"[...] a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas."
Neste domingo quaresmal o desejo é despertar em todos os crentes a presença de Jesus que caminha com a humanidade e não abandona aqueles que veio salvar. Isso é evidente em toda história da salvação, quando Deus mesmo se fazia presente na vida de Seu povo. Conforme o Segundo Livro das Crônicas (36, 14-16.19-23) o povo era infiel, profanavam o templo, mas Deus fazia-se sempre presente através de seus enviados, dos profetas e mensageiros. Do povo Deus exigia apenas o colocar-se a caminho, escutar e atender à sua Palavra.
Assim, no Evangelho (Jo 3, 14-21) Jesus mesmo diz que é necessário que o FIlho do Homem seja levantado para que todos que crerem n'Ele sejam salvos e tenham a vida eterna. Deus amou tanto o mundo, que depois de todos os profetas e mensageiros, enviou o próprio Filho para que este salvasse a humanidae inteira. No entanto, a luz (Jesus) veio ao mundo, mas o mundo não o acolheu, preferiu as trevas. Quem pratica o mal não está com Deus porque rejeitou a luz, mas quem age na verdade, este é feliz porque nas suas atitudes está manifestado que Deus está com ele.
Por isso, a fé é necessária, porque é por ela que seremos salvos (Ef 2, 4-10). Que durante esta semana, o Senhor possa incutir dentro de cada Filho seu o dom da fé para que, por ele, o mundo continue a perceber Jesus no meio do rosto daqueles que sofrem e que, mesmo assim, colocam sua única esperança na misericórdia e bondade d'Ele.
Comentários
Postar um comentário