Hoje a Igreja celebra o 5º Domingo do Tempo Comum. A caminhada desse tempo para os cristão é constantemente a decisão de seguir a Jesus no caminho cotidiano da vida, em todos os aspectos da existência. É a decisão de perceber que sem a pessoa de Jesus, sem um encontro pessoal e marcante com Ele, a vida perde o sentido, o homem não se torna realmente feliz, não consegue suportar e viver as dificuldades e os próprios limites.
Nesse sentido, a Liturgia ajuda a perceber que seguir Jesus não é, deveras, o caminho mais fácil e tampouco o mais recompensador. Seguir Jesus é, por vezes, encontrar-se doente, sofrendo, sem respostas diante de alguma situação em que se vive. Mas é, sobretudo, a possibilidade de passar por tudo isso com esperança, com alegria, com uma paciência divina na certeza de que alguém caminha com cada pessoa, com cada comunidade. Que os nossos passos não são dados sozinhos, mas que há um Outro que ama, que acolhe, que está conosco. É enteder que a vida é um sopro (Jó 7, 1-4.6-7) e que ela pertence a Deus. Sendo assim, o sofrimento não é simplesmente uma pena, mas um momento de purificação, de unir as dores próprias às dores de Jesus Cristo que também sofreu, que também passou pelo vale das sombras da morte.
Caminhar com Jesus é perceber que a cura é possível, é sinal da presença amorosa de Deus na vida e na história (Mc 1, 29-39). Mais ainda que a cura deve ser um processo de conversão, de comprometimento com a pessoa de Jesus. Quando Jesus cura a sogra de Pedro várias pessoas doentes são levadas a Ele e são curadas. Mas o interessante é que Jesus afasta-de para rezar e procura ir a lugares onde ainda não se foi, porque esses lugares precisam da pregação e da presença de Jesus.
Com o cristão também é assim. Ele é um contínuo pregador do evangelho, um evangelizador (1Cor 9, 16-19.22-23). É a caminhada dos seguidores de Jesus, dos anunciadores da sua Boa Nova, ou seja, o desejo de que mais e mais pessoas sejam atraídas para Deus. É tornar-se tudo para todos, fazer parte do Evangelho proclamado vivendo-o cada dia.
Comentários
Postar um comentário