REFLEXÕES DE UM INICIANTE...
É Domingo de Páscoa. Como esse dia perdeu sentido em nossa sociedade moderna e tecnológica! Parece não ter mais espaço a vitória de Jesus sobre o pecado e a morte. Parece que é apenas mais um feriado nacional onde festejamos e nos fartamos de bebidas, comidas e de muito chocolate.
Nesse sentido, a Igreja, hoje, mais do que nunca, busca cumprir seu papel de anunciadora da novidade do Ressuscitado. Como Pedro nos Atos dos Apóstolos (10,34a.37-43) tomou a palavra e explicou o que aconteceu em toda a Judéia, também nós hoje somos convidados a tomar esta mesma palavra e anunciar Jesus Cristo, o qual muitos conhecem, mas poucos seguem, fazem a experiência de ressuscitados com Ele.
Pedro, ao falar de Jesus, coloca a sua maior virtude: “passou fazendo o bem”. Nesse mundo atual, somos nós, cristãos e cristãs, que temos de fazer esse trabalho de Jesus e de seus apóstolos, ou seja, passar fazendo o bem. Nesse tempo pascal que iniciamos deve ecoar em todos os lugares em que formos que nós adoramos e servimos Àquele que passou fazendo o bem e curando a todos e, que ainda hoje, passa em nossos caminhos nos ensinando a via que conduz à Deus. Afinal, como disse Pedro, “nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus e em Jerusalém”. Somos testemunhas desse acontecimento que mudou os cursos da história, de um Deus que se fez pequeno e humilde, que carregou sobre si nossos pecados e que, morrendo, deu-nos vida em plenitude.
Nesse sentido, São Paulo (Cl 3,1-4) nos evoca a “alcançar as coisas do alto”. É bem verdade que no dia-a-dia de nossa história muitos são os acontecimentos e situações que nos ‘puxam’ pra baixo. No entanto, o nosso olhar e a nossa meta devem estar fixados no alto, em Deus, de onde viemos e para onde voltaremos um dia. Aqui, tudo é passagem e ilusão. Junto de Deus tudo é vida e vida em plenitude, vida eterna.
No Evangelho (Jo 20,1-9), João relata a visita de Maria Madalena ao túmulo no domingo, bem de madrugada. O Domingo é o Dia do Senhor, Dia em que Cristo ressuscitou da morte para a vida. Dia de ressuscitarmos com Jesus, mesmo diante das dificuldades e da correria da semana que terminamos e da que ora iniciaremos. É Dia de buscar o Senhor, mas de encontrá-lo não no túmulo, no esquecimento, na dor; mas na glória, na alegria, na transparência da ressurreição que muda vida e transforma corações. Que a nossa atitude seja semelhante a de Maria Madalena e dos dois discípulos que correram à procura do Senhor. E que, ao encontrá-lo corramos para anunciá-lo e testemunhá-lo. Que a alegria transbordante da Páscoa reanime nossa fé e nosso compromisso de batizados: “Novo sol brilhou, a vida superou sofrimento, dor e morte, tudo enfim. Novo olhar se abriu, Deus mesmo se incumbiu de tomar-nos pela mão assim. O Deus de amor, jamais se descuidou, em seu vigor, JESUS RESSUSCITOU!
FELIZ PÁSCOA A TODOS!!!
Eduardo Moreira Guimarães
5 Período de Filosofia
Diocese de Cornélio Procópio – PR
Comentários
Postar um comentário