Celebramos, com alegria e esperança, a quarta semana do Tempo Comum. Tempo forte de encontro com Deus e encontro com os irmãos no dia-a-dia da história da pessoa humana.
Neste domingo, refletimos na Palavra de Deus a importância dos profetas Dt 18, 15-20). A importância e urgência de homens e mulheres em travar um contato íntimo com Deus e possibilitar aos demais a mediação com o Absoluto.á ainda
O profeta é aquele que escuta Deus, que reza, que prega e que revela, mas também que denuncia, que coloca-se ao lado dos que sofrem e são perseguidos.
Por isso, há ainda falsos profetas que querem apenas enganar e esvaziar o coração das pessoas com promessas que não são de Deus, com inquietações que não são as provenientes do Reino de Deus. O profeta deve ser, antes de tudo, aquele que se preocupa com o mundo no sentido de fazê-lo mais parecido com a vontade e o querer de Deus. É como o homem/mulher livres de preocupações (1Cor 7, 32-35). É o despojado totalmente para que Deus realize através dele a sua obra, o seu desejo e vontade. Nesse sentido, o profeta é aquele que está unido a Deus, que tem zelo pelas coisas do Criador e, por isso, não se conforma com a realidade de exploração, de egoísmo e de tantos males que ainda afligem o mundo criado por Deus.
O profeta é, sobretudo, aquele que tem as atitudes de Jesus. Que não se deixa enganar pelas falsas ideologias, mas que expulsa da sua vida e da vida da comunidade tudo que faz sofrer, que faz deixar o caminho do bem e da paz. É aquele que vê Jesus e fala, como Ele, com autoridade (Mc 1, 21-28).
Que nesta semana o Senhor nos dê coragem e motive na alegria do seguimento sem limites e que a vida de cada cristão seja um testemunho profético das bem-aventuranças do Reino.
Comentários
Postar um comentário