“Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
Hoje iniciamos a última semana do Tempo do Advento. Com alegria, vivemos estes últimos dias em preparação para a vinda do Senhor. É Jesus mesmo que se faz presença entre nós. É Jesus mesmo quem deseja habitar no nosso meio para nos trazer a paz.
Deus, na sua infinita misericórdia, não abandona seus filhos, antes se preocupa com eles, constrói uma casa para os homens (1Sm 7, 1-5.8b-12.14a.16). Mas não constrói qualquer casa, mas casas vivas, casas onde o povo pode viver tranqüilo e em paz. Casas estáveis onde o seu Reino seja permanente.
É Deus mesmo quem tem o poder de confirmar a nossa fé, de nos edificar como casas vivas, de confirmar-nos na fidelidade ao evangelho (Rm 16, 25-27). É Deus mesmo quem manifesta-se a nós. E manifesta-se na forma de um menino, vai até uma jovem, uma virgem (Lc 1, 26-38). Preocupada, a virgem – Maria – não entende (de início) a mensagem do anjo enviado por Deus. Mas o anjo a relata que ela, na sua simplicidade, humildade, na total obediência divina, foi escolhida para ser a Mãe de Deus.
E o anjo ainda vai além. Pede a Maria que fique alegre porque o Senhor estava com ela. Assim como Maria, Deus também está conosco, Ele continua visitando as nossas casas, as nossas Marias, as nossas famílias, nossas cidades. Deus permanece sempre conosco. Ele quis ser um de nós, quis provar a nossa condição humana para divinizá-la.
De nossa parte, resta termos o comportamento fiel e obediente de Maria, a sua total entrega nas mãos do Pai, porque ela certamente sabia que ele tinha um projeto em sua vida, Ele tinha o desejo de salvar a humanidade por Maria!
Que essa Maria, Mãe de Deus e nossa mãe, nos ajude e ensine a responder: “Eis aqui a serva do Senhor,; faça-se em mim segundo a tua palavra!”.
Eduardo Moreira Guimarães
Comentários
Postar um comentário