Celebramos hoje o 15º Domingo do Tempo Comum. Como é bom nos reunirmos em comunidade, na nossa paróquia, na Igreja do nosso bairro para louvarmos e agradecermos a Deus por tantas maravilhas que ele nos concede diariamente. Hoje a Palavra de Deus convida-nos a ser terra boa para que a semente lançada pelo próprio Cristo possa crescer em nós fazendo acontecer o Reino de Deus tão vivido e esperado por todos nós.
Dessa maneira, na Primeira Leitura (Is 55,10-11) o Senhor diz que como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam sem fazer surtir o seu efeito, da mesma forma a Palavra de Deus não voltará para ele sem que produza seu efeito. Essa leitura está inteiramente relacionada com o Evangelho (MT 13,1-23) onde Jesus conta a parábola do Semeador. A semente cai da mesma forma em quatro terrenos diferentes. Interessante que é sempre a mesma semente, o que muda são os terrenos. Assim, aquelas que caem à beira do caminho são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, mas ela não tem importância para eles. Aquelas que caem em terreno pedregoso são aqueles que ouvem a Palavra ficam felizes, mas quando aparece o primeiro sofrimento, a primeira dificuldade, esquecem-se da presença constante de Deus que não abandona seu povo. Do mesmo modo a semente que cai no terreno onde tem espinhos são aqueles que ouvem a Palavra, aceitam-na, mas as tentações e preocupações do mundo sufocam a presença do Reino. Por fim, Jesus fala da semente que cai em terra boa. Essa produz muito fruto. Esse terreno bom deve ser cada um de nós porque as nossas ações, o nosso testemunho, eles devem favorecer a presença do Reino primeiro em nossa vida, em nossa comunidade, família, trabalho.
Assim, os sofrimentos do tempo presente nem serão comparados com a glória futura (Rm 8,18-23) porque estaremos preparados para enfrentar a vida como ela é, com todas as suas alegrias e dificuldades também. Que Maria, mãe de esperança, caminhe continuamente conosco. Amém.
Eduardo Moreira Guimarães
6º Período de Filosofia
Diocese de Cornélio Procópio – PR
Comentários
Postar um comentário