Hoje celebramos a Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo. Celebrar Jesus como rei é vê-lo e senti-lo como único Senhor da nossa vida e história. É entender que o reino que Jesus veio instaurar vai muito além dos reinos que estamos acostumados a ver e viver. Jesus vem nos apresentar seu reino de amor, de justiça, de paz, fraternidade, solidariedade, humildade – valores e atitudes que não condizem com os reinos da exploração, da injustiça, do consumismo, egoísmo, individualismo e tantos outros males que afligem a nossa época.
O Reino de Jesus é o Reino de Deus, é o Reino onde todos nos sentimos irmãos, onde somos livres, felizes e nos sentimos família de Deus e família de irmãos. Celebrar a festa de Jesus Cristo Rei é – mais uma vez - percebê-Lo como o pastor que cuida das ovelhas (Ez 34, 11-12.15-17). É entender que é o Senhor mesmo quem vem procurar suas ovelhas e tomar conta delas. É Ele mesmo que resgata a cada uma, vai atrás da que se perdeu. É esse Jesus que mostra que a morte não tem poder sobre a vida. Celebrar Jesus Rei é ver que, se por um homem entrou no mundo o pecado e a morte, por Outro vem a ressurreição e a vida (1Cor 15, 20-26.28).
No entanto, a ressurreição e a vida, participar desse Reinado de Deus exige atitude, coragem, porque o Rei vem também para separar os bons dos maus, as ovelhas dos cabritos. Então é necessário estar muito preparado para a vinda de Jesus. É preciso querer ser chamado de “benditos de meu Pai” (Mt 25, 31-46). Participar do Reino de Jesus é dar de comer, de beber, de vestir, fazer visitas a Jesus sim, mas a Jesus que se encontra nos irmãos e irmãs. Afinal, é Jesus mesmo quem diz “todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!”.
Que a celebração do Reinado de Jesus nos ajude a viver e anunciar esse reino de tantas maravilhas, porque no Reino de Deus não há escravidão e morte, mas liberdade e vida. Com essa solenidade encerramos também o Ano Litúrgico. A Igreja, no seu tempo litúrgico, está dividida em três anos: Ano A, Ano B e Ano C. Encerramos hoje o Ano A. Que o Senhor Jesus seja o Rei do ano litúrgico que ora iniciamos e, mais ainda, que ele nos ajude a viver com alegria, coragem, firmeza e esperança as virtudes e valores evangélicos neste novo ano em que meditaremos semanalmente aos domingos o Evangelho de São Marcos.
Eduardo Moreira Guimarães
Comentários
Postar um comentário