Hoje a Igreja celebra, com enorme veneração a Solenidade da Assunção de Maria aos céus. Elevada de Corpo e Alma a Deus ela é cooperadora na obra da redenção, nossa medianeira e intercessora junto de Deus.
Foi Ela, que como a mulher da Primeira Leitura (Ap 11,19; 12,1.3-6.10), vestida de sol, do esplendor de sua pureza e virgindade, coroada de estrelas do céu, fez-se humilde e obediente á Palavra do Senhor. Foi essa mesma mulher, Maria Santíssima, que no decorrer da vida de Jesus esteve sempre ao seu lado alegrando-se com Ele, chorando e sofrendo quando Ele padecia por nossos pecados. É essa mesma mulher, Assunta aos Céus, que hoje continua a acompanhar cada cristão na luta contra a maldade do mundo, é Ela que, ainda hoje, aponta para Jesus Cristo como Aquele que veio para governar todas as nações com cetro de ferro.
Ela, Nossa Senhora, é aquela que acreditou (Lc 1, 39-56), que escutou com atenção a Palavra do Senhor e que colocou-se à disposição para que se realizasse nela os desígnios benevolentes de Deus, nosso Pai e Senhor. Maria transformou sua fé em ação, sua crença em Deus em gesto concreto ao visitar sua parenta, Isabel, que necessitava de ajuda, que necessitava de uma amão amiga para ajudá-la nos afazeres diários. Não coisas grandes, não eventos mirabolantes, mas a vida simples e sofrida de Nazaré.
Justamente por isso, pela sua humildade, Deus olhou para sua serva. Por ser pessoa humana, Imaculada e cheia da graça divina, Maria tornou-se grandiosa aos olhos de Deus, porque obediente e atenta ao que o Senhor dela pedia. Se por Adão, velho homem, o pecado entrara no mundo, Maria, ao gerar Jesus Cristo - o Salvador - possibilitou que pelo Novo Homem, a ressurreião vencesse as trevas da morte (aCor 15, 20-27).
Celebrando hoje Maria, cada cristão católica é chamado a reclamar dela a intercessão e o poderoso auxílio diante das dificuldades e temores da vida. Mais ainda, cada um sinta-se comprometido em olhar para a humildade e para a fé de Maria, Aquela que acreditou, e tornar-se, também, um homem e uma mulher de fé, de humildade, de confiança e de obediência à Palavra do Senhor, certos todos de que a salvação está próxima!
Comentários
Postar um comentário