Esse ano, durante os dias 17-21 de agosto, aconteceu em Madri (Espanha) a XXVI Jornada Mundial da Juventude. Foi um momento de encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa Bento XVI para um momento de oração e encontro com o Senhor Jesus. Terminada a Jornada Mundial, foi anunciado o Brasil (Rio de Janeiro) para sediar o próximo encontro mundial dos jovens com o Papa em 2013. “Compraz-me agora anunciar que a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será o Rio de Janeiro. Peçamos ao Senhor, desde já, que assista com a sua força quantos hão-de pô-la em marcha e aplane o caminho aos jovens do mundo inteiro para que possam voltar a reunir-se com o Papa naquela bonita cidade brasileira” (Bento XVI).
Desde já o Brasil está se preparando para receber esse grande evento de amor e de fé. Assim, no dia 18 de setembro chegou ao Brasil a Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o ícone de Nossa Senhora que irão percorrer todas as dioceses do nosso país até julho de 2013. Com isso, percebemos a atualidade da Igreja e o desejo de se aproximar mais dos jovens, principalmente dos pobres, excluídos e marginalizados. A Jornada Mundial da Juventude é, nesse sentido, uma rica oportunidade para um diálogo da Igreja com os jovens. Tempo de saber quais suas alegrias, desejos, sofrimentos, esperanças, dores. Mas qual a resposta que a Igreja ainda tem, depois de dois mil anos, para os anseios dos jovens? Talvez a resposta seja o amor de Deus por cada um de nós que é revelado em Jesus Cristo e anunciado a todos os cantos da terra pela nossa Igreja.
É esse mesmo amor que atraiu tantos como Paulo, Francisco de Assis, José de Anchieta, Inácio de Loyola, Teresinha de Lisieux, Edith Stein, João Paulo II, Teresa de Calcutá e muitos, muitos outros! É esse mesmo amor que continua a chamar nossos jovens: “Vem e segue-me”. Eles escutaram a voz do Senhor e deixaram tudo para segui-lo, desafiaram a sociedade de sua época – como nós também somos convocados a desafiar o consumismo, o hedonismo, o ateísmo, o egocentrismo, a violência, a exclusão, o relativismo, males da nossa sociedade.
É urgente - da nossa parte de jovens cristãos - dar testemunho destemido da vida cristã diante dos outros, procurar ser fermento de novos seguidores de Jesus Cristo e de fazer com que a Igreja continue cativando e levando à Deus o coração de muitos. Por isso, é necessário permanecer fiel à fé cristã e ao amor do Senhor por cada um de nós. Deus nos ama e nesse amor nos faz próximos de seu Filho Jesus num contato íntimo com Ele levando-nos a abrir o coração e carregar em nós a cruz que é sinal de nossa libertação, de nossa salvação.
É carregando a Cruz de cada dia que nos descobriremos seguidores do Mestre Jesus e deixando-nos penetrar e envolver por sua Palavra que construiremos nosso caminho de intimidade com aquele que muito nos ama. É assim que vivenciaremos a nossa vocação na sociedade e na Igreja perseverando nela com alegria e fidelidade. Ao caminharmos com a Cruz de Cristo preparando-nos para a XXVII Jornada Mundial da Juventude, não nos esqueçamos das palavras de nosso Papa: “Queridos amigos, antes de nos despedirmos e no momento em que os jovens de Espanha entregam aos do Brasil a cruz das Jornadas Mundiais da juventude, como Sucessor de Pedro confio a todos os presentes esta insigne incumbência: Levai o conhecimento e o amor de Cristo ao mundo inteiro. Ele quer que sejais os seus apóstolos no século XXI e os mensageiros da sua alegria. Não O desiludais! Muito obrigado!”. Que Maria, nossa mãe, esteja conosco na missão de evangelizar os jovens de todo o nosso Brasil.
Eduardo Moreira Guimarães
Comentários
Postar um comentário