Iniciamos, hoje, um tempo muito favorável para a salvação na Igreja. É o Tempo da Quaresma. Tempo de perdão, de reconciliação com Deus e com os irmãos. Tempo de jejum e penitência, de olhar para o Senhor como aquele que dá a vida para nos salvar. Tempo de encontrar o Cristo sofredor também nos nossos sofrimentos pessoais e comunitários.
Mas, como bem relata São Paulo na liturgia de hoje (2Cor5, 20-6,2), somos embaixadores de Cristo e por isso exortamos primeiro a nós mesmos e depois aos nossos irmãos que não deixemos a graça de Deus passar em vão, é o momento favorável de deixar-se reconciliar com Deus, conosco, com o mundo e com os irmãos.
Como nos apresenta também o profeta Joel (Jl 1,12-18) é tempo de voltar para o Senhor, nosso Deus. Ele é bondoso, compassivo, paciente e cheio de misericórdia, disposto a nos perdoar. Como diz aquela bonita canção: “Eis o tempo de conversão, eis o dia da salvação. Ao Pai voltemos, juntos andemos, eis o tempo de conversão”. Que o bom Senhor olhe para nossa pequenez e aceite nosso humilde e sincero pedido de perdão.
A quaresma é também um tempo muito propício para esmola, o jejum e a oração. Mas Jesus no Evangelho de Mateus (6, 1-6.16-18) ensina-nos a verdadeira prática desses atos. Diferentemente do que muitos pensam, o nosso Deus não nos quer meramente praticando fórmulas/atos sem sentido e sentimento. Ao contrário, deseja ver-nos como homens e mulheres de fé verdadeiramente. E é por isso que Jesus insiste para que a nossa esmola, oração e jejum não sejam gestos somente visíveis para os outros, mas que tenham a força e poder de transformar o nosso interior; afinal é nele que Deus encontra-se primeiramente.
Que o Bom Jesus dê-nos a graça de vivermos bem este tempo quaresmal e que nós nos disponhamos em aceitar a graça que passa e que alimenta, fortifica e enriquece a nossa fé e o nosso compromisso de cristãos. “Eis o tempo de conversão, eis o dia da salvação. Ao Pai voltemos, juntos andemos, eis o tempo de conversão”.
Eduardo Moreira Guimarães
5º Período de Filosofia
Diocese de Cornélio Procópio - PR
Comentários
Postar um comentário