Neste domingo, a Igreja celebra o V Domingo da Páscoa e convida a todos os cristãos a permanecerem em Cristo e na sua missão. A liturgia desse dia prepara o povo de Deus para que o mesmo produza frutos, estando ligado à videira verdadeira que é Jesus (Jo 15, 1-8). Somente ligado a Jesus o homem pode ter futuro, pode produzir frutos e viver feliz.
É nesse sentido que a Primeira Leitura vem indicar a todos os cristãos a necessidade de permanecer unidos à comunidade, como foi o desejo de Saulo (At 9, 26-31). Somente na comunidade se pdoe ficar próximo do Senhor, mais ainda, somente com a comunidade se pode pregar com firmeza, com convicção a mesnsagem de Jesus ao mundo, porque é na comunidade que o Espírito age. É na comunidade que Jesus ensina a ser para o Pai e para o outro.
Finalmente, tudo isso precisa acontecer, de fato, na vida das pessoas. Por isso São João (1Jo 3, 18-24) exorta a amar verdadeiramente, a não amar só com palavras e de boca, mas a amar com o mesmo amor com que Deus ama o mundo. Afinal, só seremos salvos, caso creiamos no nome do Seu Filho e nos amemos uns aos outros. Que o Ressuscitado fortaleça e anime nossa vocação de batizados e comprometidos com o Reino, portanto, com o amor, com o dar frutos em abundância.
Comentários
Postar um comentário