Neste domingo celebramos festa dos Apóstolos Pedro e Paulo. Pedro, pedra, o discípulo sob o qual Jesus Cristo fundou a sua Igreja e deu o poder de ligar as coisas da terra e as do céu. Paulo, judeu e perseguidor dos cristão, encontra-se com Jesus e recebe dele a missão de levar o Evangelho a todas as pessoas até os confins da terra.
Neste dia somos convidados a refletir sobre a nossa fidelidade a Jesus Cristo e ao seu projeto que se manifesta na Igreja. É necessário, acima de tudo, percebermo-nos como discípulos do Mestre Jesus que nos chama continuamente e nos envia em missão. Ora como Pedro na fidelidade ao Projeto de Deus, ora como Paulo na divulgação da fé onde estivermos.
É nesse sentido que a liturgia de hoje é muito rica de sentido e significado. Entretanto vamos nos deter apenas em alguns pontos. Na Primeira Leitura (At 12, 1-11) é narrada para nós a prisão de Pedro e como o Senhor intercedeu por ele retirando-o da cela. O fato que vamos refletir é justamente a oração contínua da Igreja a Deus em favor de Pedro. Ainda hoje são muitos os ‘Pedros’ que sofrem prisões, torturas, morte por causa do Evangelho. Cada dia mais, nós cristão engajados, nas nossas casas, trabalhos e escolas devemos estar diariamente em sintonia com esses verdadeiros apóstolos e missionários que doam suas vidas pela causa do Reino.
Da mesma forma, no Evangelho (MT 16,13-19) Jesus interroga os discípulos sobre o que os homens diziam ser o Filho do homem. Em meio a tantas respostas é Pedro, mais uma vez, quem surpreende com a sua resposta: “Tu é o Messias, o Filho do Deus vivo”. É justamente aquele que nega Jesus quem dá a resposta mais acertada. Mas a resposta não é, como disse Jesus, de Pedro somente, mas foi revelada pelo Pai. Da mesma forma nós hoje somos chamados a ter a mesma fé de Pedro e coragem de estar em contato contínuo com o Senhor e dele receber as maiores graças e bênçãos.
Finalmente Paulo (2Tm 4,6-8.17-18) escreve a Timóteo sobre o fim de sua carreira e o elemento que destacamos é quando ele diz que foi o Senhor quem o deu forças e esteve a seu lado. Do mesmo modo nós, irmãos e irmãs, temos o nosso Deus ao nosso lado em todos os momentos da nossa jornada nesta vida. Que este mesmo Senhor que está sempre conosco nos dando forças possa ajudar-nos a combater o bom combate, completar a corrida e guardar a fé.
Que Maria, mãe de todos os discípulos e missionários de seu Filho Jesus, esteja sempre conosco. Amém.
Eduardo Moreira Guimarães
6º Período de Filosofia
Diocese de Cornélio Procópio – PR
Comentários
Postar um comentário