Ontem à noite, como de praxe, estava ledo meu jornal. Costumeiramente leio a Folha de São Paulo e já na primeira página vi a indicação do artigo “Além do saco plástico”. O título interessou-me bastante, afinal estamos num contexto religioso de páscoa e durante toda quaresma, preparação para este tempo pascal, falamos do cuidado com o meio ambiente, com o nosso habitat natural.
Mais interesse despertou-me de perceber que o nosso discurso religioso está bem atual e de acordo com a sociedade em que vivemos. O artigo fala do uso das famosas sacolas plásticas dos mercados e aponta uma decisão do governo do estado de São Paulo de abolir as mesmas. Iniciativas iguais foram tomadas já em Jundiaí e em Belo Horizonte , cidade brasileira pioneira nessa idéia.
A iniciativa é muito condizente e alternativa para evitarmos a grande poluição ambiental de que tanto temos falado. Além disso, é mais um pequeno gesto que todos nós podemos fazer contribuindo para a nossa própria permanência neste planeta tão nosso, tão rico e generoso em sua natureza.
Mas o texto aponta ainda, que mesmo com essas medidas, o problema do lixo continua um agravante em nosso país e que a maior parte não é reciclável, apenas 12%. Com tudo isso, resta a todos nós, cidadãos brasileiros conscientes, a tomarmos como nossa mais esta iniciativa do governo que nos representa para vencermos o consumo de lixo que cresce à medida que o consumismo também cresce.
Aliás, um bom começo seria comprar apenas o que nos é necessário, sem acúmulo supérfluo. Essa idéia, além de ser evangélica, pode contribuir muito com a nossa vida, tornando-a cada dia mais sustentável. Aposte na vida, aposte na natureza, aposte em você, no seu futuro e no futuro de seus filhos. Consuma menos, dê mais qualidade de vida ao seu planeta!
Eduardo Moreira Guimarães
5º Período de Filosofia
Diocese de Cornélio Procópio – PR
Comentários
Postar um comentário