira Leitura. Deus quer o melhor para seus filhos, criou-os por amor e criou o universo todo como um grande paraíso, uma terra sem males para que a felicidade reinasse nele. Mas, o pecado entrou no mundo. Aquele no qual Deus soprou as narina dando-lhe o sopro da vida, tornando-o um "ser vivente" (Gn 2, 7b), esse mesmo escolheu não viver na liberdade de criatura, mas ser como o Criador de todas as coisas. A vaidade, o egoísmo, a ganância do poder e do ser superior, ser mais, de conhecer o bem e o mal, de ser como Deus, da autosuficiência (Gn 3, 5b) contaminou o ser mais belo criado por Deus: o ser humano. 
A raiz de todo mal é o pecado, o afastamento e o abandono de Deus. Mas, então, porque Jesus foi tentado, sendo Ele Deus, bondade infinita e misericórdia sem tamanho? "Jesus deixa-o agir (o maligno) para nos dar exemplo de humildade e para nos ensinar a vencer as tentações que sofremos ao longo da nossa vida" (Francisco Fernández Carvajal). Jesus foi tentado para nos ensinar que o mal, a dificuldade, o sofrimento estão aqui, no mundo, no meio em que se vive. Portanto, ninguém deve considerar-se isento de passar por tentações e, muito menos, de sentir-se desamparado por Deus nessas horas, porque o próprio Deus permitiu-se tentado para nos socorrer. 
O diabo nunca trabalha com armas fracas. Ele sabe bem o que nos atinge. E provou Jesus naquilo que o homem mais tem como sede, ganância: o material, a facilidade, o poder. A primeira tentação se dá no deserto. Quando Jesus sente fome. Ora, a primeira necessidade humana é o alimento que fortalece e que dá vida. No entanto, mesmo cansado Jesus mostra que não é somente o alimento material que basta, mas o que realmente dá vida, a Palavra de Deus. 
A segunda tentação se dá no âmbito do poder. O maligno leva Jesus até o alto do Templo, da Casa de Deus, porque é Deus mesmo quem sustenta, quem envia os anjos para socorrer. É a tentação da facilidade, de buscar as coisas pelo caminho mais breve e mais fácil. No entanto, é o pecado de deixar-se levar pelas banalidades da vida e nunca dedicar-se com verdadeiro amor ao que realmente faz a vida melhor, mais bonita: a alegria de conquistar algo com o trabalho árduo, mas que foi edificante. Na sociedade atual, o mal da facilidade, de conseguir tudo sem grande esforço está muito presente. Mas ao lado disso vem a frustração, a falta de sentido, a falta de amor e de referências que fazem de cada um e de todos mais abertos aos outros, à Deus e si mesmos. 
A terceira tentação é a do poder. O diabo vai com Jesus até o alto da cidade e pede adoração. Em troca? Todos os reinos da terra. Quem não gostaria de poder dominar todas as coisas, todas as pessoas, tudo o que consegue ver, tudo o que necessita. No entanto, o domínio de Deus é o domínio do amor, da misericórdia, do perdão, da bondade, da vida em abundância e plenitude, da felicidade. O grande exercício quaresmal se dá quando há a recusa, melhor, a escolha do cristão e da cristã por uma existência diferente, pautada segundo o modo de Deus, o jeito de Deus, a vida de Deus. Evidentemente é um trabalho pesado, cansativo, mas não se está sozinho. Jesus sempre caminha junto!
É justamente o fato do Senhor estar sempre ao lado de quem o procura e de quem d'Ele precisa que pode fazer de todo ser humano uma pessoa mais santa e mais plena. É o relato de Paulo na Segunda Leitura. Se por um homem entrou o pecado no mundo, também por um homem entrou a Graça, a Salvação (Rm 5, 15). E essa não é mortal, passageira, mas é eterna, vem de Deus, é Deus. Todos são contemplados na salvação oferecida por Deus em Jesus Cristo, Ele é o caminho!
Da parte de cada um cabe o exercício constante de dominar a tentação, deixar o que não agrada ao Senhor e lutar, como Ele mesmo fez, contra tudo o que mata o ser humano. Esse exercício é realizado com muita oração, sinceridade, espírito de mortificação, a Santa Eucaristia, o Sacramento da Reconciliação, a humildade do coração, a devoção a Maria (Cf. Carvajal). 
Neste tempo favorável, tempo de conversão, que o Jesus ajude cada um e cada uma a vencer as próprias tentações e a vencer as tentações do mundo que tanto fazem sofrer e matam. Iluminados pela proposta da Campanha da Fraternidade 2014 - Fraternidade e Tráfico Humano, que haja esforço e dedicação de todos para que estes males sejam extirpados, banidos da vida de tantos irmãos e irmãs. Para isso, "Necessitamos da Palavra vivificadora que nos vem de Deus" (Pagola). Que Ele mesmo ilumine, encoraje para que o sonho do Reino também seja o nosso sonho!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO: Introdução à eclesiologia

