“Muitas vezes e de muitos modos falou Deus outrora aos nossos pais, pelos profetas; nestes dias, que são os últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem ele constituiu herdeiro de todas e pelo qual também ele criou o universo.”
Celebramos hoje a Solenidade do Natal do Senhor. É Deus mesmo quem vem nos fazer companhia, quem habita entre nós. Deus não mais nos fala como outrora disse a nossos pais pelos profetas, por homens e mulheres de boa vontade, mas ele fala-nos por meio de seu Filho, a quem constituiu rei e herdeiro de todas as coisas (Hb 1, 1-6). É Deus mesmo que se faz homem e vem nos falar do seu modo, do seu jeito, na sua própria pessoa. É Deus mesmo quem faz com que o seu Filho venha ao mundo para que nos constitua também seus filhos e filhas sejam congregados numa só família. É o Pai mesmo quem faz com que o Filho, na ação do Espírito, torne-se um de nós – menos no pecado. Ele agora é o grande mensageiro.
Como nos diz o Profeta Isaías (52, 7-10): como são belos os pés do mensageiro que anuncia o bem e prega a salvação. Porque esse mensageiro é aquele que consola o povo, que o faz alegrar-se e ser feliz! É o Senhor que vem resgatar Jerusalém e todos os povos para verem a salvação que vem do nosso Deus.
Esse mensageiro, Jesus Cristo, anuncia a Palavra que é Deus (Jo 1, 1-18). Ela, a Palavra, se faz carne em Jesus e vem habitar entre nós. Deus mesmo quis tornar-se carne para viver conosco. Ele é maior do que todos os mensageiros que vieram antes d’Ele. Ele é o Grande Mensageiro, Profeta das Nações, Príncipe da Paz. Jesus é a realização plena do amor de Deus para com seu povo, a certeza de que Deus torna-se igual a nós para cumprir a sua Palavra, para não nos deixar sós, não nos abandonar, mas viver sempre conosco.
Que o Jesus Menino nos abençoe, venha morar nos nossos corações-lares. Que estejamos sempre preparados para receber a visita de Jesus que fez-se homem para nos redimir de todo]a culpa, de todo mal.
Eduardo Moreira Guimarães
Comentários
Postar um comentário