Celebramos o III Domingo do Advento, Domingo "Gaudete", palavra latina que significa, basicamente, Alegria. A celebração deste Domingo nos lembra que uma grande Alegria está por vir. A cor litúrgica é o "róseo" para indicar a sublimidade do que aguardamos e vem chegando.
Já a I Leitura (Is 35, 1-6a.10) assinala a motivação da Santa Missa: "Alegre-se a terra que era deserta e intransitável". É um grande convite para vibrar com a Alegria que vem chegando: "Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para nos salvar". A Salvação se aproxima de nós! A Salvação que provoca mudança, transformação: "se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos".
o Salmo responsorial (Sl 145) confirma a novidade trazida pela presença de Deus junto a Seu povo: "O Senhor faz erguer-se o caído". Celebrar a chegada do Messias é celebrar a alegria do Senhor que cumpre suas promessas.
Jesus Cristo, o cumpridor da promessa do Pai, realiza tudo o que foi anunciado no Antigo Testamento pelos profetas: "os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados" (Mt 11, 2-11). A Alegria de Deus tem um nome: Jesus Cristo. Ele é a Encarnação de Deus entre os homens. A obra de Deus está completa e restaurada. Em Jesus Cristo, o ser humano é renovado (Ap 21, 5), resgatado e n'Ele a humanidade "não mais conhecerá a dor e o pranto" (I Leitura).
No entanto, para saborear esta Alegria é preciso "ficar firmes", como sugere a II Leitura (Tg 5, 7-10). É necessário "fortalecer os corações" e, o mais importante, não se desesperar diante da injustiça, do sofrimento e da dor que ainda insistem em nos atormentar até a vinda gloriosa do Senhor. "Irmãos, tomai por modelo e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor".
Celebrar o Domingo "Gaudete" é celebrar a Alegria de Deus que toca à nossa carne, que habita o nosso chão. É Deus conosco e em nós! O Senhor vê seu povo esperando o Natal (Oração da Coleta). Que Ele mesmo nos encha da Sua Alegria e não nos permita afastarmo-nos d'Ele.
Hoje acendemos a III Vela do Advento, "Vela da Alegria", de cor rosa, trazendo à memória a
Alegria do Rei Davi pela sua descendência. Regozijemo-nos, nós também,
da grande Alegria que nos é preparada - a vinda do Senhor Jesus Cristo!
Vivamos a III Semana do Advento alegres, felizes, contagiando nosso coração, nossa família, nossos amigos, nossa comunidade, aqueles que mais necessitam da Alegria que é o Senhor. Que tal, durante esta semana, presentear alguém, fazer uma visita, de preferência a alguém que está desanimado, triste, doente, sofrendo e levar Alegria. Afinal, a nossa Salvação se aproxima...
Pe. Eduardo Moreira Guimarães
Comentários
Postar um comentário