O livro do Deuteronômio constitui a
conclusão do Pentateuco, ou seja, dos cinco primeiros livros da Bíblia. O que
marca a experiência da história da salvação nesse escrito é a Aliança de Deus
com o povo hebreu no Sinai (Dt 1, 6). Assim, o Senhor cumpriu a promessa feita
aos pais da fé escolhendo Israel como seu povo, sua propriedade particular (Dt
4, 20). Iahweh tirou o povo do Egito e introduziu-o na terra de Canaã, terra
onde corre leite e mel (Dt 6, 3c).
Como
exigência ao povo que tomou para si, Iahweh pede a obediência e a observância
dos mandamentos (Dt 4, 39-40) centrado, sobretudo, no cumprimento do mandamento
maior, “Ouve ó Israel: Iahweh nosso Deus
é o único Iahweh! Portanto, amarás a Iahewh teu Deus com todo o teu coração,
com toda a tua alma e com toda a tua força. Que estas palavras que hoje te
ordeno estejam em teu coração” (Dt 6, 4-6).
Nessa
perspectiva, pode-se notar que no livro do Deuteronômio há uma bonita
experiência do povo de Iahweh com sua Palavra. Vê-se a atenção dos israelitas à
Moisés, aquele que faz o intermédio entre Deus e o povo, no que tange à escuta
da Palavra de Iahweh e no cumprimento dessa Palavra, “Tu nos dirás tudo o que Iahweh nosso Deus te falar. Nós ouviremos e
poremos em prática” (Dt 5, 27). Sendo assim, a Palavra de Deus ocupa lugar
central na vida de quem segue a Iahweh porque é Palavra de salvação e de
libertação.
Na
experiência no deserto, o povo logo percebe a presença e a ação de Deus. Por
isso, o Deuteronômio é rico em expressões que lembram a manifestação de Deus.
Várias vezes aparece o tema da recordação da escravidão no Egito e a libertação
que Deus realizou na vida da comunidade, livrando-a da opressão e conduzindo-a
à terra que mana leite e mel (Dt 8, 14-16. 11, 7. 15, 15. 32, 12).
A
experiência da Palavra de Deus é, desse modo, concreta porque os israelitas
percebem que não estão sozinhos na caminhada, mas que Iahweh está com eles,
fala-lhes ao coração através de Moisés, afinal, “contigo está Iahweh teu Deus” (Dt 20, 1). No entanto, a presença
de Deus e sua ação pela Palavra que realiza aquilo que diz exige de cada um uma
resposta. A resposta do amor a Deus, do cumprimento de suas leis (Dt 8, 1. 10,
12-13). O povo haverá de por em prática aquilo que o Senhor ordena (Dt 5, 27.
13, 1. 26, 16).
A
Aliança de Iahweh com o povo que escolheu para si e que conduziu no deserto
fazendo entrar na terra prometida fundamenta-se também no fato de que “o homem não vive apenas de pão, mas que o
homem vive de tudo aquilo que procede da boca de Iahweh” (Dt 8, 3b). O
importante na caminhada do povo no deserto e na caminhada do cristão hoje não é
somente o pão material de cada dia, mas a atenção e a adesão à Palavra de Deus
que sustenta a vida, a caminhada, a esperança de também entrar na terra
prometida por Jesus Cristo, Palavra de Deus encarnada, presente no meio da
humanidade (Jo 1, 14).
Seguir
ao Senhor, escutar sua Palavra e obedecer aos seus mandamentos é garantia de
felicidade(dt 29, 8) e de amor ao único Deus (Dt 6, 4-6) que não abandona os
seus. Aqueles que ouvem a Palavra de Iahweh possuirão a terra (Dt 34, 4), terão
grande descendência (Dt 8, 1) e receberão abundantemente a benção do Senhor (Dt
23, 6. 28, 1-2), promessas de Iahweh à Abraão, à Isac e à Jacó.
A
espiritualidade da Palavra de Deus no livro do Deuteronômio está centrada,
portanto, na escuta e obediência a essa Palavra, no amor a Iahweh e à sua
Palavra, no reconhecimento de Iahweh como único Deus e na prática da sua
Palavra, afinal, “[...] a palavra está
muito perto de ti: está na tua boca e no teu coração, para que a ponhas em
prática”. (Dt 30, 14).
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