Ontem, 7 de fevereiro de 2012, Bispos de todo o mundo pediram perdão, em Roma em uma vigília penitencial, por todos os abusos sexuais cometidos por padres e que não foram devidamente responsabilizados por tais atos.
A Igreja, nesse momento, torna-se, para os cristãos, modelo de humildade e de reconhecimento das falhas cometidas. Mesmo sendo uma parcela ínfima de seus ministros ordenados, a instituição reconhece que é necessário pedir perdão ao Bom Deus e misericórdia e também a todos quantos foram ofendidos por esses atos humilhantes.
A nós, cabe rezar por todas as vítimas ao longo dos anos e rezar pela Igreja que embora santa, é pecadora também.
"Na conclusão, uma senhora irlandesa que quando adolescente foi vítima de abusos, Marie Collins, tomou a palavra diante da cruz e em nome das vítimas, rezou: 'Senhor, ofendido pelos homens, homem de dores, para nós é difícil perdoar aqueles que nos fizeram mal; somente a tua graça pode nos conceder este dom; pedimos-te a força de unir-nos ao perdão que da cruz fizeste descer sobre a humanidade pecadora como um consolo, para que a tua Igreja seja curada também com o nosso perdão. Perdoa-lhes'. E o coro entoou o 'Kyrie eleison'". (Fonte: CNBB)
Comentários
Postar um comentário