11.        INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo resumir o livro “Introdução à Eclesiologia” de Salvador Pié-Ninot. Evidentemente não é uma tarefa simples, dado a complexidade do tema e, ao mesmo tempo, as discussões polêmicas que o mesmo está envolvido. Por exemplo: Jesus fundou a Igreja ou ela simplesmente foi aquilo que seus seguidores conseguiram oferecer? Essa e outras questões polêmicas perpassam na mente de qualquer estudante de teologia. Por isso, o resumo aqui apresentado fez questão de ser fiel ao autor nas observações, nos apontamentos e, ao mesmo tempo, na disposição dos capítulos que foram lidos e analisados. Para isso, no desenvolvimento está elaboraram-se tópicos que correspondem aos capítulos em número de 6 mais a conclusão. Assim, fala-se no estudo da história do Tratado de Eclesiologia, dos conceitos fundamentais relacionados à Igreja, de Jesus à Igreja, da Igreja primitiva e edificada pelos sacramentos, das dimensões da Igreja, da missão da Igreja e, final

ESSÊNCIA, PESSOA E SUBSTÂNCIA

I – INTRODUÇÃO             O presente trabalho apresenta uma breve definição das palavras ESSÊNCIA, PESSOA e SUBSTÂNCIA. A ordem de apresentação foi estabelecida a partir da ordem alfabética. Ao longo do texto notar-se-á que se buscou apresentar a origem do termo pesquisado, bem como a sua evolução e o que ele significa no campo teológico, mais especificamente em relação à Trindade. II – ESSÊNCIA, PESSOA, SUBSTÂNCIA             O problema inicial que permeia a definição de essência, pessoa e substância começa pelo fato de os gregos falarem de uma essência e três substâncias e os latinos de uma substância e três pessoas [1] . Sendo assim, corre-se o risco de confundir os termos e seus significados. Por isso, estudou-se apenas a concepção latina sem fazer as devidas comparações com a grega. a)       ESSÊNCIA Por esse termo é entendido, em geral, a resposta à pergunta “o quê?” [2] , por exemplo, na pergunta: ‘o que é o homem?’. A resposta, em geral, exprime a essên

A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)

RESUMO: A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE (Bruno Forte)   1.       INTRODUÇÃO   O presente trabalho é um resumo da obra de Bruno Forte “A Igreja ícone da Trindade”. A leitura foi realizada de forma atenta e interessada tendo em vista a importância do tema. Divindade em três grandes partes, o livro apresenta a “ ECCLESIA DE TRINITATE – de onde vem a Igreja?”, a “ ECCLESIA INTER TEMPORA – o que é a Igreja? A forma trinitária da Igreja” e a “ ECCLESIA VIATORUM – para onde vai a Igreja?”. Dessa maneira, a apresentação desse resumo seguiu o mesmo esquema apresentado pelo autor. No entanto, no livro ele faz divisão de capítulos ao apresentar cada uma das três partes. Aqui, no entanto, pensou-se em apresentar em um único texto corrido a reflexão de Bruno Forte no intuito de elaborar um pensamento único que faça a conexão dos assuntos entre si, dado que todos estão inter-relacionados.   2.       A IGREJA ÍCONE DA TRINDADE   Bruno Forte escreve este